Revista Locação 108

RENATA CAMPOS, GERENTE RESPONSÁVEL PELA SCANIA LOCAÇÃO 14 15 O MERCADO DE LOCAÇÃO DE PESADOS ESTÁ EM ALTA. Prova do aumento dessa demanda é a expansão da frota de caminhões entre as locadoras. Ela mais do que dobrou em 12 meses, crescendo de 15.872 para 35.701 unidades entre 2021 e 2022, segundo o último Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos. O movimento despertou a atenção inclusive dos fabricantes: Scania e Volvo anunciaram que passam a oferecer o serviço de locação. Renata Campos, gerente responsável pela Scania Locação, afirma que a companhia não busca a concorrência com as locadoras. “Seremos mais uma opção, trazendo para o Brasil um pouco da experiência do mercado lá fora. A locação surge como opção para quem procura rentabilidade”, esclarece ela. PESO PESADO CHEGA PARA OFERECER LOCAÇÃO Scania mantém desde novembro serviço de aluguel de caminhões da marca Na Europa, o aluguel – leasing operacional de caminhões – é uma realidade há mais de 30 anos. Lá, a Scania possui mais de 6 mil caminhões locados. Antes de inaugurar o serviço no Brasil, a empresa fez um projeto de viabilidade e decidiu ser este o momento correto de entrar nesse negócio no país. A operação de locação de caminhões da Scania começou em novembro. Uma das peculiaridades é a produção on demand do veículo, conforme a especificação desejada pelo cliente. “A cada caminhão destinado ao aluguel, o sistema configura o veículo exatamente do modo indicado pelo locatário, como se fosse uma compra. Não trabalhamos com estoque. O caminhão é entregue num prazo entre 30 e 60 dias”, explica Renata. Assim, as primeiras entregas aconteceram recentemente. Todos esses caminhões saem de fábrica com controle de consumo de combustível, por meio da ferramenta Scania Fit. Outras ferramentas de conectividade e controle também podem fazer parte do contrato. Outra funcionalidade inclusa no pacote é a manutenção dos caminhões na rede de concessionárias da montadora, sem acréscimo nas parcelas. O contrato de locação parte de 12 meses e pode durar até cinco anos. Após o fim do contrato, o caminhão retorna para a rede de concessionárias. Entre os segmentos que são alvo da Scania com a locação estão o agronegócio e também o atendimento a contratos específicos, que são firmados pelas empresas para atender demandas temporárias, sem garantias de continuidade. “A locação ganha corpo em tempos de alto custo do capital. Algumas empresas preferem, por exemplo, investir esse capital em tecnologia”, lembra Renata. A executiva assinala também que a locação é mais um canal de propagação de eficiência energética. Para o serviço de locação, a Scania oferece o drive service, um treinamento para os motoristas, que assim saberão otimizar o consumo do caminhão. “A Scania apoia a transição energética. Acreditamos que uma solução que pode ser valorizada nesse momento é o gás natural. A locação de caminhões com esse combustível nos permite ampliar a presença de fontes alternativas na frota”, conclui Renata. MODELOS DA NOVA LINHA EURO 6 Mercado Mercado

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