Revista Locação 105

37 INDICADORES DE RESULTADOS 4 GESTÃO DE ATIVOS 3 Ao criar estratégias para a manutenção de seus ativos, as empresas alcançam mais produtividade e a redução de custos do negócio. Assim, a gestão de manutenção e ativos tem recebido cada vez mais atenção, inclusive entre as locadoras. Lembrando que um ativo é qualquer objeto tangível ou intangível pertencente a uma empresa, como equipamentos, um prédio, as instalações e, no caso das locadoras, a frota de veículos. Entre as ferramentas que auxiliam a locadora a gerir sua frota estão programas de manutenção preventiva, controles de débitos referentes a impostos e dispositivos de telemetria. “Não é possível acompanhar aquilo que não se mede!” é uma das lições de Peter Drucker, um dos maiores teóricos da administração de empresas. Definir os indicadores necessários para o acompanhamento dos processos estratégicos e operacionais da empresa é, de fato, uma necessidade, mas por onde começar? Teóricos apontam algumas possibilidades de indicadores: eles podem medir produtividade, eficiência e eficácia, qualidade, competitividade, rentabilidade, cumprimento de metas etc. O importante é que esses indicadores sejam estratégicos, ou seja, estejam atrelados à visão e ao perfil do negócio definidos por seus gestores.

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