Revista Locação 106

A n o X X | # 1 0 6 | 2 0 2 3 | J A N E I R O / F E V E R E I R O Precificação: o que a locadora precisa saber Entrevista: BYD anuncia política comercial para locadoras Car sharing ou nanolocação? UNIABLA sob nova coordenação em 2023 Ter uma programação de compras para adquirir veículos, como a nova Chevrolet Montana, é fundamental para a competitividade das locadoras CHEIRINHO DE NOVO

EXPEDIENTE CONSELHO GESTOR Marco Aurélio Gonçalves Nazaré (Presidente do Conselho Nacional), Jacqueline Moraes de Mello (Vice-Presidente do Conselho Nacional), Carlos César Rigolino Junior, Dirley Ricci, Lusirlei Albertini, Paulo Miguel Junior, Saulo Tomaz Froes e Tercio Gritsch. CONSELHO GESTOR (SUPLENTES) Eduardo Correa, Eladio Paniagua Junior, Kleiton Aguiar, Miguel Ferreira Jr, Nildo Pedrosa e Renato Franklin. CONSELHO FISCAL Alvani Laurindo, Amadeu Oliveira, Marconi Dutra e Paulo Bonilha Junior. CONSELHO FISCAL (SUPLENTES) Ricardo Zamuner e Sidnei Reche. CONSELHO CONSULTIVO Adriano Donizelli, José Zuquim Militerno, Paulo Gaba Junior e Paulo Nemer. COORDENAÇÃO GERAL Olivo Pucci e Francine Evelyn. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS – ABLA www.abla.com.br / email: abla@abla.com.br São Paulo: Rua Estela, 515 – Bloco A – 5º andar – CEP 04011-904 – (11) 5087.4100. Brasília: SAUS Quadra 1 – Bloco J – edifício CNT sala 510 – 5º andar – Torre A – CEP 70070-010 – (61) 3225-6728. COORDENAÇÃO EDITORIAL Em Foco Comunicação Estratégica E-mail: revista@abla.com.br | (11)3819-3031 Editor: Nelson Lourenço [MTB 22.899] Textos: Carolina Maia, Aurea Figueira e Nelson Lourenço www.agenciaemfoco.com.br ARTE: Estúdio Mirador Direção de arte: Leandro Cagiano www.estudiomirador.com.br A Revista Locação não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos assinados. Permitida a reprodução das matérias, desde que citada a fonte. CURTA NOSSA PÁGINA FACEBOOK.COM/ABLABRASIL INSCREVA-SE NO YOUTUBE @ABLABRASIL SIGA NO INSTAGRAM @ABLABRASIL SIGA-NOS NO TWITTER TWITTER.COM/ABLA_BR

3 A n o X I X | # 1 0 3 | 2 0 2 2 | J U L H O / A G O S T O Busca por mobilidade urbana abre novo mercado para o aluguel de scooters elétricas Entrevista com Rogério Nunes, da Associação da Indústria de Semicondutores Tecnologia entra em cena para ajudar a recuperação de veículos furtados ou roubados Compliance: a importância das práticas e regulamentações internas nas locadoras Apesar da falta de semicondutores no Brasil e no mundo para a fabricação de veículos, locadoras se desdobram para renovarem suas frotas A CRISE DOS MICROCHIPS A n o X I X | # 1 0 4 | 2 0 2 2 | S E T E M B R O / O U T U B R O A polêmica sobre a adesão ao Programa de Recuperação do Setor de Eventos (PERSE) Frota: os fatores que estão complicando a desmobilização dos seminovos 17º Fórum das Locadoras: já garantiu sua passagem e hospedagem? Aplicativo para devolução de veículos em outras cidades chega ao Brasil Especialistas apontam a pandemia como origem das dificuldades enfrentadas pelas prestadoras desse serviço ASSISTÊNCIA 24 HORAS EM XEQUE Editorial Boa leitura, boas viagens e bons negócios! A REVISTA LOCAÇÃO chega ao seu vigésimo ano consecutivo de circulação com novidades, após mais de uma centena de edições. A publicação dedicada às locadoras de veículos soube acompanhar as mudanças ao longo dessas duas décadas. Em plena transformação digital, o mercado de locação terá a partir de agora uma revista 100% on-line, ajustada aos hábitos atuais. Privilegiando a agilidade e dinamismo de nosso tempo, a revista terá menos páginas, com texto mais objetivo, matérias mais enxutas e diagramação otimizada para leitura em tela. Na reformulação, foram preservadas as seções diretamente relacionadas com o negócio das locadoras, com matérias de interesse imediato para os associados ABLA. Entre os recursos que passam a ser valorizados estão os hiperlinks aplicados às matérias, que direcionam o leitor para assuntos correlatos incluídos no site da entidade ou em outros endereços eletrônicos. A revista Locação segue com periodicidade bimestral e permanece hospedada no portal da ABLA (abla.com.br). NOVIDADE NO AR A n o X I X | # 1 0 5 | 2 0 2 2 | N O V E M B R O / D E Z E M B R O Fórum traz novidades em serviços e fornecedores Congresso: destaque para tendências, mobilidade e tecnologia Frota: o cenário dos novos e seminovos para 2023 Senatran e Serpro lançam novo serviço para pessoas jurídicas no evento Fórum das Locadoras volta ao formato presencial com sucesso e mostra a força do setor e do associativismo TODOS NA MESMA DIREÇÃO

4 ANO XX | No 106 | JANEIRO / FEVEREIRO | 2023 8 CAPA Programação de compra de veículos 12 GESTÃO Precificação das tarifas do aluguel 14 MERCADO Nanolocação 6 ENTREVISTA Henrique Antunes, diretor de vendas e marketing da BYD Brasil 10 NA FRENTE Anuário Brasileiro do Setor de Locação 2023 16 CARRO POR ASSINATURA Inadimplência: sinal de alerta 18 LEGISLAÇÃO Cadastro positivo de condutores

5 23 BRASIL VIAGEM Use o leitor QR Code do seu smartphone para acessar o site da ABLA 24 POR DENTRO 6 ENTREVISTA 23 BRASIL VIAGEM Três opções para o roteiro de Carnaval 24 POR DENTRO Nova picape Chevrolet Montana 25 FIM DE PAPO Os benefícios do e-commerce 20 TECNOLOGIA Tendências para impactar a operação das locadoras 22 QUALIFICAÇÃO UNIABLA sob nova coordenação

6 EXPERTISE EM HÍBRIDOS E ELÉTRICOS HENRIQUE: EXPERIÊNCIA DE QUEM JÁ ATUOU COMO LOCADORA Entrevista

7 HENRIQUE ANTUNES, diretor de vendas e marketing da BYD Brasil, é o entrevistado desta edição. Formado em administração de empresas, possui 22 anos de experiência na comercialização de veículos elétricos e a combustão. Ele está na BYD desde 2015, e agora assume a área de veículos com a missão de projetar e consolidar no Brasil a linha de automóveis eletrificados da marca chinesa. Henrique anunciou na conversa a seguir que a companhia apresentará em fevereiro uma inédita política comercial dedicada às locadoras. O executivo também falou sobre as possibilidades de modelos oferecidos pela BYD que podem ser incorporados às frotas do setor, tais como os elétricos BYD TAN EV, BYD HAN EV, Yuan Plus EV, D1 EV e o híbrido Song Plus DM-i. Todos os veículos da BYD são fabricados na China e importados para o Brasil. A empresa adotou como estratégia ser a primeira montadora em nível mundial a se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento e fabricação de veículos elétricos e híbridos. Locação: Como a BYD está enxergando o mercado de locação? Henrique Antunes: A BYD quer ampliar sua presença nesse mercado, que, para nós, não é novo. A empresa chegou a atuar alugando diretamente seus veículos para transportadoras. Agora, é o momento de estreitar o relacionamento com as locadoras. Sempre enxergamos a locação como uma excelente ferramenta para incrementar a mobilidade. Locação: De que maneira vocês atuarão? HA: Vamos oferecer às locadoras um line up variado de veículos, desde SUVs com sete lugares até o Song Plus, que faz sucesso na China e que estamos lançando no Brasil para ser o SUV híbrido plug in com menor preço do mercado. E a partir de fevereiro, teremos uma política comercial exclusiva para as locadoras associadas à ABLA, que incluirá vantagens muito atrativas para quem adquirir os veículos da marca. Locação: Vocês participaram como expositores do último Fórum da ABLA. Qual foi o balanço? HA: Nós notamos o público formado por empresários e gestores muito interessado em veículos elétricos. Havia uma disposição muito acentuada de conhecer e testar os modelos. Locação: Independente do porte, as locadoras que tiverem interesse em conversar sobre as vantagens e desvantagens do veículo elétrico podem procurar a BYD? HA: Sim, independente do porte. Nós temos uma expertise que podemos compartilhar, com todos os indicadores de desempenho e manutenção de veículos que chegam a atingir 300 mil quilômetros rodados. Estamos à disposição das locadoras. Confira vídeos sobre o novo veículo em https://www.bydcars.com.br/song O HÍBRIDO SONG PLUS DM-I É UMA DAS APOSTAS DA BYD PARA O MERCADO BRASILEIRO Entrevista

8 Capa HORA DE PLANEJAR AS COMPRAS Programação para adquirir veículos é fundamental para a competitividade da locadora

9 Capa RENOVAR A FROTA periodicamente e preservar as boas condições desses ativos para uma futura desmobilização são essenciais para as locadoras se manterem competitivas. Qual seria o melhor momento para fazer essa obrigatória programação de compras de novos veículos? Tercio Gritsch, CEO do Grupo Gritsch e conselheiro gestor da ABLA, diz que essa programação deve ser feita entre o último trimestre do ano anterior ou agora, no primeiro trimestre do ano que se inicia. Segundo ele, vários fatores irão influenciar esse investimento, e todos eles devem ser levados em consideração pela locadora em seu planejamento. “Em primeiro lugar, a locadora precisa entender em qual nicho está inserida, se RAC, terceirização, assinatura ou aplicativo. Com antecedência, a empresa deve fazer a previsão da renovação da frota ou da renovação de um contrato. Isso fará toda a diferença no momento de se definir um volume e iniciar a negociação com a montadora”, afirma Tercio. O conselheiro ressalta que as locadoras associadas à ABLA já dispõem de bons descontos juntos às montadoras. “Ter o respaldo da associação é uma influência muito forte, maior até do que o porte da locadora”, acrescenta. “É preciso que o empresário ou gestor prestem atenção em relação ao desconto na aquisição do veículo, as taxas de juros praticas quando o veículo for financiado e o preço da locação em conjunto com uma avaliação da conjuntura econômica do país, para que possa ter retorno nesse investimento”, aconselha Tercio. Outro aspecto a considerar é entender o momento pelo qual a locadora passa e quais são suas perspectivas de negócios. Ingressar numa modalidade nova, como a assinatura de veículos, demandará mais cuidados no planejamento. “A entrada em um novo nicho implica num investimento maior. Portanto, antes de se aventurar em uma nova modalidade de locação, é sempre importante estudar esse negócio, avaliar os riscos e oportunidade. Cada um deles possui suas peculiaridades”, explica Tercio. Estar atento à movimentação do mercado e fazer comparações sobre como está a idade média da frota é outra recomendação válida. Mas a melhor avaliação é mesmo a que considera o conjunto de fatores que incluem não a idade média, mas também o quanto o ativo está depreciado em relação ao estado geral do veículo e a quilometragem. Por fim, mas não menos importante: onde conseguir dinheiro para financiar essas compras? “A oferta de crédito, embora bastante comprometida hoje pelas altas taxas de juros, passou a ser expressiva também a partir de novos players de mercado. Saindo dos grandes bancos e financeiras, hoje existem excelentes oportunidades através de cooperativas de crédito e fintechs, entre outros”, finaliza o conselheiro da ABLA. TERCIO GRITSCH: IMPORTANTE TER O RESPALDO DA ASSOCIAÇÃO

10 Na Frente ANUÁRIO 2023 TERÁ NOVAS ESTATÍSTICAS PAULO MIGUEL E MARCO AURÉLIO, DO CONSELHO GESTOR DA ABLA, APRESENTARÃO OS NÚMEROS DO SETOR Publicação será lançada em março, com dados atualizados sobre a atividade de locação de veículos em todo o país COMO SE COMPORTOU o mercado de locação em 2022? Foi um ano de recuperação, após sentir os efeitos da pandemia nos negócios durante um longo período? Ou a verdadeira recuperação para as locadoras virá agora, em 2023? Essas são algumas das perguntas que o novo Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos ajuda a responder. O lançamento da publicação, produzida pela ABLA a partir de dados do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), está previsto para março. Um dos avanços em relação a edições anteriores será a ampliação dos dados disponibilizados, inclusive com mais informações sobre modalidades que estão crescendo nos últimos tempos. Haverá, por exemplo, aprofundamento das estatísticas sobre frotas de caminhões e motos no setor de locação. O presidente do Conselho Nacional, Marco Aurélio Nazaré, e o conselheiro Paulo Miguel Junior farão a apresentação dos números do Anuário 2023. “Daremos um passo adiante para customizar a publicação, inserindo mais números e estatísticas e menos entrevistas e reportagens”, explica o secretário de comunicação da ABLA, Olivo Pucci. Segundo ele, a mudança ajudará a caracterizar ainda mais o Anuário das Locadoras como a publicação técnica do setor, a exemplo do que também fazem outras grandes entidades da cadeia produtiva. “Além disso, ficará mais fácil para que o mercado publicitário diferencie os nossos principais produtos editoriais, que são o Anuário e a Revista Locação, sem perda de qualidade em nenhum dos dois”, diz Pucci. O Anuário ficará bem caracterizado como a publicação especializada em números e estatísticas; e a Revista Locação bem caracterizada como a publicação especializada em entrevistas e reportagens jornalísticas. Em breve, mais informações sobre a agenda de lançamento do Anuário 2023 estarão no www. abla.com.br. Aguarde.

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12 O QUE É UM "PREÇO JUSTO" PARA UMA LOCADORA? Todo empresário ou gestor que trabalha no setor já deve ter feito essa pergunta e refletido a respeito dessa questão. Em outras palavras: “Quanto devo cobrar para que o negócio continue sustentável e não haja o risco de ter que fechar as portas da empresa? Para Jorge Miguel, da Talentum Tecnologia, o preço justo é “aquele que remunera todos os custos da locação e ainda é capaz de gerar dinheiro novo para a empresa, ou seja, o lucro”. Também ministrante de cursos sobre o assunto, Jorge ressalta que essa parece uma resposta PREÇO JUSTO E CERTO Gestão óbvia, mas é fundamental destacar a importância de obter lucro em todas as operações da locadora como o próprio aluguel do veículo, acessórios e a venda do veículo usado. “Ainda é possível ouvir entre iniciantes no mercado que o lucro da locação é o valor de revenda do veículo usado. Essa é uma lenda que não se sustenta na realidade. Hoje, com o mercado cada vez mais competitivo, é preciso minimizar custos, preservar margens e ainda manter um preço competitivo”, assinala ele. Uma coisa, porém, é certa: o principal fator do preço justo é, de fato, o custo de aquisição do veículo

13 e, ainda mais importante, a forma como o veículo é adquirido. “Comprar o veículo com recursos próprios elimina o custo dos juros de financiamento, mas requer uma remuneração através do lucro que o justifique”, avalia Jorge. Ele identifica no financiamento de veículos o "calcanhar de Aquiles" da locadora. “A taxa de juros pode inviabilizar a operação e gerar níveis de endividamento que acabam levando a locadora a sair do mercado”, afirma. É preciso pensar que a locação de veículos é uma atividade que requer capital intensivo, ou seja, uma rotatividade de capital muito grande e em prazo muito curto (em média, a cada dois anos), período em que a locadora precisa reinvestir todo o capital utilizado e, se quiser crescer, injetar mais capital. “É atividade que exige acompanhamento constante nos mínimos detalhes para perseguir o resultado positivo”, comenta o diretor da Talentum. Ao ser questionado sobre quais os erros mais comuns das locadoras na busca do preço justo, Jorge responde: “há vários equívocos, mas de forma genérica o mais significativo é seguir os preços de mercado sem qualquer apuração, controle e gerenciamento dos custos e despesas.” Ou seja, não adianta se pautar pelo preço da concorrência se internamente a operação não estiver ajustada. SAÚDE FINANCEIRA X INVESTIMENTOS Além do dinheiro para a aquisição de ativos, os demais custos de operação são igualmente importantes e devem ser acompanhados dia a dia pelo gestor, principalmente, para confirmar os parâmetros e índices de custos utilizados na composição de preços. Jorge lembra que cada organização tem suas peculiaridades e características de operação, mas que a última palavra é sempre a do mercado. “Sabemos que a disputa nesse mercado é altamente competitiva, o que reforça a necessidade de controle de custos e despesas”, diz ele. A revisão dos custos e despesas deve ser feita a cada vez que um dos itens desses tópicos sofre alguma alteração. Já a revisão dos preços depende, em boa parte, do mercado. Diante da competição, estar alinhado com os valores praticados pela concorrência é algo inicialmente positivo. Porém, dependendo da saúde financeira da locadora, não será possível aguardar por muito tempo o momento de repassar custos e majorar os preços. Os primeiros sinais de que a locadora não vai bem são o aumento do prazo de financiamento, depois o aumento da idade média dos veículos e, por fim, a redução da própria frota. Não raro, todo esse processo é acompanhado por um crescente aumento no nível de endividamento da empresa. Sair desse "círculo desastroso" exigirá muita energia e preço justo para a locadora.

14 Mercado O SERVIÇO de carsharing é conhecido de longa data pelo mercado de locação. A modalidade baseada no compartilhamento do veículo – muitas vezes em bases como condomínios e empresas, por um período normalmente mais curto do que a tradicional diária de 24 horas – tem ganhado um público cada vez maior. LOCAÇÃO POR PERÍODOS CURTOS UM CONCEITO Fundador do aplicativo UCorp sugere uma nova nomenclatura para o carsharing, que se afirma como tendência GUILHERME, DA UCORP

15 “O termo ´carsharing´ confundia uma boa parte dos nossos usuários, e o mercado estava com dúvidas sobre a efetividade da modalidade no Brasil. Nosso time de inteligência fez um grande trabalho de escuta ativa tanto de usuários quanto de clientes, e detectou que o modelo mais aderente é formato de ´locação por minuto´ ou ´por trajeto´, que, dentro das cidades, costumam ser curtos e com duração abaixo de uma hora. Após algumas sessões de brainstorm, chegamos ao conceito do Nano, pequeno espaço e curto período de tempo, e nanotecnologia, pois toda experiência é digital”, explica ele. Sob esse ponto de vista, a nano locação portanto se assemelha à locação tradicional para questões regulatórias, jurídicas e seguros, mas o usuário só paga pelo período utilizado com todas as coberturas de uma locação tradicional. “A nano locação disponibiliza para o cliente a possibilidade de utilizar o veículo apenas por um determinado trajeto, e pelo tempo que precisar. É um conceito mais próximo de nossa realidade”, argumenta Guilherme. Entre os impactos no negócio de locação, o CEO do UCorp cita a abertura de novas receitas para as empresas com a cobrança por minuto, que pode alcançar tíquete médio maior do que a locação tradicional. Tecnologia é parte fundamental dessa equação. “Ela possibilita a redução de custos com pessoas e educa os consumidores para o auto-serviço. A tecnologia otimiza desde o acesso ao serviço até as aprovações de crédito, abastecimento e checklist de embarque e desembarque. A praticidade de poder embarcar ou desembarcar em diferentes pontos também são impactos positivos”, acrescenta Guilherme. Com essa startup de mobilidade, os fundadores do aplicativo querem democratizar o acesso a veículos elétricos. Recentemente, em parceria com montadoras e locadoras, a UCorp desenvolveu a plataforma Flou para serviço de compartilhamento all sharing (moto e carro elétrico), via aplicativo. “É hora de as locadoras ingressarem no segmento digital de mobilidade. Acreditamos que uma grande mudança já está em curso e todo mercado de mobilidade e locação precisará se adaptar ao novo comportamento de consumo dos brasileiros nas cidades”, finaliza Guilherme. Com essa evolução, surgem novas abordagens para o serviço. Guilherme Cavalcante, CEO e fundador do aplicativo UCorp, defende um conceito que, no seu entendimento, seria mais próximo da realidade: a nano locação. Segundo ele, o termo surgiu da necessidade de comunicar melhor ao usuário o modelo de serviço prestado.

16 SEGUNDO PESQUISA divulgada no dia 20 de janeiro pela CNC, Confederação Nacional do Comércio, o brasileiro nunca esteve tão endividado quanto agora. A proporção de quem tem compromissos financeiros com cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal, carnês, financiamento de carro, TODA ATENÇÃO COM A INADIMPLÊNCIA financiamento de casa e outros tipos de dívida passou de 70,9% em 2021 para 77,9% no ano passado. Praticamente apenas uma a cada cinco famílias não contraiu dívidas. Entre aqueles que possuem renda maior que dez salários mínimos, o índice é menor, mas ainda assim elevado (74,3% das famílias dessa faixa Carro por assinatura

17 estão endividadas). A pesquisa revela que a cada mil consumidores desse grupo, 133 atrasaram dívidas, um aumento de 1,5% em seis anos. O cartão de crédito foi o mais citado como dívida contraída no pós-pandemia: 86,6% da população possui débitos do cartão a serem saldados. É o maior percentual histórico nos últimos dez anos. Em 2020, o primeiro ano da pandemia, as dívidas com cartão ficaram estagnadas, voltando a crescer em 2021 e novamente agora em 2023. A pesquisa também mostra que as mulheres se endividam mais no cartão de crédito que os homens, mas estes, por sua vez, demonstram mais dificuldade do que as mulheres para pagar as dívidas acima de 90 dias de atraso. Enquanto a inflação é a principal vilã entre o consumidor de menor renda, os motivos para a elevação do endividamento entre os que ganham acima de dez salários mínimos são mais variados. A retomada do entretenimento fora de casa, por exemplo, fez mais consumidores de maior renda se endividarem no cartão de crédito. IMPACTOS – O índice elevado de endividamento pode levar ao aumento da inadimplência, o que afeta todo o setor de serviços. Entre as locadoras, esse comportamento é particularmente digno de ser observado, principalmente entre as empresas que pretendem investir na modalidade de aluguel por assinatura. Nesse nicho, os contratos com os clientes são longos e existe maior probabilidade de inadimplência ao longo do período em que a locadora recebe as mensalidades. Esse olhar mais apurado para o longo prazo é uma característica do aluguel por assinatura, que vem crescendo como especialidade de negócio entre as locadoras. Para o presidente do Conselho Nacional da ABLA, Marco Aurélio Nazaré, a tendência é que a participação do carro por assinatura no mercado “venha até a dobrar no médio prazo, já que, apesar de ser uma modalidade recente, veio para ficar”. Realizada anualmente, a pesquisa da CNC faz o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor, com informações sobre o nível de comprometimento da renda do consumidor com dívidas, contas e dívidas em atraso, e sua percepção em relação à capacidade de pagamento. Carro por assinatura

18 Legislação CADASTRO POS I T IVO DE CONDUTORES JÁ ESTÁ VALENDO DESDE SETEMBRO do ano passado está à disposição da população o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), também conhecido como Cadastro Positivo de Condutores. Criado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o RNPC é um cadastro que permite a empresas e órgãos públicos oferecer benefícios a motoristas que não tiverem cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses. É mais uma funcionalidade disponível na Carteira Digital de Trânsito (CDT), que já traz utilidades como a Venda Digital, o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) e o Renave 0 Km. A boa conduta dos motoristas poderá ser premiada pela locadora, por exemplo, com descontos, isenção de taxas e condições diferenciadas para a locação de veículos. Outras possibilidades de benefícios que esses bons condutores poderão pleitear são na contratação de seguros, tarifas de pedágio e estacionamento, entre outros. As locadoras interessadas em oferecer vantagens podemmanifestar interesse junto à Senatran a qualquer momento, preenchendo um formulário on-line, disponível no portal de serviços da secretaria (portalservicos.senatran.serpro.gov.br). Por parte do condutor que quiser ter seu nome do RNPC, o cadastro é feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou também no portal da Senatran. Ao fazer isso, o participante dá o consentimento para que seu nome seja consultado e constatado que está apto a receber os benefícios.

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20 Tecnologia TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS LOCADORASCar sharing e incremento no uso de dados da tecnologia embarcada nos veículos são duas tendências que chegam para impactar a operação das empresas JOÃO: TECNOLOGIA CADA VEZ MAIS ACESSÍVEL

21 Tecnologia A NECESSIDADE de proteger a frota contra roubos e furtos por meio do rastreamento foi o propulsor inicial do uso da tecnologia entre as locadoras. Hoje, a evolução da tecnologia embarcada no veículo, aliada ao uso de hardwares e softwares especialmente desenvolvidos para o mercado de locação, faz com que o setor adote a tecnologia como tendência, em uma crescente transformação digital. “A segurança continua sendo uma preocupação, e há evoluções também nessa área que vão muito além do rastreamento e bloqueio. Porém, existem possibilidades que surgem com a tecnologia e que ainda não foram exploradas pelas locadoras. As empresas ainda não despertaram para essas oportunidades”, avalia Paulo Henrique Andrade, CEO da IturanMob. A IturanMob é o braço de mobilidade da Ituran, empresa israelense com atuação mundial em rastreamento com pronta resposta. Com a IturanMob, a aposta é oferecer às locadoras uma solução que permita implantar na operação o car sharing totalmente digital, ou seja, um modelo de negócios em que o cliente possa acessar o carro em condomínios e outros lugares onde o veículo esteja estacionado, de maneira totalmente automatizada e descomplicada, tornando a viagem muito mais ágil. Uma experiência cada vez mais valorizada pelo usuário de carro alugado, inclusive no formato de assinatura. Para permitir essa facilidade, o sistema da IturanMob combina soluções de hardware e software e integra telemetria e recursos de gestão e acompanhamento da frota numa única ferramenta. Por meio de um aplicativo, o cliente consegue localizar o veículo na rede oferecida pela locadora e realizar todos os procedimentos necessários para a locação, sem a necessidade de se dirigir a uma loja ou ponto de atendimento. A chave fica no carro. A locadora consegue acompanhar tudo a partir do software. Na Vai, outra empresa dedicada à tecnologia aplicada à mobilidade, a aposta é na IoT, internet das coisas. Os veículos atuais são cada vez mais conectados e capazes de gerar dados essenciais para a manutenção e gestão da frota. Podemos dizer que o carro está disposto a “conversar” conosco, compartilhando essas informações geradas na condução do veículo. Mas, para tanto, é preciso que a locadora esteja preparada para extrair e analisar esses dados. João Marcelo Barros, co-fundador da Vai, cita entre as facilidades proporcionadas pela plataforma da empresa a possibilidade de ter relatórios periódicos com inteligência de dados, localização em tempo real, controle de manutenção e segurança. Alguns exemplos são controles de quilometragem, status de peças e indicadores de manutenção. Tudo em um único dispositivo. “Existem mais de 15 mil CNPJs de locadoras no Brasil e muitas ainda precisam descobrir que a tecnologia se tornou acessível e dá para ir além daquilo que todo mundo julga essencial, que é a segurança”, completa João. PAULO: CAR SHARING DESCOMPLICADO

22 Qualificação LEONARDO SOARES é o novo coordenador geral da UNIABLA, o braço acadêmico da ABLA, que realiza periódica e regularmente uma série de capacitações dedicadas aos gestores e profissionais atuantes no mercado de locação de veículos. Na rápida entrevista a seguir, Leonardo fala sobre as perspectivas da UNIABLA em 2023: Locação: Qual o seu envolvimento anterior com a UNIABLA? Leonardo: Acompanho a iniciativa desde o início, e sempre estive ao lado do Faustino, até porque, como diretor regional da ABLA em Minas Gerais e também na direção do SINDLOC mineiro, nós sempre privilegiamos a formação profissional. Prova disso é que Minas sempre foi um dos estados mais ativos na realização de cursos da UNIABLA e no engajamento em torno desses cursos. Entendo que preparar e qualificar pessoas é algo muito importante para o setor. Locação: Quais foram as suas primeiras medidas como coordenador? Leonardo: Sou um entusiasta da UNIABLA. Recebi o convite no ano passado para assumir a coordenação e encarar o desafio de tornar ainda mais exitoso esse projeto. No momento, estamos em fase de planejamento, contemplando tudo o que já foi realizado e trazendo ideias novas. A perspectiva inicial é manter o foco nos cursos dirigidos para as demandas dos associados e, no futuro, expandir a formação oferecida para o mercado. Locação: Que mudanças virão por aí na UNIABLA? Leonardo: Queremos divulgar em março o calendário de cursos em 2023. Daremos grande atenção às atividades presenciais. Vamos trabalhar com o apoio e o engajamento dos diretores regionais, e também dos SINDLOCs, inclusive para levantar quais são as demandas dos associados em cada região, quais cursos despertam maior interesse. Teremos um trabalho intenso para viabilizar economicamente essas atividades em todo o país, acionando patrocinadores e parceiros. Por falar em parceiros, seguiremos com a plataforma do SEST SENAT para a realização dos cursos EAD, mas iremos avaliar em conjunto as atualizações do programa. Locação: Podemos aguardar então uma nova UNIABLA em breve? Leonardo: Sim, a UNIABLA é estratégica para o setor, e a intenção é torna-la ainda mais importante para as locadoras. Além de cursos, teremos palestras na programação. E vamos resgatar o formato que privilegia a presença física nas atividades, proporcionando não apenas qualificação, mas também uma grande oportunidade de network aos participantes. UMA NOVA UNIABLA VEM AÍ O novo coordenador da universidade corporativa da ABLA, Leonardo Soares, falou em entrevista sobre os planos para 2023 LEONARDO: VAMOS RESGATAR NESSE PÓS-PANDEMIA O PRESENCIAL QUE SEMPRE FOI UM ASPECTO MUITO FORTE DOS CURSOS DA UNIABLA

23 Brasil Viagem CURITIBA A folia não é o forte da capital paranaense, mas a prefeitura promete a volta da programação de rua, com atrações como a Zombie Walk. A cidade é ótima para passeios de carro. Um dos pontos que vale a pena conhecer é o maior museu de arte da América Latina, o Oscar Niemeyer (foto). ARNAVAL TRÊS DESTINOS PERFEITOS PARA A LOCAÇÃO DE VEÍCULOS GOIÂNIA A cidade terá uma programação bem diversificada de blocos carnavalescos, para todos os gostos, do axé ao rock. De carro fica mais fácil conferir as atrações locais, como os seus vários parques. Na foto, o Lago das Rosas, parque mais antigo da cidade. FORTALEZA Não dispense o carro na capital cearense, mesmo no Carnaval. Num raio de 100 quilômetros a partir do centro (foto), estão cidades como Aquiraz (local de belas paisagens e do Beach Park) e Lagoinha, ao norte, cuja praia é sempre citada entre as mais bonitas do país.

24 NOVIDADE AGUARDADA pelo mercado, a nova picape Chevrolet Montana está para chegar às concessionárias e deve fazer sucesso também entre os frotistas. Algumas características importantes do modelo já são conhecidas: A Montana 2023 será maior do que a Fiat Strada, forte concorrente da picape da GM. A caçamba, batizada de Multiflex, terá capacidade de 874 litros ou 600 quilos (confira na foto). O consumo médio esperado é de 7,5 km por litro de gasolina. Alguns itens destacados pela montadora são o acendimento automático dos faróis com sensor crepuscular, chave inteligente e sensor de estacionamento. A versão top de linha (Premier) traz alerta de ponto cego. Serão oferecidas versões de câmbio manual até o câmbio automático de seis marchas. Na pré-venda para o varejo, os preços sugeridos vão de R$ 134.490 até R$ 140.490. DETALHE DA FABRICAÇÃO DO MODELO NA FÁBRICA DA GM EM SÃO CAETANO DO SUL A CAÇAMBA FOI PROJETADA PARA OFERECER DIVISÕES DE COMPARTIMENTOS Por Dentro

25 A PANDEMIA forçou a digitalização de negócios das mais diversas áreas. Neste momento, a automação já é esperada na rotina de qualquer um deles. Utilizar plataformas de última geração para sua loja virtual, CRM que possibilita a automação de processos, além de providenciar a melhor e mais fácil experiência do usuário, é uma experiência esperada por qualquer usuário. Para que as campanhas das locadoras, tanto no Google Ads quanto no Facebook Ads, funcionem, é imprescindível ter uma ótima loja virtual em funcionamento, afinal, os anúncios destinarão os usuários para o e-commerce. Mesmo que as pessoas tenham o hábito de entrar em contato com a locadora através do whatsapp business, a empresa poderá colher informações detalhadas da experiência delas, disponibilizando no seu próprio e-commerce a possibilidade de completar a experiência, contatando seu time de vendas pelo aplicativo. Uma boa plataforma de e-commerce dispõe de ferramentas que reúnem todas as soluções para as necessidades que envolvem uma negociação online segura. Além disso, é um canal que permite a arquitetura de uma experiência detalhada para os usuários, trazendo insights valiosos acerca da jornada de compra. Compreender quais são os produtos mais acessados, páginas de maior permanência ou mesmo setores do site que precisam ser melhor trabalhados, fazem do e-commerce um canal de vendas valioso, que não pode ser ignorado. As principais características de um bom e-commerce são: ótima experiência do usuário (carregamento rápido, estrutura das informações diretas, concisas e coerentes, adaptação a diversos dispositivos móveis, fácil compreensão e uso); segurança criptografada; dispor de forma segura para a transação. Fim de Papo O Eloca e-commerce oferece: segurança criptografada; validação facial antifraude; adaptação à diversos dispositivos móveis (celular, tablet, notebook); dashboard com visão geral das locações; equipe de suporte altamente capacitada; fácil usabilidade. E-COMMERCE BENEFÍCIOS PARA LOCADORAS DE VEÍCULOS

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