27 Terceirização EM PLENA pandemia, o mercado de consórcios mostrou sinais de vigor e continua em alta. Segundo a ABAC, Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, de janeiro a maio de 2022 o sistema de consórcios manteve o ritmo de expansão, com 1,5 milhão de novos planos e mais de 96 bilhões de créditos comercializados. Um crescimento de 15% com relação ao mesmo período do ano passado. O setor não ficou imune à avalanche de inovações que a tecnologia tem provocado na economia. Modelos diferenciados estão sendo oferecido, inclusive por parceiros da ABLA. É o caso do Turn2C, uma startup que atraiu investidores como a B3, a bolsa de valores. Trata- -se de uma solução de inteligência artificial (IA) para o mercado de consórcio. O modelo reúne de um lado o cliente que deseja adquirir o consórcio e, de outro, a rede de distribuição (composta por concessionárias, por exemplo) de milhares de produtos que estão disponíveis e as administradoras de consórcios cadastradas pelo Banco Central. “O papel da ferramenta é encontrar o produto certo para o cliente, de acordo com sua demanda específica, entre as milhares de alternativas que o mercado oferece”, explica Thiago Ramos, sócio-fundador e responsável pela área de produtos da Turn2C. Segundo ele, cada consulta efetuada na plataforma dura em torno de três segundos, assim que o cliente fizer o login e alimentar a busca com os dados de sua demanda. É um comparativo real de mercado, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. É possível consultar sob vários parâmetros: número de carros que deseja financiar, modelo, valor de entrada, meses para retirar o veículo etc. Com esses dados, a plataforma faz a busca e indica entre a rede associada quem possui um produto que poderá atender àquele pedido. Caso não encontre o produto com o formato exato da solicitação, o site indica a alternativa que mais se aproxime do desejo do cliente. Importante ressaltar que o consórcio de veículos é apenas uma das possibilidades. Além da facilidade e agilidade na pesquisa, o diferencial da Turn2C é a segurança do usuário de que encontrará o rapidamente o consórcio que deseja, de forma descomplicada. “Por meio da ferramenta que usa inteligência artificial para a pesquisa, as locadoras têm acesso a produtos que são de prateleira e que podem ser adequados para suas necessidades”, afirma Thiago. A ferramenta é alimentada por modelos financeiros e estatísticos, além da expertise de mercado. Encontrar o produto certo a ser contratado é um fator decisivo para que o cliente permaneça pagando as parcelas, ou seja, permaneça aderido ao consórcio. Pesquisas indicam que o nível de cancelamento dos contratos pode chegar a 50% nos primeiros meses. “Evitar que o cliente desista do consórcio é o próprio motivo de nossa empresa existir”, acrescenta Thiago. Segundo ele, o índice de assertividade de quem contrata a partir da Turn2C é de 97%. Caso algum cliente resolva cancelar o contrato, a equipe avalia o motivo do cancelamento. “Acreditamos que esses 3% são aqueles que realmente não consigam arcar com os pagamentos, por um ou outro motivo”, esclarece Thiago. A Turn2C possui uma equipe comercial para gerenciar a rede e é remunerada por contrato pelas administradoras de consórcios. “Queremos alcançar a todos que pensem em consórcio”, resume o head da Turn2C. FINTECH TRAZ NOVO MODELO DE NEGÓCIO Primeira fintech autorizada pelo Banco Central para operar como administradora de consórcios, o Klubi é um consórcio 100% on line. Assim como a Turn2C, promete modernizar e democratizar o acesso ao crédito, via consórcio. A contratação é feita por meio de uma plataforma proprietária, onde o membro do Klubi pode simular opções de planos. "Na plataforma é possível selecionar o valor do crédito e o prazo do plano, confirmar a contratação, e fazer o pagamento das mensalidades. O membro do Klubi tem acesso online a todos os detalhes do contrato, do seu plano, além de um atendimento exclusivo via WhatsApp", explica Eduardo Rocha, CEO e fundador do Klubi. A projeção da fintech para 2022 é originar R$ 200 milhões de créditos e mais de quatro mil planos comercializados. Entre os sócios e investidores do Klubi estão nomes que já possuem empreendimentos importantes em mobilidade, como a 99 e o iFood.
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