Revista Locação 107

Ano XX | #107 | 2023 | MARÇO / ABRIL Frota: Reposição de peças busca superar a crise Entrevista: Mercado de seminovos na rota da estabilização Assinatura: Atendimento ao cliente é diferencial Terceirização: Bons negócios à vista INVESTIMENTO RECORDE DAS LOCADORAS PARA RENOVAR A FROTA

3 UM SETOR EFICIENTE, eficaz e com força para demonstrar reação e superar os traumas da pandemia. Esse é o perfil da atividade de locação de veículos retratado no Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos 2023, que a ABLA acaba de lançar e é o destaque desta edição da revista. Os números da publicação são reveladores. Demonstram que a locação de veículos teve resiliência para conviver com impactos significativos em seu negócio, fatores que perduram em 2023 e permanecem no centro das atenções das empresas, como a alta dos preços dos veículos e a manutenção das taxas de juros em patamares que desestimulam a tomada de crédito. Sobre a publicação em si, podemos citar entre as mudanças perceptíveis desta edição do Anuário a introdução de mais dados estatísticos sobre o setor automotivo, como forma de dimensionar a importância da participação da locação nesse mercado, bem como informações de conjuntura ligada à atividade. RETRATOS DE UM SETOR EM CONSTANTE EVOLUÇÃO Editorial APRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS DO SETOR, NA GRANDE SÃO PAULO: A LOCAÇÃO AVANÇA E ATINGE RECORDES DE FATURAMENTO E AQUISIÇÕES DE VEÍCULOS. O capítulo impostos, por exemplo, mostra que as locadoras recolheram R$ 22,5 bilhões em tributos, considerando as operações de compras de veículos e do serviço de aluguel. Um montante que nos faz pensar sobre o que representa para os estados o recolhimento do IPVA das locadoras, assunto que volta e meia surge envolvido em discussões que nada acrescentam ao desempenho e à competitividade do negócio de locação, hoje ocupando definitivamente uma posição de destaque na economia do país. Um breve retrato dessa atividade e das contribuições que ela proporciona ao bem-estar dos brasileiros e ao desenvolvimento da nação estão nas próximas páginas. BOA LEITURA EXPEDIENTE CONSELHO GESTOR Marco Aurélio Gonçalves Nazaré (Presidente do Conselho Nacional), Jacqueline Moraes de Mello (Vice-Presidente do Conselho Nacional), Carlos César Rigolino Junior, Dirley Ricci, Lusirlei Albertini, Paulo Miguel Junior, Saulo Tomaz Froes e Tercio Gritsch. CONSELHO GESTOR (SUPLENTES) Eduardo Correa, Eladio Paniagua Junior, Kleiton Aguiar, Miguel Ferreira Jr, Nildo Pedrosa e Renato Franklin. CONSELHO FISCAL Alvani Laurindo, Amadeu Oliveira, Marconi Dutra e Paulo Bonilha Junior. CONSELHO FISCAL (SUPLENTES) Ricardo Zamuner e Sidnei Reche. CONSELHO CONSULTIVO Adriano Donizelli, José Zuquim Militerno, Paulo Gaba Junior e Paulo Nemer. COORDENAÇÃO GERAL Olivo Pucci e Francine Evelyn. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS – ABLA www.abla.com.br / email: abla@abla.com.br São Paulo: Rua Estela, 515 – Bloco A – 5º andar – CEP 04011-904 – (11) 5087.4100. Brasília: SAUS Quadra 1 – Bloco J – edifício CNT sala 510 – 5º andar – Torre A – CEP 70070-010 – (61) 3225-6728. COORDENAÇÃO EDITORIAL Em Foco Comunicação Estratégica E-mail: revista@abla.com.br | (11)3819-3031 Editor: Nelson Lourenço [MTB 22.899] Textos: Carolina Maia, Aurea Figueira e Nelson Lourenço www.agenciaemfoco.com.br ARTE Carolina La Terza A Revista Locação não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos assinados. Permitida a reprodução das matérias, desde que citada a fonte. CURTA NOSSA PÁGINA FACEBOOK.COM/ABLABRASIL INSCREVA-SE NO YOUTUBE @ABLABRASIL SIGA NO INSTAGRAM @ABLABRASIL SIGA-NOS NO TWITTER TWITTER.COM/ABLA_BR

4 5 22 BRASIL VIAGEM Use o leitor QR Code do seu smartphone para acessar o site da ABLA 24 POR DENTRO 6 ENTREVISTA 22 BRASIL VIAGEM As paisagens impressionantes de um roteiro no Rio Grande do Sul 24 POR DENTRO VW apresenta o Polo Track, sucessor do Gol 25 FIM DE PAPO Nova gestão na Embratur ANO XX | Nº 107 | MARÇO / ABRIL | 2023 8 CAPA Os números do Anuário ABLA 10 NA FRENTE Com ABLA, delegação brasileira vai crescer no Car Rental Show 12 FROTA Mercado de reposição nacional enxerga um novo cenário póspandemia 6 ENTREVISTA Ana Renata Navas traça uma panorâmica do mercado de seminovos 8 CAPA Os números do Anuário ABLA 18 LEGISLAÇÃO Discussão sobre o foro para indenização das locadoras 20 PUBLIEDITORIAL A Info oferece o InfoPricing 14 TERCEIRIZAÇÃO Atividade ainda reserva grande potencial para as locadoras 16 ASSINATURA Benefícios conquistam o cliente

6 7 Entrevista Locação: Como está se comportando o mercado de seminovos neste início de ano? Ana Renata Navas: Nós vivemos hoje uma tendência de estabilidade, depois de a pandemia ter afetado muito os preços dos seminovos. Nunca havíamos presenciado uma subida tão extraordinária e inesperada de preços assim. Essa situação de alta começou a desacelerar no ano passado. Indústria e compradores passaram a viver com a expectativa de queda de preços. Era a pergunta que se fazia a todo momento: ´quando os preços vão cair?´ Os sinais de estabilidade começaram a surgir no último trimestre de 2022. E o que significa estabilizar nesse momento? Significa estancar o viés de alta e até mesmo reduzir o preço de alguns modelos. Em alguns casos, essa queda chegou a quase 5%. Alguns cenários contribuíram para isso, com destaque para o fato de que nessa época, final de ano, as financeiras são mais propensas a conceder mais crédito. Ocorre que o mercado ficou com aquela expectativa de que os preços iriam despencar, e não foi isso que aconteceu. A redução que aconteceu no último semestre se manteve. Não houve retomada de preços, mas, em compensação, os preços não continuaram a cair, como muitos esperavam. Locação: Por que os preços não caíram como o esperado então? ARN: Muito em função da inadimplência, que assusta, cresceu absurdamente. Estudos da B3 mostram que a inadimplência subiu demais, tanto entre pessoas físicas, quanto jurídicas. Além disso, vimos aumentar muito o número de fraudes, de gente que consegue burlar as regras dos empréstimos. Muitas lojas foram descredenciadas porque passaram às financeiras um pedido de crédito que depois se mostrou inseguro. Tudo isso fez com que os bancos puxassem o freio de mão. Menos crédito, menor venda de carros. Como não há compradores, as lojas permanecem com estoque em alta. Então as locadoras têm dificuldade em realizar a desmobilização, pois não há demanda pelos seus seminovos. Entrevista Locação: Como recuperar essa situação crítica de oferta de crédito? ARN: Esse é um problema crônico no Brasil. Em outros mercados, a atuação dos bancos é diferente. Nos Estados Unidos, entre 90 e 80% dos veículos são financiados. Aqui, esse número despenca para 30%. Os bancos locais deveriam rever seus processos internos para oferecer mais crédito. A parcela da população que ainda não consegue financiamento de veículos ainda é muito expressiva. Se houvesse mais funcionalidade por parte dos bancos, eles poderiam entregar mais crédito. Locação: A retomada do mercado de novos poderá colaborar com o mercado de seminovos? ARN: Sim, a Anfavea colocou para este ano uma meta um pouco mais otimista do que a do ano passado, em torno de 3 milhões de veículos novos. Mas os especialistas acreditam que recuperação mesmo para chegar a níveis anteriores à pandemia só a partir de 2025. Locação: É prudente aguardar por essa esperada redução de preço dos seminovos nos próximos meses? ARN: Acredito que não haverá redução abrupta de preços neste semestre, a menos que haja mudanças no cenário da concessão de crédito. Para o segundo semestre, há um movimento natural de maior liberação de crédito. Portanto, é preciso controlar a ansiedade porque os preços não vão baixar assim tão cedo. Locação: Para as locadoras, o que pode mudar em 2023? ARN: Por um lado, o preço dos novos e seminovos em alta beneficia a demanda de locação de veículos. Mas na outra ponta, as locadoras têm dificuldade em realizar a desmobilização. Se existe essa urgência de desmobilização, é melhor que as locadoras saiam a campo para negociar volume e preço na venda de seus seminovos. Adiar muito a desmobilização significa arcar com um custo estacionado no meu pátio. Mas se a locadora tem tempo para segurar esses seminovos na frota, pode aguardar por uma mudança de cenário no segundo semestre. MERCADO DE SEMINOVOS RUMO À ESTABILIDADE ANA RENATA: O MERCADO DE SEMINOVOS DEVE SE ESTABILIZAR NESTE PRIMEIRO SEMESTRE, FRUSTRANDO AQUELES QUE AGUARDAVAM UMA QUEDA ABRUPTA DE PREÇOS APÓS UM 2022 CHEIO DE OSCILAÇÕES, ainda como reflexo da pandemia, o mercado de seminovos começa a se estabilizar. Na entrevista a seguir, Ana Renata Navas, diretora geral da Cox Automotive no Brasil, comenta o atual momento e faz projeções para os demais meses do ano. Mas inadimplência em alta assusta e freia a concessão de crédito, analisa a diretora da Cox Automotive, Ana Renata Navas

8 Capa Capa FATURAMENTO EM ALTA E PARTICIPAÇÃO RECORDE NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA ANUÁRIO ABLA 2023 TRAZ OS NÚMEROS ATUALIZADOS DO SETOR DE LOCAÇÃO DE VEÍCULOS COM A RECOMPOSIÇÃO DA FROTA e o realinhamento de tarifas, o setor de locação de automóveis conseguiu se recuperar em 2022 dos efeitos da pandemia e alcançou, percentualmente, o maior crescimento de faturamento de sua história, registrando 36,8% de expansão. Isso representa 56,5% de crescimento em relação a 2021. Esse é um dos dados que fazem parte do Anuário ABLA 2023. A publicação foi lançada no dia 23 de março, em um hotel da Grande São Paulo, com a presença do presidente do Conselho Nacional da entidade, Marco Aurélio Nazaré, diretores e conselheiros, associados, parceiros, convidados e fornecedores do setor. Ao lado do conselheiro Paulo Miguel Junior, Marco Aurélio apresentou ao mercado e à imprensa as informações atualizadas do desempenho do setor, que também apresentou recorde na participação no total das compras do setor automotivo. No ano passado, essa participação – referente a 590.520 veículos que as locadoras adquiriram – atingiu 30,1%, o que significa que a cada dez veículos vendidos no ano passado, três foram destinados ao mercado de locação. É o maior número de compras de veículos pelas locadoras já registrado. MARCO AURÉLIO NAZARÉ E PAULO MIGUEL JUNIOR APRESENTARAM OS NÚMEROS DA PUBLICAÇÃO A COMGÁS TROUXE PARA O EVENTO SOLUÇÕES INOVADORAS PARA AS LOCADORAS GENERAL MOTORS MOSTROU PORQUE É LÍDER MUNDIAL EM VEÍCULOS AUTÔNOMOS O DESEMPENHO DE SETOR SUPEROU A EXPECTATIVA O crescimento das compras das empresas foi de 33,6% em relação ao ano de 2021. Como efeito imediato dessa renovação, a idade média da frota caiu de 27,4 meses para 23,4 meses. O investimento total dessas compras supera os R$ 55 bilhões. Em média, cada veículo custou às locadoras R$ 93.500. A frota total atingiu 1.434.299 veículos, o que representa um acréscimo de 26,2% em relação à frota ofertada pelas locadoras em 2021. Serviços como o rent a car e a locação por assinatura são cada vez mais demandados. Com isso, o número de usuários do setor também foi recorde, alcançando 69,3 milhões. Cresceu também o número de locadoras em atividade e de empregos gerados pelo setor. O Anuário registra 22.941 empresas, responsáveis por 89.550 empregos diretos. FROTA CADA VEZ MAIS DIVERSIFICADA - Outro ponto que chama atenção entre as estatísticas do Anuário ABLA é a evolução substancial do número de motos na frota e o aumento das compras de caminhões. As compras de motocicletas das locadoras pularam de 7.737 em 2021 para 29.012 (275% a mais) em 2022, fenômeno impulsionado pelo aumento de serviços de logística e entregas rápidas, além da demanda por mototáxis. A frota total de veículos de duas rodas chegou a 43.256 (crescimento de 165,3%). As incorporações de novos caminhões à frota das locadoras expandiram 38,9% no ano passado. Com isso, a frota total de pesados passou de 15.872 para 35.701 entre 2021 e 2022. Entre os fabricantes de automóveis e comerciais leves, o setor demandou ativos de vários grupos e marcas. Percentualmente, os maiores market shares parceiros ficaram com a FCA (27,96%), Volkswagen (19,66%) e General Motors (13,6%). O ANUÁRIO COMPLETO PODE SER ACESSADO NESTE LINK. 9

10 11 BRASIL TERÁ MAIOR PARTICIPAÇÃO NA INTERNATIONAL CAR RENTAL SHOW Na Frente POR MEIO DE PARCERIA ENTRE ABLA E NMB TRAVEL, PARTICIPANTES DO PAÍS TERÃO 35% DE DESCONTO NA INSCRIÇÃO PARA O EVENTO, EM LAS VEGAS (EUA) PAINEL DA EDIÇÃO DE 2019: EVENTO EM LAS VEGAS DEVE RECEBER DELEGAÇÃO RECORDE DO BRASIL PRINCIPAL EVENTO DO SEGMENTO de aluguel de carros dos Estados Unidos, a International Car Rental Show acontece de 16 a 18 de abril, em Las Vegas, e promete receber este ano uma expressiva delegação de empresários brasileiros. Isso porque a ABLA, em parceria com a agência NMB Travel, criou um pacote especial que inclui condições diferenciadas para quem deseja acompanhar o evento. De cara, a oferta garante 35% de desconto na inscrição! São esperados participantes de mais de 40 países, entre eles da Alemanha, Austrália, Reino Unido, França, Holanda, Portugal e Espanha. “A intenção da ABLA em apoiar esse pacote de viagem foi a de ajudar a levar o maior número possível de participantes brasileiros, se possível fazendo frente a delegações normalmente numerosas, como as do Canadá e do México”, comenta o conselheiro gestor da ABLA, Paulo Miguel Júnior. O pacote para os brasileiros inclui passagem aérea a partir de São Paulo (SP), três noites de hospedagem no hotel do evento (ou opção próxima), transfer aeroporto-hotel-aeroporto, jantar de boas-vindas no restaurante Gordon Ramsay Steak, passeio de helicóptero por Las Vegas e seguro viagem. Na programação de trabalho, estão previstos diversos seminários e mesas redondas sobre as tendências e, principalmente, sobre o futuro do aluguel de carros nos Estados Unidos e no mundo. Empresários, profissionais que trabalham em locadoras e demais interessados no segmento de locação de veículos podem obter as informações completas sobre o pacote de viagem pelo e-mail: atendimento@nmbtravel.com.br. Rua Treze Maio, Bela Vista Avenida Paulista Praça Charles Miller, Pacaembu maio 2023 20 ADQUIRA SEU INGRESSO! VIVA O MUNDO ELÉTRICO NO NO DIA A DIA!

12 13 Frota Frota DANILO: INDÚSTRIA LOCAL DE AUTOPEÇAS ESTÁ RECALIBRANDO A PRODUÇÃO COMO VAI SE COMPORTAR O MERCADO DE REPOSIÇÃO EM 2023? O que esperar de um setor que enfrentou diversos gargalos no período de pandemia? Para responder a essas perguntas, a revista Locação conversou com Danilo Fraga, diretor da Fraga Inteligência Automotiva. Ele explica que, ao longo dos últimos anos, o mercado de reposição enfrentou problemas em cascata, provocados pelo lockdown imposto pela pandemia. “Foi uma situação que afetou a indústria automotiva como um todo. Ninguém ficou imune”, comenta ele. De início, por força de contrato, as empresas do setor de autopeças se viram na obrigação de priorizarem a fabricação de peças originais para o atendimento às montadoras. “Esses contratos são obrigações firmadas que, caso não sejam cumpridas, impõem multas pesadas aos fornecedores de peças”, esclarece Danilo. Mesmo essa demanda, para ser entregue durante a pandemia, exigiu um grande esforço dos fabricantes de peças. E o mercado de reposição, que representa 20% do total do setor de autopeças, também sofreu naturalmente com a crise. Segundo a análise de Danilo, a produção nacional de autopeças chegou fragilizada a 2020, ano em que a pandemia explodiu, devido a um longo processo de desindustrialização. “A indústria nacional começa a perder força por volta de 2010, graças a uma enorme pressão tributária, baixo incentivo e real depreciado. O mercado de reposição, muito estratificado, sentiu o impacto. Foi se tornando cada vez menos atrativo produzir autopeças em baixa escala no Brasil”, afirma ele. Assim, quando houve a necessidade de recorrer à produção nacional para cobrir a falta de peças no balcão, nosso mercado não estava preparado para suprir essa demanda. Além dos problemas estruturais que se arrastavam há décadas, houve uma espécie de “tempestade perfeita”: a China, grande fornecedora de peças, estava em crise; o dólar disparou, encarecendo as importações; e as commodities utilizadas na fabricação das pelas também viram os preços explodirem. A economia ficou estagnada, faltava matéria-prima e ninguém queria empatar o capital em expansão ou adequação da produção. De qualquer forma, prossegue Danilo, a crise da pandemia teve como reflexo retomar a relevância da produção nacional. “Mas para recuperar o terreno perdido, leva tempo. É preciso recalibrar a indústria para que essa autopeça fabricada aqui chegue na ponta com a agilidade necessária. Outra preocupação imediata é alcançar um equilíbrio fiscal na operação”, adverte o especialista. Se antes da pandemia tínhamos estoques altos e pouca demanda por autopeças, depois do lockdown esse estoque chegou a um ponto de equilíbrio e houve recomposição de preços. Para os próximos anos, há aspectos que são indicativos de que o mercado de reposição possa ser fortalecido. As vendas de novos, por exemplo, deverão se manter num patamar conservador, o que favorece a reposição. Além disso, lembra Danilo, a idade média da frota aumentou na pandemia. Cuidar do carro usado tornou-se uma preocupação mais presente, uma vez que passou a compensar realizar reparos no veículo seminovo. Entre as locadoras, Danilo acredita que a pandemia trouxe a necessidade de se investir cada vez mais em manutenções preventivas regulares. E também pode ser o caso, na sua opinião, de as locadoras começarem a cogitar um repertório maior de fornecedores de peças, ampliando os parceiros nesse quesito. “Existem hoje hubs on line que fazem unificação de itens e que podem ser um caminho para adquirir aquelas peças que nem sempre são encontradas nas prateleiras dos grandes fornecedores do setor”, completa. MERCADO DE REPOSIÇÃO AINDA SE RECUPERA DA PANDEMIA Valorização do seminovo pode impulsionar a produção interna para abastecer grandes clientes, como as locadoras

14 15 Terceirização Terceirização TERCEIRIZAÇÃO RESERVA GRANDES OPORTUNIDADES ALTERNATIVA DE CONTAR COM A LOCAÇÃO DA FROTA SE TORNA CADA VEZ MAIS VALORIZADA E ATRATIVA PARA AS EMPRESAS, ATRAINDO INVESTIMENTOS DE PLAYERS IMPORTANTES EM MEIO A UM CENÁRIO DE INCERTEZAS nesse início de ano – com juros em alta, elevação dos índices de inadimplência e cautela no crédito –, a terceirização de frotas segue com grandes perspectivas de crescimento, atraindo grupos de expressão para esse nicho de mercado. É o caso da VIX, uma companhia que atua em diferentes setores e investe na expansão de sua empresa Let´s, dedicada a gestão e terceirização de frotas. Para o diretor executivo da Let´s, Ricardo Bernasconi, o atual cenário é muito desafiador. “Entendemos que, para crescer, é necessário fazer boas escolhas. Num ambiente de alta taxa de juros e aumento do preço dos veículos zero quilômetro, precisamos priorizar os negócios com maior margem, que geram valor. Nesse sentido, o foco devem ser clientes que demandam soluções customizadas e nível de serviço elevado, com os quais conseguimos nos diferenciar pela qualidade da entrega e atendimento próximo. O crescimento por meio de fusões e aquisições também tem sido uma opção”, analisa ele. Segundo Ricardo, entre os clientes que têm demandado mais contratações nesse momento estão a indústria e o setor de serviços em geral. “O incremento de volume de negócios na carteira atual tem prevalecido, mas também temos expandido novos negócios na locação de pesados, ou seja, de caminhões e implementos”, RICARDO, DA LET´S: O CENÁRIO PARA BONS NEGÓCIOS EM TERCEIRIZAÇÃO É DESAFIADOR destaca o diretor. Ele inclui ainda nesse leque de bons negócios a assinatura de veículos, na qual a Let´s passou a atuar desde o início de 2022. Quando o assunto são os percalços que podem afetar esse crescimento, Ricardo faz coro a outros gestores do setor: “Num negócio de capital intensivo como o nosso, um ambiente que combina juros altos e aumento do preço do carro novo limita a capacidade de investimento”, afirma. Em contrapartida, ele lembra que o atual panorama faz com que os clientes fiquem mais propensos à terceirização, pois passam a priorizar investimentos em atividades do seu core business. “Nesse contexto, para nós aqui na Let´s, escolher bons projetos, buscar a fidelização dos clientes e crescimento na carteira atual será a prioridade em 2023”, finaliza. O foco no core business é, sem dúvida, uma das grandes vantagens de se optar pela terceirização. A empresa deixa de se preocupar com a gestão da frota e pode se dedicar com mais energia às estratégicas diretamente ligadas ao seu negócio. Entre outros benefícios da terceirização, podem ser listadas a redução de custos e obrigações fiscais, além da segurança e comodidade de contar sempre com veículos novos na operação.

16 17 Assinatura Assinatura TUDO PARA CONQUISTAR O CLIENTE BENEFÍCIOS PARA ALÉM DOS CONTRATOS PODEM CONVENCER QUEM AINDA NÃO CONHECE O SERVIÇO POR ASSINATURA E SÃO UM DIFERENCIAL A MODALIDADE DE ALUGUEL POR ASSINATURA vem crescendo entre as possibilidades de negócios das locadoras. Serviço relativamente novo como tendência entre nós, a locação para pessoas físicas por meio de contratos com pagamentos mensais permite às locadoras inovarem em seu pacote de atendimento ao cliente. Uma das empresas que podem ser consideradas referência nessas iniciativas é For You Fleet. O CEO André Guilherme Campos conta que, entre outros benefícios, um dos que tem mais chamado a atenção dos clientes é o que ele chama de “cashback”, o que equivale à famosa “troca com troco”, operação já consagrada no mercado de novos e seminovos. “Nós tivemos a ideia de aceitar o veículo do cliente como antecipação do contrato, em um acordo financeiro. É possível ter um abatimento de até 50% do valor total das mensalidades. Esse dinheiro é depositado na conta do cliente”, explica André. Segundo ele, a iniciativa vem ao encontro de uma necessidade que pode ser complicada para quem resolveu optar pelo carro por assinatura: vender o veículo que mantinha até fechar o contrato. “Pessoas físicas não contam com uma estrutura como a nossa para realizar essa venda, ou seja, não dispõem de parcerias com lojistas como as locadoras, que precisam efetivar periodicamente a desmobilização. Com esse benefício que oferecemos, o cliente não se preocupa com a venda do carro antigo”, completa. André afirma que o modelo por assinatura conquistou muita gente durante a pandemia. A For You Fleet começou a operar em setembro de 2019, já desenhada para atender a esse nicho de mercado. A empresa tem 50% de seus negócios dedicados à assinatura e outros 50% dedicados à terceirização de frotas. “Acredito que a assinatura ainda tem muito potencial de crescimento, uma vez que a cultura do compartilhamento só agora começa a conquistar o brasileiro”, opina o CEO. Para se diferenciar, a For You Fleet foca no serviço e na satisfação do cliente. Mantém sempre um concierge (profissional dedicado exclusivamente ao atendimento do cliente, em um conceito emprestado da hotelaria) de prontidão, oferece serviço leva e traz e possui uma gestão de relacionamento muito ativa, presenteando os clientes em ocasiões especiais. Na assinatura do contrato, procura atender de forma customizada ao desejo do cliente, encontrando o veículo com as exatas características indicadas para o aluguel. “Partimos do princípio de que é possível oferecer ao cliente a mesma experiência de escolher o carro na concessionária”, afirma André. Outras apostas da empresa são a fidelização e a indicação de clientes, com descontos progressivos para aqueles que trouxerem um novo usuário para os serviços da locadora. ANDRÉ: FOCO NO SERVIÇO AO CLIENTE PODE FAZER A DIFERENÇA

18 19 Legislação JUSTIÇA DISCUTE FORO PARA INDENIZAÇÃO DE LOCADORAS POR ENQUANTO, ENTENDIMENTO É QUE COMPETÊNCIA DO JULGAMENTO RECAI SOBRE O LOCAL ONDE OCORREU O FATO RECLAMADO Em fevereiro, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que a competência para processar e julgar ação de indenização decorrente de acidente de trânsito é do foro do local onde o fato ocorreu, quando a demanda for promovida por locadora de veículo, não prevalecendo a regra do Código de Processo Civil que prevê que o autor pode escolher entre o foro do domicilio do autor, do domicilio do réu ou do local dos fatos. Seguindo as regras do Código de Processo Civil, a locadora que recorreu ao STJ havia ajuizado o pedido em seu domicílio, Mogi das Cruzes (SP); porém, o STJ criou jurisprudência ao fixar o foro competente do lugar dos fatos, única e exclusivamente para as locadoras de veículos. Contudo, o acidente de trânsito ocorreu em Divinópolis (MG). Assim como aconteceu nesse episódio, muitas outras locadoras possuem veículos rodando em todo o país, o que aumenta a complexidade da reparação na Justiça para essas empresas, a prosseguir com esse entendimento do STJ. A discussão, que prossegue em aberto, é ainda mais pertinente à medida que após a pandemia da Covid-19 se tornou muito comum a utilização da Justiça eletrônica. O chamado sistema PJE (Processo Judicial Eletrônico) tem sido cada vez mais adotado pelos tribunais do país. Desse modo, apesar do PJE permitir que os envolvidos em processos possam participar de forma remota de audiências e julgamentos por meio de videoconferência, isso ainda não se consolidou em todo o país, o que pode fazer com que as locadoras sejam obrigadas a comparecem em audiências presenciais, já que a definição da participação nas audiências ainda ocorre de forma discricionária de cada juiz em sua comarca. Isso torna possível que ações judiciais não necessitem ser julgadas em comarcas próximas do local onde ocorreu o fato que veio a ser judicializado. Por outro lado, o caminho da virtualização ainda é limitado pela falta de uniformização do PJE entre diversos estados do país. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo, são um caso à parte e possuem os seus sistemas digitais próprios. O fato de que os veículos das locadoras se deslocam nas mais diversas cidades do Brasil é o ponto central da análise. Caso o acidente ocorra em um local isolado de qualquer foro judicial e sem infraestrutura de internet, o direito das locadoras pode ficar prejudicado. O processo não tramitará a contento. Ademais, o “juízo 100% digital” também pode ser passível de contestação. A parte ré em processos originados de acidentes de trânsito pode se manifestar e defender sua impossibilidade técnica de participar do julgamento on line, requerendo que os atos sejam presenciais. Nesse caso, a locadora teria que eleger "prepostos e advogados correspondentes", o que diminui a capacidade de defesa dos direitos das locadoras.

20 21 Publieditorial REVOLUCIONE A PRECIFICAÇÃO DO SEU NEGÓCIO O CUSTO DA LOCAÇÃO DE UM VEÍCULO EM MUITAS DAS VEZES não é compatível ao valor investido no patrimônio por incidirem impostos, manutenção, degradação do carro além dos custos da própria locadora com equipe profissional que movimenta o negócio da empresa. Isso tudo deve ser levado em consideração na hora de precificar. E para chegar ao valor final da locação não se deve pensar apenas no investimento feito e nos gastos internos, é preciso pensar também em sua margem de lucro. É a partir dela que é possível determinar o faturamento e garantir a saúde da sua locadora. Para auxiliar sua empresa em todos esses cálculos a Info oferece o InfoPricing, acessório criado para atender uma demanda grande do mercado: a precificação de aluguel de veículos, com aplicação de critérios técnicos e alinhados à realidade de cada locadora. Ele possibilita a padronização do processo de precificação, diminuindo erros e aumentando a capacidade de geração e gestão de preços para contratos recorrentes como, carro por assinatura, terceirização de frotas e motoristas por aplicativo. Com métricas de precificação personalizáveis, a locadora que utiliza o InfoPricing, tem a possibilidade de ajustar as variáveis que impactam na formação de preços de acordo com os serviços efetivamente prestados e obter os valores para aluguel e quilômetro extra, por modelo / franquia de quilometragem ofertada, de maneira rápida, sem a necessidade de domínio de matemática financeira. O InfoPricing disponibiliza para seus usuários: Atualização mensal dos valores FIPE de modelos que estão disponíveis para precificação (através do acessório InfoValor do Locavia); Registro do histórico de preços gerados; Simulação do ciclo financeiro dos contratos, para avaliação do impacto no fluxo de caixa mensal; Projeção dos índices econômicos/financeiros dos preços: resultado financeiro, margem líquida, retorno sobre investimento, taxa interna de retorno e EBITDA. Com o conceito alinhado às demais soluções disponíveis, o InfoPricing não requer investimentos antecipados. Sua contratação é realizada como um serviço acessório do Ecossistema Tecnológico do Locavia com implantação, ajustes de parâmetros e treinamento customizado para otimizar os resultados. A INFO MAIS UMA VEZ COLOCANDO A TECNOLOGIA A SERVIÇO DO SEU NEGÓCIO!

22 23 Brasil Viagem Brasil Viagem DE PORTO ALEGRE A TORRES UMA VISITA A TORRES, NO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL, significa usar o carro alugado para uma viagem de menos de 200 quilômetros, mas que vale a pena. Um roteiro que pode ser uma boa indicação de escapada aos clientes que viajam a negócios para a capital gaúcha. O trecho de estrada entre Porto Alegre e Torres faz parte da rodovia sob concessão da empresa CCR ViaSul, pedagiada e com ótimas condições. Na divisa com Santa Catarina, Torres é o balneário mais conhecido do Rio Grande do Sul. Com penhascos à beira mar que inspiraram o nome da cidade, a paisagem impressiona e merece a viagem, mesmo em época de inverno, quando as praias locais ficam com águas geladas para o banho. A mais famosa dessas praias é a da Guarita. De 27 de abril a 1º de maio, acontece em Torres o Festival Internacional de Balonismo. Os passeios mais deslumbrantes e disputados duram cerca de uma hora e vão até os cânions de Itaimbezinho e a vizinha Cambará do Sul. Entre agosto e outubro, outro motivo para visitar Torres: nessa época, é possível observar baleias e golfinhos na baía. De volta a Porto Alegre, será um pecado não aproveitar as opções gastronômicas da cidade – com destaque para o churrasco – e o famoso pôr do sol do rio Guaíba. 1 PÔR DO SOL NO GUAÍBA: CARTÃO POSTAL DE PORTO ALEGRE 2 FACHADA DO MERCADO NA CAPITAL GAÚCHA: DIVERSIDADE GASTRONÔMICA PARA ALÉM DO CHURRASCO 3 A LENDÁRIA TORRE DO MEIO OU MORRO DAS FURNAS 4 OS PENHASCOS À BEIRA MAR FIZERAM A FAMA DE TORRES 5 PRAIA DA GUARITA, A MAIS PROCURADA EM TORRES 6 ILHA DOS LOBOS, LOCAL DE ABRIGO DE ANIMAIS MARINHOS FOTOS: MINISTÉRIO DO TURISMO 1 4 6 3 5 2

24 25 Por Dentro Fim de Papo NOVO VW POLO TRACK, O SUCESSOR DO GOL QUAL MODELO SERIA ESCOLHIDO PELA VOLKSWAGEN para substituir seu maior sucesso no Brasil, o VW Gol? A resposta já está nas ruas: sem muito alarde, o compacto VW Polo Track vai ocupar esse lugar na prateleira da montadora. No visual externo, o Polo Track se diferencia do já antigo Polo com sua grade frontal e para-choques exclusivos. O nome Track é estampado no centro da tampa do porta- -malas. Com motor 1.0 de 3 cilindros e 84 cv, o Polo Track apresenta entre os equipamentos de série, quatro air bags (dois laterais e dois frontais), direção elétrica, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado, vidros e travas elétricas. Um básico muito bem-equipado, que já começa a ser incluído nas frotas das locadoras. PAINEL DO POLO TRACK: SEM RÁDIO AM A EMBRATUR VOLTOU O TURISMO É UMA ATIVIDADE FUNDAMENTAL para o desenvolvimento do país. Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no período anterior à pandemia de Covid-19 apontou que a cada R$ 1 investido na promoção internacional do Brasil R$ 20 são injetados na economia brasileira através do consumo de quem nos visita. Isso significa mais negócios, investimentos, emprego e prosperidade. Esses dados dão a dimensão da responsabilidade da nova direção da Embratur com a implementação de uma gestão profissional, baseada em critérios técnicos, produção de dados e focada em resultados para que o Brasil se torne um destino mais competitivo no turismo internacional. Nós demos o primeiro passo. Arrumamos a casa rapidamente e formamos um time de gestores experientes e reconhecidos pelo mercado, com amplo histórico de contribuições para o fortalecimento do setor no Brasil. No primeiro mês de gestão retomamos o uso da Marca Brasil, que havia sido interrompido nos últimos quatro anos. A iniciativa é um recado ao mundo de que nosso país está de volta ao cenário internacional e comprometido com a sustentabilidade, diversidade e a cooperação global. A nova Embratur está elaborando o planejamento de marketing profissional, redesenhando programas para atrair viajantes exigentes, digitalizados e, principalmente, com altas expectativas relacionadas a facilidades e conveniências que destinos turísticos passaram a oferecer. A agência está retomando o diálogo e as parcerias com gestores públicos e privado. Entendemos que a atuação de maneira integrada, envolvendo todos os players da cadeia do turismo, é condição fundamental para melhorarmos a performance tanto da promoção internacional quanto no oferecimento de experiências únicas para quem nos visita. Todo mundo é beneficiado quando a promoção do turismo é feita de forma profissional. Ganham empresas que fazem parte da ABLA, ganha o dono da pousada e do restaurante, ganha o garçom e a camareira, o guia, e ganha o poder público com a melhora na arrecadação. A Embratur voltou e trabalhará junto com todos esses setores que fazem o turismo acontecer no Brasil. *TEXTO EXCLUSIVO PARA A REVISTA LOCAÇÃO, ENCAMINHADO PELA ASSESSORIA DA EMBRATUR

26 Nova validação de identidade por inteligência artificial A nova funcionalidade oferece, de forma integrada, a validação de dados contidos na CNH, a partir de uma foto do documento, além da validação da selfie do usuário por meio de biometria facial. REDUZA FRAUDES E ACELERE SEU ONBOARDING COM O DATAVALID! CDV (Cognitive Document Validation) Para saber mais sobre todas as vantagens do Datavalid, acesse: https://www.loja.serpro.gov.br/datavalid A automação que a sua empresa precisa para ter mais agilidade na inserção de dados com nível muito maior de precisão na validação.

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