31 Mercado que deve prosseguir em 2023. A frota total das locadoras atingiu 1,37 milhão de veículos no mês de outubro, crescendo 20% em relação a dezembro de 2021. Cássio identificou o mês de maio deste ano como o início da retomada de compras de novos por parte das locadoras, após dois anos de pandemia e de elevação dos preços dos ativos. Segundo ele, no ano passado, os estoques das montadoras estiveram em baixa, e a situação só começou a se normalizar em meados de 2022. “O aumento médio dos novos em 2022 acompanhará a inflação, mas os preços seguirão impactados pelas inovações tecnológicas e de segurança”, analisou ele. O presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré, disse acreditar que a tecnologia possa aumentar o “gap” entre novos e seminovos entre as locadoras. Milad, da Jato, lembrou que algumas dessas inovações estão inclusive previstas na legislação para os próximos dez anos, como os controles eletrônicos de estabilidade obrigatórios (em 2024) e os sensores remotos traseiros (em 2030). E a revolução do 5G no mercado automotivo está apenas começando, acrescentou o executivo. Segundo ele, as pesquisas indicam que 20% da economia em torno da tecnologia 5G estará concentrada na indústria automotiva. “De qualquer forma, a pressão sobre os preços causada pela crise dos semicondutores começa a mudar no próximo ano”, assinalou Milad. “Independente do preço, as vendas diretas estão em curva ascendente e isso não deverá ter volta. As locadoras estão fazendo a lição de casa para voltarem a ocupar a posição de grandes clientes das montadoras”, finalizou Cássio. MILAD: A TECNOLOGIA EMBARCADA SEGUIRÁ IMPACTANDO O CUSTO DOS VEÍCULOS
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