Ano XX | #109 | 2023 | JULHO / AGOSTO Representatividade e importância do setor em Brasília Medidas do governo para baratear o preço de veículos novos Percepção de tarifas no Brasil e Estados Unidos Frota: Comgás apresenta opção de abastecimento com GNV MANUTENÇÃO DA FROTA CUIDADOS PARA PRESERVAR AS BOAS CONDIÇÕES DOS VEÍCULOS GERAM CONFIABILIDADE AOS SEMINOVOS DAS LOCADORAS
3 RESPONSÁVEL POR MAIS DE 30% DA COMPRA ANUAL de automóveis e comerciais leves novos no Brasil, o setor de locação de veículos está há mais de um mês com os pedidos parados, desde que o governo anunciou que o governo lançaria um programa para estimular a indústria automotiva. O setor deverá aguardar para liberar os faturamentos por parte das montadoras. Para a ABLA, é inegável que algo precisava ser feito para diminuir o preço dos carros, mesmo que temporariamente, considerando que, para determinados modelos, houve aumentos superiores a 100% desde a pandemia. Porém, a associação avalia que o teto financeiro de R$ 500 milhões em descontos para automóveis é pouco expressivo e deverá ser atingido muito rapidamente. PROGRAMA DE REDUÇÃO DE PREÇOS DOS VEÍCULOS Como as medidas do programa temporário incluem reserva exclusiva para compras de pessoas físicas nos primeiros 15 dias (prazo que já foi prorrogado por mais uma quinzena), só depois disso é que as locadoras poderão ter acesso aos descontos. O setor já suspendeu o faturamento de novos veículos como medida de prudência. E manterá essa suspensão por mais algum tempo. Caso ainda haja algum espaço depois dos primeiros 30 dias, as locadoras poderão ter seus faturamentos com os bônus propostos no programa, assim como os demais clientes de vendas diretas. Aeficáciadoprogramatambémdependedodesenvolvimento de uma nova linha de crédito, via BNDES, para as micro, pequenas e médias locadoras, com juros mais baixos. Editorial EXPEDIENTE CONSELHO GESTOR Marco Aurélio Gonçalves Nazaré (Presidente do Conselho Nacional), Jacqueline Moraes de Mello (Vice-Presidente do Conselho Nacional), Carlos César Rigolino Junior, Dirley Ricci, Lusirlei Albertini, Paulo Miguel Junior, Saulo Tomaz Froes e Tercio Gritsch. CONSELHO GESTOR (SUPLENTES) Eduardo Correa, Eladio Paniagua Junior, Kleiton Aguiar, Miguel Ferreira Jr, Nildo Pedrosa e Renato Franklin. CONSELHO FISCAL Alvani Laurindo, Amadeu Oliveira, Marconi Dutra e Paulo Bonilha Junior. CONSELHO FISCAL (SUPLENTES) Ricardo Zamuner e Sidnei Reche. CONSELHO CONSULTIVO Adriano Donizelli, José Zuquim Militerno, Paulo Gaba Junior e Paulo Nemer. COORDENAÇÃO GERAL Olivo Pucci e Francine Evelyn. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS – ABLA www.abla.com.br / email: abla@abla.com.br São Paulo: Rua Estela, 515 – Bloco A – 5º andar – CEP 04011-904 – (11) 5087.4100. Brasília: SAUS Quadra 1 – Bloco J – edifício CNT sala 510 – 5º andar – Torre A – CEP 70070-010 – (61) 3225-6728. COORDENAÇÃO EDITORIAL Em Foco Comunicação Estratégica E-mail: revista@abla.com.br | (11)3819-3031 Editor: Nelson Lourenço [MTB 22.899] Textos: Carolina Maia, Aurea Figueira e Nelson Lourenço www.agenciaemfoco.com.br ARTE Carolina La Terza A Revista Locação não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos assinados. Permitida a reprodução das matérias, desde que citada a fonte. CURTA NOSSA PÁGINA FACEBOOK.COM/ABLABRASIL INSCREVA-SE NO YOUTUBE @ABLABRASIL SIGA NO INSTAGRAM @ABLABRASIL SIGA-NOS NO TWITTER TWITTER.COM/ABLA_BR
4 5 CAPA Perspectivas dos preços dos veículos e suas implicações 22 BRASIL VIAGEM Use o leitor QR Code do seu smartphone para acessar o site da ABLA 24 10 POR DENTRO 6 ENTREVISTA 20 PUBLIEDITORIAL Saiba mais sobre o Datavalid 22 BRASIL VIAGEM Serra Gaúcha é roteiro infalível para o inverno ANO XX | Nº 109 | JULHO / AGOSTO | 2023 8 NA FRENTE Fórum ABLA em novo local 10 CAPA Manutenção dos veículos, um diferencial das locadoras 6 ENTREVISTA O consultor Marcelo Cavalcante de Lima aponta os limites do programa que o governo federal anunciou para estimular vendas de veículos novos 16 SETOR ABLA em intensa agenda em prol do setor 18 FROTA Comgás apresenta opção de abastecimento com GNV 12 MERCADO ABLA se posiciona sobre o pacote anunciado para o mercado automotivo 14 RENT A CAR Percepção de diferença entre tarifas no Brasil e nos Estados Unidos 24 POR DENTRO Haval H6 GT, híbrido plug in da GWM 26 FIM DE PAPO Alugar carro apenas para dirigir? Veja a opinião de um expert em experiência
6 7 Locação: O senhor aponta acertos na medida anunciada. Quais seriam eles? ML: A medida contempla vários pontos importantes no setor de autos e leves, começando pelos preços na faixa de até R$ 120 mil, o que contempla a grande maioria das montadoras, e atribui um crédito maior para os veículos de entrada, eficiência energética e fonte de energia, o que propicia maiores investimentos em pesquisa e desenvolvimento e o índice de conteúdo local, o que vai beneficiar toda a cadeia produtiva do setor. A ampliação das medidas para o setor de caminhões e ônibus foi outro destaque, pois há muito tempo o setor de pesados tem cobrado do governo federal ações que propiciem a renovação de frota. Mas isso carece ainda de uma regulamentação específica para o descarte e reciclagem dos veículos usados elegíveis. O programa não baixou, como alguns esperavam, as alíquotas de impostos. Os fabricantes receberam créditos fiscais nos veículos elegíveis até o limite dos recursos alocados. Locação: Haveria algum outro ponto que poderia ter sido incluído na medida e repercutiria no mercado? Quais? ML: Faltaram medidas de ampliação das linhas de crédito. A liberação do depósito compulsório para financiamentos de veículos poderia aumentar a oferta de financiamentos. Faltou também uma interlocução com os estados, para uma redução temporária nos impostos estaduais. Outra alternativa, mas que precisaria igualmente do aval dos governos estaduais, seria o aumento do limite de isenção de ICMS para o público PCD. Locação: O senhor concorda que faltou atacar questões mais profundas que atingem o setor, como os juros altos, a redução de crédito e a inadimplência? ML: O recuo de vendas no setor automotivo está relacionado diretamente à perda de poder aquisitivo, juros altos, elevação de preços e o redirecionamento da produção das montadoras para veículos com maior valor agregado. Taxas de juros, inflação e ampliação de crédito não são resolvidos por decretos, necessitam de ajustes nas contas públicas, reforma tributária e politicas mais claras de distribuição de renda. Locação: O que acontecerá com os preços dos veículos seminovos? É possível ter uma projeção? ML: Os veículos seminovos, principalmente os com menos de três anos, tendem a sofrer uma pequena queda nos preços, não sendo possível estabelecer ainda qual será o real impacto no setor. Na minha opinião, considero esse movimento de ajuste de preços uma oportunidade para o segmento aumentar seus volumes de negócio. No entanto, o prazo das medidas de incentivo ficou estabelecido em no máximo quatro meses ou até esgotar os recursos destinados para esse programa. No caso dos autos e leves, os recursos destinados são de R$ 500 milhões e devem se esgotar em um prazo de 30 dias. Equivalem a uma venda elegível de 100 mil unidades. Ou seja, o programa vai encerrar antes do prazo estabelecido em decreto. Ou terá que ter um substancial aporte. Aqui vemos o primeiro problema: a ampliação da faixa para até R$ 120 mil limitou o volume a ser atendido pelo programa. Destaca-se ainda que mais de 25 mil veículos deixaram de serem vendidos em maio, em função da divulgação antecipada do programa. No caso de caminhões e ônibus, existe ainda toda uma cadeia de legislação e procedimentos, que ainda devem serem divulgados e implementados para o descarte e reciclagem dos veículos recebidos na troca. Locação: As medidas vão incentivar de fato as compras de veículos novos? ML: A formatação do programa é quase uma campanha de vendas com bonificação. Os descontos entre R$ 2 mil até R$ 8 mil terão impactos positivos no crescimento de vendas de junho, principalmente nos quase 25 mil clientes que postergaram suas compras. Locação: As chamadas vendas diretas, que hoje chegam a 50% das vendas da indústria, serão afetadas? Qual a expectativa? ML: As vendas diretas serão afetadas no primeiro mês, em função da limitação do programa que estendeu o benefício exclusivamente a pessoas físicas nos primeiros 30 dias. Ou seja, os grandes frotistas vão postergar suas compras. Locação: Qual montadora poderá se sair melhor no cenário do novo carro popular? ML: As principais montadoras de volume serão beneficiadas. A Fiat lidera hoje as vendas em 21 Estados, mais o Distrito Federal, e deve abocanhar boa parte desses créditos. Seu modelo de entrada é o mais vendido no subsegmento. A Renault deve também aproveitar esse momento para aquecer as vendas de seu modelo de entrada. FIM DO SINAL VERMELHO NO MERCADO AUTOMOTIVO? CONSULTOR INDEPENDENTE NO SIADE – Sistema de Tomada de Decisão, Marcelo Cavalcante de Lima acompanha de perto o mercado automotivo, para prover aos clientes informações atualizadas sobre o comportamento de preços de veículos. Conversamos com ele para entender quais são os acertos e pontos falhos das medidas que o governo anunciou para reduzir o preço e estimular a venda de carros novos. Confira a análise e opinião dele a seguir. “NO CASO DOS AUTOS E LEVES, OS RECURSOS DESTINADOS SÃO DE R$ 500 MILHÕES E DEVEM SE ESGOTAR EM UM PRAZO DE 30 DIAS” Entrevista Entrevista
18ª EDIÇÃO DO FÓRUM DAS LOCADORAS TEM DATAS E LOCAL DEFINIDOS A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS (ABLA) já definiu as datas e o novo local do 18º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos: a edição deste ano será nos dias 21 e 22 de novembro, agora no São Paulo Expo, que substituirá o Transamérica Expo Center como sede do evento. Trata-se da principal plataforma de negócios e debates para o desenvolvimento da locação de veículos no país, com palestrantes e debatedores de renome da área de transportes. “Em se tratando de aluguel de carros, não há na América Latina outro evento tão significativo, importante e rico em conteúdo”, projeta o presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré. O setor de locação de veículos já está envolvido nos principais debates relacionados à acessibilidade, eletrificação do transporte, defesa do meio ambiente e segurança no trânsito, “tendo a ABLA como interlocutora”, acrescenta Nazaré. “Nesse sentido, esse novo fórum também se transforma na oportunidade ideal para troca de conhecimentos sobre qualificação, atualização e mobilidade urbana”. Em breve, a comissão organizadora da ABLA divulgará a temática central do evento e também a programação completa, no www.forumdaslocadoras.com.br. FACHADA DO SÃO PAULO EXPO, NOVO LOCAL DO FÓRUM ABLA conquıst Com o Bradesco, eu Entre nós, você vem primeiro. Acesse e conquiste seus objetivos. Crédito sujeito a aprovação. Consulte disponibilidade nos parceiros autorizados e demais condições do produto. Central de Relacionamento Bradesco Financiamentos: 4004-4433 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 722 4433 (demais localidades). SAC: 0800 727 9977 e 0800 722 0099 (deficiência auditiva ou de fala). Ouvidoria: 0800 727 9933. Carro novo completo com o Financiamento Turbinado, em até 60x. 8 9 Na Frente
Capa O DIFERENCIAL DOS SEMINOVOS DAS LOCADORAS PARA A MAIORIA DOS BRASILEIROS que pensam em ter um carro seminovo, a pandemia foi cruel com essa intenção. Os preços desses veículos se mantiveram num patamar acima do esperado, e a demanda foi grande. Para as locadoras, a venda de um veículo que permaneceu em sua frota ao longo de um período que, segundo o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos 2023, dura em média dois anos, é preciso planejar bem a desmobilização do ativo. E para que essa desmobilização alcance bons resultados, a fim de que as locadoras consigam ter mais recursos para adquirir veículos novos e renovar a frota, seus seminovos precisam estar em boas condições. Por isso, a manutenção recebe cuidados especiais entre as locadoras. Em outras palavras, manutenção cuidadosa faz parte de um bom plano de “desinvestimento” para recuperação de capital entre as locadoras. Assim, empresas do setor adotam como princípio a preservação das boas condições do carro. Afinal, quilometragem, conservação, ano e marca e possíveis alterações são fatores que influenciam a venda desse ativo. O mecânico Carlos Alberto Nogueira do Carmo, da WCar Centro Automotivo, de Belo Horizonte, costuma trabalhar com veículos de locadoras e recomenda a aquisição de carros com essa procedência, pois o histórico de manutenção das frotas das empresas costuma ser muito bom. “Não há diferença de manutenção entre veículos de pessoas físicas e locadoras, eles chegam aqui na oficina com problemas que são comuns após algum tempo de quilometragem, como reparos de luz, injeção, correias, filtros, óleo, motor e freios”, conta ele. No varejo de veículos, trabalhar com autos provenientes de locadoras também se tornou uma alternativa bem-vinda. E a manutenção sistemática desses veículos conta muito para que os seminovos tenham bom giro. O comprador Jefferson Henrique Francisco, da Isabella Automóveis, em Penha (SC), confirma a boa aceitação dos veículos que chegam das locadoras. “Vendem rápido, principalmente os mais populares. Clientes costumam perguntar a procedência, e eu recomendo a compra, com certeza”, completa ele. Capa 10 11
BNDES PRECISA APOIAR AS LOCADORAS O GOVERNO FEDERAL ANUNCIOU no início de junho um programa de barateamento de veículos. O plano abrange um desconto de R$ 2 mil até R$ 8 mil no preço final de carros, além de subsídios para a redução do preço de caminhões e de ônibus. O programa conta com uma verba de R$ 1,5 bilhão. Para automóveis, foi destinada a verba de R$ 500 milhões. A extensão dos benefícios concedidos e suas consequências entre as locadoras foram avaliadas com precaução pela ABLA. Na opinião do presidente da entidade, Marco Aurélio Nazaré, a reprogramação de compras das locadoras pelo país deve ainda passar por um período de ajustes. Entre os fatores que condicionarão a retomada das aquisições, está a reserva exclusiva para compras de pessoas físicas nos primeiros 30 dias, prazo que poderá ser prorrogado por até 60 dias. “Dessa forma, as locadoras e outras empresas só poderão ser beneficiadas pelo programa ao final desse prazo”, afirma. A ABLA acompanhou a discussão prévia ao anúncio do programa e participou de reuniões com o governo. A entidade buscou demonstrar a importância do setor para a cadeia automotiva, uma vez que as locadoras atingiram no ano passado uma frota de 2,4 milhões de veículos, adquirindo 590 mil unidades, o que representa 30% dos emplacamentos realizados no país em 2022. Porém, é provável que nem todas as locadoras devam conseguir comprar veículos facilmente. Um percentual de 85% das locadoras do país são empresas pequenas, que dependem de crédito para realizar suas aquisições. “Realmente algo deveria ser feito para reduzir o valor dos carros. Mas as pequenas e médias locadoras necessitam de crédito para adquirir seus ativos e é preciso desenvolver uma linha de crédito mais barata para o setor, com juros mais baixos”, sugere Nazaré. A entidade aponta ainda que a eficácia do programa temporário de incentivo a indústria automobilística também depende do desenvolvimento de uma nova linha de crédito, via BNDES, para as micro, pequenas e médias locadoras, com juros mais baixos. “Trata-se da maioria significativa das empresas de locação, que compram com crédito e hoje são as que têm custos de captação mais altos, dificuldade de acesso às tecnologias e mão de obra familiar”, completa Nazaré. 12 O SINAL CONTINUA VERMELHO PARA O CRÉDITO, PRINCIPALMENTE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS 13 Mercado Mercado
14 15 O ROBUSTO MERCADO NORTE- AMERICANO DE LOCAÇÃO é sempre um parâmetro para a atividade, seja para o Brasil ou outros países. Quem viaja e aluga veículos no território dos Estados Unidos sempre volta com a impressão de que a atividade lá é bastante madura. Mas observadores mais atentos alertam para o fato de que as diferenças para o mercado brasileiro ainda são fruto de mitos que precisam ser desvendados. Uma ideia que ainda persiste entre muitos clientes é que as tarifas de rent a car (locação diária) aqui no Brasil são relativamente mais caras do que as praticadas no mercado americano. Até que ponto isso é verdade? A avaliação de empresários brasileiros do setor, que inclusive viajam para os EUA e usam os serviços de locação naquele país, é que esse preço nunca esteve tão próximo. Para Oskar Kedor, CEO da Mobility, a percepção de que tarifas de aluguel de carros são mais altas no Brasil pode existir, mas não há dados concretos para confirmar isso. “Empresários do setor sugerem que as tarifas estão se aproximando das praticadas nos EUA, mas, para um panorama mais preciso, estudos e análises mais detalhados são necessários”, analisa ele. Outra impressão do mercado é que, enquanto as locadoras americanas reposicionaram preço na pandemia, as brasileiras não souberam realinhar tarifas. Kedor avalia que esse reajuste aconteceu sim no mercado interno, mas ressalva: “Embora possa ser menor do que em alguns mercados internacionais, o mercado brasileiro ainda está em crescimento significativo.” O CEO da Mobility lista vários fatores que podem influenciar na diferença de tarifas ou na percepção de custo do aluguel no cliente ao contratar o serviço no Brasil ou nos EUA. “Devemos considerar, por exemplo, o modelo do carro e os serviços adicionais”, completa Kedor. TARIFAS BRASIL X EUA Percepção de preço da locação nos dois países começa a mudar, mas ainda carece de estudos e análises mais detalhadas, conforme assinala o CEO da Mobility OSKAR KEDOR: MERCADO INTERNO AINDA ESTÁ EM CRESCIMENTO SIGNIFICATIVO Rent a Car Rent a Car
RENAULT KWID o SUV dos compactos além de ser o carro mais econômico do país com consumo de até 15,3 km/l, o Renault Kwid ainda oferece design de um verdadeiro SUV, com segurança e tecnologia completa: media nav com espelhamento de smartphone, controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré e 4 airbags de série. o melhor custo de propriedade do Brasil No trânsito, escolha a vida! 16 PELA DEFESA DOS DIREITOS DAS LOCADORAS O setor foi recebido pelo vice-presidente Alckmin e fez reuniões com parlamentares, no Ministério dos Transportes, na CNT e Senatran COMO REPRESENTANTE NACIONAL DO SETOR DE ALUGUEL DE VEÍCULOS, a ABLA tem realizado um intenso diálogo com autoridades em Brasília. Recentemente, uma agenda da associação na capital incluiu reunião presencial com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Pela ABLA, estiveram presentes o presidente do Conselho Nacional, Marco Aurélio Nazaré; e o conselheiro gestor Paulo Miguel Júnior. Além da reunião com Alckmin, a ABLA também foi recebida no Ministério dos Transportes, na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), na Confederação Nacional do Transporte (CNT) e realizou, em sua sede, um café da manhã com um grupo de parlamentares – no qual também participaram o conselheiro gestor Lusirlei Albertini e a diretora regional da associação em Roraima, a deputada federal Maria Helena Teixeira Lima. Na Senatran, a direção da ABLA esteve com o secretário Adrualdo Catão; e, no Ministério dos Transportes, o encontro foi com o secretário executivo da pasta, George Santoro. Fizeram parte da pauta das reuniões e encontros os projetos como o da volta dos carros populares, assuntos diretamente relacionados aos veículos de locadoras e possíveis desdobramentos da Reforma Tributária, diante das perspectivas de impactos para o setor de aluguel de carros. O presidente da associação, Marco Aurélio Nazaré, reiterou que a ABLA busca ratificar a locação de veículos como atividade cada vez mais importante dentro da economia brasileira. “Nessa intensa agenda em Brasília, mostramos a profissionalização do setor e reiteramos que as locadoras já são essenciais para a mobilidade urbana e o desenvolvimento sustentável da economia”. Para o conselheiro gestor Paulo Miguel Júnior, o trabalho também visa estimular o interesse das locadoras em participar da vida associativa, “demonstrando que as locadoras, de forma organizada, são muito mais fortes do que atuando individualmente”, afirmou. “Essa série de encontros e reuniões é prova que a ABLA acompanha o mercado de forma ativa, visando as melhores soluções para todas as empresas associadas”. SEDE DA ENTIDADE EM BRASÍLIA TEM MOVIMENTAÇÃO CONSTANTE DE ENCONTROS E REUNIÕES EM TORNO DE TEMAS QUE AFETAM O SETOR Setor
18 19 COMGÁS OFERECE OPÇÃO PARA ABASTECIMENTO COM GNV Fornecedora destaca economia financeira e menor emissão de poluentes entre as vantagens do serviço vários benefícios. Além de ser mais econômico, o combustível é menos poluente que outros combustíveis fósseis, e a manutenção do kit é bem simples - não conta com problemas comuns a outros combustíveis, como o ressecamento de mangueiras ou a troca constante de velas. “A crescente necessidade de soluções que reduzam o impacto ambiental, além do rendimento, a economia, a fácil instalação e manutenção, e a disponibilidade com mais de 230 postos abastecidos pela companhia tornam o GNV uma excelente escolha para os gestores de frota, sejam elas próprias ou locadas, leves ou pesadas”, analisa Guilherme Santana Freitas, head de GNV da Comgás. Um aspecto importante que deve ser levado em consideração nos veículos de passeio é a eficiência e o rendimento do GNV, que rende o dobro do etanol. Se um automóvel que utiliza GNV consegue rodar em média 14 quilômetros por metro cúbico, na comparação com etanol ele percorre, em média, sete quilômetros por litro, enquanto com gasolina são dez quilômetros por litro. Já em caminhões a economia média pode chegar a 15%. “Para avaliarmos o custo nas frotas de veículos pesados, levamos em conta que a quilometragem média de um caminhão movido a diesel gira em torno de 10 mil quilômetros por mês. Considerando o rendimento do GNV e do diesel e os preços médios desses produtos nos postos pela ANP, a economia média do GNV chega a quase 15% por quilômetro rodado frente ao diesel”, completa o head de GNV da Comgás. o uso do GNV se torna ainda mais vantajoso. A economia em veículos leves pode chegar em média a 50%, quando comparado ao uso da gasolina e do etanol. No caso de empresas que possuem frotas, particularmente de veículos pesados, a instalação do kit GNV pode apresentar EM MARÇO A COMGÁS, maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil, atualizou suas tarifas de gás natural veicular (GNV) para os postos de combustíveis, com redução no preço final ao consumidor. Com isso e a alíquota de PIS/Cofins se mantendo zerada, a avaliação da empresa é que Frota FROTA DE CAMINHÕES: É IMPORTANTE AVALIAR OS CUSTOS DA ADOÇÃO DO GNV, CONSIDERANDO O RENDIMENTO DO COMBUSTÍVEL E A QUILOMETRAGEM MÉDIA Frota
20 NÃO CORRA O RISCO DE SER ALVO DE FRAUDES DE IDENTIDADE Validar dados em fontes oficiais antes de fechar negócio com o cliente traz segurança para sua empresa e pode evitar que você tenha prejuízos financeiros FECHAR BONS NEGÓCIOS é o desejo de qualquer empresa, principalmente, quando se trata de locação e venda de veículos, que estão na lista dos serviços mais afetados por golpes. Os riscos de ocorrerem fraudes na oferta desses serviços tem aumentado cada vez mais e ninguém quer passar por essa situação, muito menos ter prejuízos financeiros. Mas é preciso estar preparado para que as fraudes não aconteçam. A validação de identidade do cliente, de forma automatizada, atualizada e em base governamental, pode garantir a segurança que o seu negócio precisa. Os tipos de fraudes que ocorrem no setor automobilístico estão cada vez mais variados e sofisticados, gerando dor de cabeça para os empresários. Englobam, desde falsos clientes que não pagam ou não devolvem os veículos que alugam, como também aqueles que vendem ou usam o veículo alugado para a prática de crimes. Por isso, validar a identidade em fonte oficial e atualizada é essencial para mitigar a possibilidade desses tipos de fraude. A única solução existente no mercado que garante a validação de dados dos clientes em bases de governo, sem intermediários, é o Datavalid, desenvolvido pelo Serpro que é a maior empresa pública de tecnologia do mundo. Além de assegurar que os dados são oficiais, o Datavalid fornece, ainda, informações sempre atualizadas. Isso permite que a empresa possa saber como está a situação do cliente no exato momento do fechamento de um contrato. Informações precisas para o onboarding dos clientes A acurácia da validação facial do Datavalid é uma das mais altas do mercado. O valor chega a 99,9%, sendo considerado um nível altíssimo se comparado com outras soluções. A precisão do Datavalid traz segurança para o negócio e aumenta a relação de confiança entre empresa e cliente no onboarding, momento crucial para o negócio, quando é iniciada o relacionamento com o serviço ou o produto. Como é feita a validação da identidade? O Datavalid realiza a verificação de diversos tipos de dados da pessoa, como nome, endereço e filiação (validação cadastral e biográfica), reconhecimento facial e impressão digital (validação biométrica), além da validação dos dados contidos na CNH, a partir de uma foto do documento (Cognitive Document Validation). A solução valida as informações na base do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e retorna um percentual de similaridade. Na prática, a validação biométrica facial funciona da seguinte maneira. Após a integração do aplicativo de onboarding da locadora ao Datavalid, por meio de uma API, o cliente faz uma selfie com seu celular e manda para o aplicativo da empresa. O Datavalid recebe a imagem da selfie, realiza a comparação com a base de dados da CNH, e retorna para a empresa um índice de probabilidade de as imagens serem da mesma pessoa. Contrato facilitado via ABLA Além dos benefícios com relação à segurança dos dados, o Datavalid oferece vantagens para quem contrata o serviço através da Associação Brasileira das Locadoras de Automóvel (ABLA). Por meio de um contrato guarda-chuva, as empresas associadas podem se beneficiar com o pagamento de valores reduzidos por validação. A cobrança do serviço é individual e conforme o uso da empresa, mas o cálculo de cada validação é realizado de acordo com consumo global mensal dos associados. Procure a ABLA para saber mais detalhes sobre essa modalidade especial de contratação. Reduza fraudes de identidade com validações automatizadas em bases governamentais UTILIZE AS MODALIDADES CONFORME SUAS NECESSIDADES: Saiba mais sobre o Datavalid loja.serpro.gov.br/datavalid Faça validações por reconhecimento facial, impressão digital e dados cadastrais de condutores. Publieditorial
22 23 SERRA GAÚCHA VISTA AÉREA DA AVENIDA DAS HORTÊNSIAS, GRAMADO. CONSIDERADA A REGIÃO DA UVA E DO VINHO, a Serra Gaúcha está repleta de belezas naturais, com direito a vales, cavernas, túneis, cachoeiras, rios, lagos e florestas nativas, sem contar com as áreas cobertas de parreiras, onde estão localizadas as melhores vinícolas do país. As charmosas cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Caxias do Sul são ótimas pedidas para combinar em uma “road trip” com carro alugado em uma viagem de cinco dias. Gramado, por exemplo, é uma ótima opção para viagens em família justamente por sobrarem passeios voltados ao público infantil. Como é o caso do Snowland, parque temático onde é possível brincar na neve; do Acquamotion, parque aquático termal indoor, e o Mini Mundo, parque ao ar livre formado por réplicas fiéis de obras de várias partes do mundo. A cidade também tem diferentes tipos de museus, do Dreamland Museu de Cera ao primeiro e único Museu dos Beatles do Brasil, que, apesar de compacto, é um deleite para os fãs. Gramado também é uma ótima pedida para os casais que podem, por exemplo, andar de pedalinho em um dos símbolos da cidade, o Lago Negro (leia mais sobre a cidade, considerada por pesquisas recentes como o destino mais desejado do inverno, na próxima página). Créditos das imagens: Renato Soares – MTUR ROTEIRO DE NATUREZA E BOA GASTRONOMIA PARA FAZER DE CARRO! CRIÚVA IRMÃOS BERTUSSI FAZENDA EM CAXIAS DO SUL - RS GRAMADO Saindo de Porto Alegre, tenha como primeiro destino Gramado, localizada a apenas 116 km da capital pela BR-116. Queridinha dos turistas na Serra Gaúcha, a cidade oferece um ambiente encantador e hospitaleiro. Tem opções de hospedagem para diferentes perfis e bolsos. Bem como um mix de alternativas gastronômicas, com destaque para o tradicional café colonial, fábricas de chocolates e restaurantes temáticos que fazem a alegria da criançada. CANELA Coladinha em Gramado, Canela também possui diversas opções para se divertir em uma viagem em família, a dois ou entre amigos. O município também conta com diversos museus e fábricas de chocolate, entre outros atrativos, mas o seu principal destaque e um dos cartões-postais da Serra Gaúcha é a Cascata do Caracol. Principal atração do Parque do Caracol, a cachoeira de 131 metros pode ser contemplada por um mirante frontal, na parte superior da reserva natural, pelo observatório ecológico ou ainda pela escadaria que leva à parte inferior. NOVA PETRÓPOLIS Partindo de Canela, a apenas 43 km via rodovia RS-235, está localizada Nova Petrópolis, que oferece belos cenários, parques e praças para apreciar em família ou em uma viagem romântica a dois. Além disso, a cidade é perfeita para os amantes da natureza, pois possui diversos pontos turísticos naturais como a Praça das Flores, o Labirinto Verde e a famosa Rua Coberta de Nova Petrópolis. Um dia de roteiro será suficiente para aproveitar e conhecer todas as atrações desse charmoso destino. CAXIAS DO SUL Após quatro dias de muita diversão, a última parada do roteiro será a cidade de Caxias do Sul, localizada a 33 quilômetros de Nova Petrópolis via BR-116. A cidade encontra-se no coração da Serra Gaúcha, e possuí diversas vinícolas, castelos, rios, cachoeiras e grutas. Além disso, o município conta com uma diversidade de pontos turísticos a oferecer, cada um deles com características próprias, como o Vale Trentino, que possuí muitos parreirais, cantinas, vinícolas e preserva os costumes e as tradições italianas. CATEDRAL DE PEDRA EM CANELA-RS PARQUE TEMÁTICO SNOWLAND EM GRAMADO-RS VISTA DO MONTE MALLAKOF ESTRELADO Brasil Viagem Brasil Viagem
25 24 ELETRIFICADO E PLUGADO APÓS UM MÊS DE OPERAÇÕES NO BRASIL, a GWM disputa a liderança no segmento de carros híbridos com o Haval H6 GT, modelo híbrido plug-in mais comercializado no país no mês de maio. O sucesso levou a montadora chinesa a cogitar inclusive a fabricação do veículo no país. Trata-se de um híbrido completo, concorrente do Toyota Corolla Cross Hybrid. Conta com dois motores dianteiros que podem operar juntos ou separados, até mesmo em baixas velocidades, o que permite o funcionamento elétrico. O modelo chinês oferece um motor 1.6 turbo que resulta em uma potência de 243 cavalos e um torque combinado de 530 Nm. A aceleração chega a 100 km/h no tempo de 7,9 segundos com o limite de 175 km/h. Ao entrar no carro, quem gosta de mexer em telas ficará satisfeito. O modelo conta com uma tela multimídia de 12,3”, um painel digital atrás do volante de 10,25” e Head Up Display de 9” no para-brisa com informações como velocidade e direção do navegador. O SUV Haval H6 híbrido está disponível no modelo híbrido convencional (HEV) e no modelo híbrido plug-in (PHEV), equipado com bateria de maior capacidade. O HAVAL H6 GT CHEGA PARA DISPUTAR O MERCADO DE HÍBRIDOS PLUG-IN TELA MULTIMÍDIA É UM DOS DESTAQUES DO INTERIOR PESSOAS ALUGAM CARROS PARA VIVER EXPERIÊNCIAS Por Will Weber* SEGUNDO A FILOSOFIA, experiência é tudo que fica em minha memória quando algo toca os meus sentidos. Por isso o uso do marketing sensorial é tão importante para criar memórias nos consumidores. O cheirinho da loja Animale, a música da Armani Exchange, o espumante da H Stern. Tudo faz diferença. Faz um produto valer mais, faz o cliente comprar mais e faz o empreendedor sorrir mais. Tudo que toca meus sentidos marca a minha vida. Mas meus sentidos são trocados o tempo todo!? Claro. Elementar, eu diria. Elementar é saber que desta forma existem experiências que não podemos controlar, experiências que podemos controlar e experiências que devemos controlar. E entre as que são mal controladas, mas são bárbaras de se viver, existe o café no Pão de Açúcar. Na década passada, era um frequentador assíduo do Rio de Janeiro. Dias longos de trabalho me levavam para a capital carioca em reuniões, treinamentos e palestras. Mas geralmente no último dia eu me dava o direito de apreciar meu café no Pão de Açúcar. O fim de tarde do Pão de Açúcar é mágico. A forma como a distância para a cidade ganha um dourado especial e a fotografia recortada pelas janelas e paisagem fazem do sabor daquele café, do cheiro do mar, do silêncio barulhento dos últimos turistas, uma experiência única. Mas entre as experiências que eu devo controlar existe um momento desse café que o transforma em memorável. A descida. Chegar ao Pão de Açúcar é andar sobre as águas, com o silêncio e o balançar do vento. Em uma máquina histórica, junto de pessoas que possuem medos, desejos incontroláveis de fotos e sonhos. Mas no fim de tarde, entre os últimos carrinhos do bondinho, descer do Pão de Açúcar te deixa refletir a vida junto do reflexo das ondas do mar. O vento aumenta, o silêncio cresce e os pensamentos voam. Andar no bondinho é como colocar uma cola de alta densidade nas memórias do Pão de Açúcar. E talvez ele seja o culpado do café do Pão de Açúcar ser tão bom. Poucas pessoas alugam um carro porque querem dirigir. Elas alugam um carro para se deslocar, para ter férias mais confortáveis, para fazer passeios que seriam difíceis de transporte público. As pessoas alugam carros para viver experiências. E alugar um carro pode ser como andar no bondinho. Alugar um carro pode ser a forma de você amplificar as memórias dos clientes. Mas para isso você precisa saber que experiência é quando algo toca meus sentidos de um jeito que ninguém ainda tocou. *Will Weber é dreamer da marca Hector. Por Dentro Fim de Papo
搀漀 匀攀琀漀爀 搀攀 䰀漀挀愀漀 搀攀 嘀攀挀甀氀漀猀 㠀뀀 䘀爀甀洀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 匀愀瘀攀 琀栀攀 䐀愀琀攀 伀 洀愀椀漀爀 攀渀挀漀渀琀爀漀 搀漀 匀攀琀漀爀 搀攀 䰀漀挀愀漀 搀攀 嘀攀挀甀氀漀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 䄀洀爀椀挀愀 䰀愀琀椀渀愀 䌀漀洀 爀攀愀猀 搀攀 攀砀瀀漀猀椀漀Ⰰ 挀漀渀最爀攀猀猀漀 攀 最爀愀渀搀攀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 ㈀ 攀 ㈀㈀ 搀攀 一漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㈀㌀ 䄀挀攀猀猀攀 漀 猀椀琀攀㨀 26
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