Revista Locação 106

15 “O termo ´carsharing´ confundia uma boa parte dos nossos usuários, e o mercado estava com dúvidas sobre a efetividade da modalidade no Brasil. Nosso time de inteligência fez um grande trabalho de escuta ativa tanto de usuários quanto de clientes, e detectou que o modelo mais aderente é formato de ´locação por minuto´ ou ´por trajeto´, que, dentro das cidades, costumam ser curtos e com duração abaixo de uma hora. Após algumas sessões de brainstorm, chegamos ao conceito do Nano, pequeno espaço e curto período de tempo, e nanotecnologia, pois toda experiência é digital”, explica ele. Sob esse ponto de vista, a nano locação portanto se assemelha à locação tradicional para questões regulatórias, jurídicas e seguros, mas o usuário só paga pelo período utilizado com todas as coberturas de uma locação tradicional. “A nano locação disponibiliza para o cliente a possibilidade de utilizar o veículo apenas por um determinado trajeto, e pelo tempo que precisar. É um conceito mais próximo de nossa realidade”, argumenta Guilherme. Entre os impactos no negócio de locação, o CEO do UCorp cita a abertura de novas receitas para as empresas com a cobrança por minuto, que pode alcançar tíquete médio maior do que a locação tradicional. Tecnologia é parte fundamental dessa equação. “Ela possibilita a redução de custos com pessoas e educa os consumidores para o auto-serviço. A tecnologia otimiza desde o acesso ao serviço até as aprovações de crédito, abastecimento e checklist de embarque e desembarque. A praticidade de poder embarcar ou desembarcar em diferentes pontos também são impactos positivos”, acrescenta Guilherme. Com essa startup de mobilidade, os fundadores do aplicativo querem democratizar o acesso a veículos elétricos. Recentemente, em parceria com montadoras e locadoras, a UCorp desenvolveu a plataforma Flou para serviço de compartilhamento all sharing (moto e carro elétrico), via aplicativo. “É hora de as locadoras ingressarem no segmento digital de mobilidade. Acreditamos que uma grande mudança já está em curso e todo mercado de mobilidade e locação precisará se adaptar ao novo comportamento de consumo dos brasileiros nas cidades”, finaliza Guilherme. Com essa evolução, surgem novas abordagens para o serviço. Guilherme Cavalcante, CEO e fundador do aplicativo UCorp, defende um conceito que, no seu entendimento, seria mais próximo da realidade: a nano locação. Segundo ele, o termo surgiu da necessidade de comunicar melhor ao usuário o modelo de serviço prestado.

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