35 STORYTELLING E VENDAS Uma dificuldade de quem trabalha com vendas é desenvolver a naturalidade ao falar e, principalmente, dar poder e persuasão a suas palavras. De nada adianta ser prolixo no discurso de vendas, se tudo que estiver saindo de sua boca, interessar somente a você. A poderosa arte de contar histórias faz com que suas palavras tripliquem o poder para uma negociação, até mesmo no relacionamento pessoal. Contar histórias é um ato milenar, que reúne pessoas em torno de mensagens, conhecimento e informação desde o tempo em que apenas a oralidade era possível. A argumentação acima é do consultor William Paganelli. A dica dele é: treine sua equipe a contar histórias de cases de sucesso dos seus clientes para ter melhor resultados em vendas. no storytelling uma boa forma de passar mensagens, evocar uma ligação emocional e criar empatia entre os clientes. A conclusão desses estudiosos é que, no ambiente de negócios, uma história bem contada pode revelar um lado da empresa que os clientes ignoram, e que isso pode ser um fator importante na missão de aguçar a curiosidade deles e conquistá-los. O storytelling fortalece a marca e contribui para dar um toque mais humano à atividade da empresa. Internamente, ele se torna mais um fator de motivação e engajamento, no sentido de que a equipe se orgulhe de fazer parte dessa história e execute suas funções com qualidade. O legado histórico da empresa pode ser um dos alicerces de sua missão. Então, como adotar o storytelling na prática? O primeiro passo é levantar a história de como a empresa foi formada, a origem de seus fundadores, suas dificuldades para se firmar, como ela venceu desafios. Outra fonte de narrativas são os próprios clientes, trabalhos e parcerias. Imagine uma locadora que, com seus serviços, tenha participado, por exemplo, da criação de Brasília. Essa seria, sem dúvida, uma história que deve ser ressaltada. A inserção dessa história no ambiente da empresa pode seguir vários caminhos: em informativos virtuais e impressos, em destaque no site, no marketing, na programação visual etc. Sua locadora tem uma boa história para contar? Então é hora de colocá-la a serviço dos negócios. “A EMPRESA começou com uma pequena agência, no centro da cidade. No começo eram apenas seis Fuscas usados e financiados.” Amaioria dos empresários e gestores do mercado de locação já ouviu falar de histórias como essa, no caso, da fundação de uma das maiores redes de locadoras do país, na década de 70. Histórias de crescimento e expansão são comuns no setor, mas nem sempre elas são divulgadas e, principalmente, se tornam uma ferramenta de comunicação. A história de uma empresa não é apenas uma herança que fica no papel. Ela funciona também como mais uma forma de se conectar com o cliente, que valoriza e se identifica com trajetórias animadoras. A arte de contar histórias, ou o storytelling, é uma técnica valorizada nos dias de hoje pela comunicação corporativa. Especialistas identificam
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