9 Capa RENOVAR A FROTA periodicamente e preservar as boas condições desses ativos para uma futura desmobilização são essenciais para as locadoras se manterem competitivas. Qual seria o melhor momento para fazer essa obrigatória programação de compras de novos veículos? Tercio Gritsch, CEO do Grupo Gritsch e conselheiro gestor da ABLA, diz que essa programação deve ser feita entre o último trimestre do ano anterior ou agora, no primeiro trimestre do ano que se inicia. Segundo ele, vários fatores irão influenciar esse investimento, e todos eles devem ser levados em consideração pela locadora em seu planejamento. “Em primeiro lugar, a locadora precisa entender em qual nicho está inserida, se RAC, terceirização, assinatura ou aplicativo. Com antecedência, a empresa deve fazer a previsão da renovação da frota ou da renovação de um contrato. Isso fará toda a diferença no momento de se definir um volume e iniciar a negociação com a montadora”, afirma Tercio. O conselheiro ressalta que as locadoras associadas à ABLA já dispõem de bons descontos juntos às montadoras. “Ter o respaldo da associação é uma influência muito forte, maior até do que o porte da locadora”, acrescenta. “É preciso que o empresário ou gestor prestem atenção em relação ao desconto na aquisição do veículo, as taxas de juros praticas quando o veículo for financiado e o preço da locação em conjunto com uma avaliação da conjuntura econômica do país, para que possa ter retorno nesse investimento”, aconselha Tercio. Outro aspecto a considerar é entender o momento pelo qual a locadora passa e quais são suas perspectivas de negócios. Ingressar numa modalidade nova, como a assinatura de veículos, demandará mais cuidados no planejamento. “A entrada em um novo nicho implica num investimento maior. Portanto, antes de se aventurar em uma nova modalidade de locação, é sempre importante estudar esse negócio, avaliar os riscos e oportunidade. Cada um deles possui suas peculiaridades”, explica Tercio. Estar atento à movimentação do mercado e fazer comparações sobre como está a idade média da frota é outra recomendação válida. Mas a melhor avaliação é mesmo a que considera o conjunto de fatores que incluem não a idade média, mas também o quanto o ativo está depreciado em relação ao estado geral do veículo e a quilometragem. Por fim, mas não menos importante: onde conseguir dinheiro para financiar essas compras? “A oferta de crédito, embora bastante comprometida hoje pelas altas taxas de juros, passou a ser expressiva também a partir de novos players de mercado. Saindo dos grandes bancos e financeiras, hoje existem excelentes oportunidades através de cooperativas de crédito e fintechs, entre outros”, finaliza o conselheiro da ABLA. TERCIO GRITSCH: IMPORTANTE TER O RESPALDO DA ASSOCIAÇÃO
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