20 comprar veículos zero quilômetro. Mas sabemos que a maior parte das locadoras não pode fazer isso. É uma situação delicada: de um lado, precisamos renovar a frota, senão perdemos clientes; de outro, a venda dos seminovos está represada”, pondera o diretor da ABLA. “Nesse momento, é preciso ter muito cuidado na hora da venda do seminovo”, acrescenta Paulo Miguel Júnior, Conselheiro Gestor da ABLA Nacional. “A demanda e os preços estão em baixa, o que significa que existem riscos para a desmobilização”, completa. Por sua vez, o consultor Cassio Pagliarini, da Bright Consulting, acredita que os preços dos usados poderão ceder ainda mais um pouco. “Já se observa uma redução nos negócios, pois os donos dos veículos à venda não encontram compradores que paguem o que eles querem e não abaixam os preços. Isso deverá se ajustar nos próximos meses”, avalia. Cassio lembra que o preço dos novos também está em um patamar elevado. “Subiram 17% acima da inflação em 2021 e já contam com mais 5% acumulados desde dezembro. Isso fez diminuir bastante o segmento de veículos hatchback de entrada, os mais baratos, a ponto de os SUVs serem hoje o segmento mais numeroso. Pelas condições econômicas do país, limitado nível de emprego, altas taxas de juros e pelos aumentos de preços dos veículos, a indústria automobilística deverá andar de lado em 2022, terminando o ano com volumes similares a 2020 e 2021. Se não cair, já será uma vitória”, completa. SEGUIR O PLANEJAMENTO É A MELHOR RECEITA Quando o assunto é renovação da frota, todo o cuidado é pouco. Concretizar uma desmobilização PAULO: A DESMOBILIZAÇÃO EM CONDIÇÕES DESFAVORÁVEIS PODE GERAR PREJUÍZO Frota
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