19 SustentabiliFdraodtae PLANEJAR É PRECISO Desafios para compra e desmobilização da frota DESDE A PANDEMIA, as locadoras aguardam um momento de equilíbrio para desmobilizar os veículos que já estão em uso há algum tempo e ir às compras, para renovar a frota. Apesar de alguns indícios de que a oferta de zero quilômetro começa a se recuperar, a outra ponta dessa equação – os seminovos – se tornou mais uma incógnita: seria mesmo o momento de vender esses ativos? E, caso a resposta seja positiva, haverá compradores dispostos a pagar um preço justo pelos seminovos. Resolver essa equação se tornou questão de sobrevivência para as locadoras. Afinal, nos últimos meses elas retiveram durante mais tempo do que o normal os veículos na frota, uma vez que não havia carro zero para comprar. Agora que a indústria automotiva acena com mais possibilidades de emplacamento, a venda dos seminovos, a chamada desmobilização, se tornou uma tarefa complicada. O diretor regional da ABLA no Rio Grande do Norte, Israel Protásio, conta que a procura por seminovos esfriou demais, principalmente diante das condições que os bancos estão impondo para financiamento desses veículos. “Os juros são altos, e a entrada solicitada chega a 50% do valor total do veículo. Com essas condições, o mercado de seminovos está parado. E acredito que esse cenário deve perdurar pelo menos até o final do ano”, afirma ele. ISRAEL: A VENDA DE SEMINOVOS ESTÁ REPRESADA O detalhe, revela Israel, é que esse comportamento de prevenção de riscos que os bancos estão adotando afeta também a compra dos veículos novos. “No caso aqui da nossa locadora, desistimos do financiamento. Tivemos que usar recursos próprios, ou seja, capital de giro, para
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