Revista Locação 104

3 Palavra do Presidente MARCO AURÉLIO NAZARÉ PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL ENTRE OS dois primeiros trimestres deste ano, aconteceu uma sensível melhora em relação à produção de veículos por parte das montadoras e, também, uma significativa redução dos prazos de entregas de pedidos feitos pelas locadoras. Essas foram algumas das principais conclusões que pudemos tirar das estatísticas de compras de automóveis e comerciais leves feitas pelas empresas do nosso setor, na primeira metade de 2022. Os emplacamentos feitos pelas locadoras no Brasil aumentaram 85,4% na comparação entre o 1T e o 2T neste ano. Conforme os números que a ABLA recebeu do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), nos primeiros três meses foram emplacados 78.578 automóveis e comerciais leves, enquanto no segundo o nosso total de compras saltou para 145.720 unidades. É verdade que as montadoras passaram a enfrentar queda na demanda por parte do varejo, o que também ajuda a explicar a expansão dos volumes negociados com os diversos clientes das vendas diretas, entre eles as locadoras. Tanto é que, se consideramos as compras das empresas de aluguel de carros feitas até o final de junho, chegamos em 223.967 unidades. Isso representa 49,3% do total de veículos adquiridos por locadoras ao longo de todo o ano passado. Na segmentação entre as principais montadoras, nesse semestre o volume de vendas para locadoras foi o seguinte: Stellantis (68.891), Volkswagen (47.138), Hyundai (42.950), Chevrolet (27.095) e Renault (16.945). Já entre os modelos mais vendidos ficaram o HB20 (29.971), GOL (22.419), Strada (18.494), Mobi (17.147), Argo (13.365), Voyage (12.357), Pegeout 208 (12.722), Cronos (10.365), HB20S (9.373) e o Ônix Plus (8.366). O resultado é que, enquanto em dezembro de 2021 a frota total do setor de locação era de 1.136.517 automóveis e comerciais leves, ao final de junho de 2022 foi atingida a marca de 1.213.220 unidades. Trata-se de um crescimento de frota de 6,3% no semestre. Para efeito de outras comparações, em 2020 o faturamento do setor de locação de veículos no país havia sido de R$ 17,6 bilhões, ainda sob o impacto das medidas de isolamento social causadas pela pandemia de Covid-19. No ano passado, o faturamento da atividade cresceu 33,5%, no maior avanço registrado nos últimos cinco anos. Vamos em frente. Que este segundo semestre seja ainda mais promissor para os negócios de todas as locadoras associadas na ABLA. A REALIDADE DAS COMPRAS DE VEÍCULOS EM 2022 “NO SEGUNDO TRIMESTRE, HOUVE EXPANSÃO DOS VOLUMES NEGOCIADOS COM CLIENTES DAS VENDAS DIRETAS, ENTRE ELES AS LOCADORAS”

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