17 serviços. Uma novidade que já estava no radar da empresa era o web check in, ou seja, a antecipação do check in pelo aplicativo, tornando mais rápido o processo na loja. O lançamento foi antecipado para abril de 2020. Foi ótimo para a companhia. O cliente tinha maior satisfação, principalmente considerando as condições da época, em que o contato pessoal estava limitado por questões sanitárias. Locação: A tecnologia foi uma aliada? JJ: Sim, o uso do aplicativo ajudou bastante. Em termos de tecnologia, o web check in foi um exemplo de avanço. Também introduzimos no serviço de assinatura o processo completamente digital, exceto a retirada do carro, durante a pandemia. Outro exemplo foi a devolução no tablet, pela qual o cliente devolve o carro em menos de um minuto. Com relação ao atendimento, houve também mudanças e adequações, desde aquelas mais visíveis e que eram necessárias, como a adoção do álcool gel em todas as bases, até outras medidas operacionais que foram percebidas pelo cliente como valor. Locação: A Movida está investindo na eletrificação da frota? JJ: Temos hoje a maior frota de elétricos do mercado, composta de modelos Nissan Leaf, e tamEntrevista bém de BMWi3, Mini elétrico e agora os veículos da BYD.A oferta desses carros é extensiva a todo o país. E temos trabalhado, do nosso lado, para o aumento da rede de eletrificação. Estamos acompanhando essa tendência. Enxergamos uma evolução nesse mercado nos últimos três anos. A velocidade de expansão talvez não seja a esperada, uma vez que a ampliação da rede não é simples, nem barata. Mas acho que empresas e o poder público deverão trabalhar em prol dessa evolução. Já temos clientes que possuem essa necessidade de ter veículos elétricos na frota, em função de tratados de carbono zero. Locação: E a entrada das montadoras, é uma ameaça? JJ: Não considero dessa forma. Mesmo tendo crescido muito nas últimas décadas, a locação é um mercado com grande potencial de expansão. A entrada de montadoras trará benefícios, como maior informação sobre os veículos e o aval dos fabricantes para o argumento de que a locação cabe no bolso das pessoas. Tem espaço para todo mundo. Locação: Quais são os desafios atuais do setor? JJ: O encarecimento dos veículos e o aumento da curva de juros, o que afeta demais um mercado como o nosso, de capital intensivo. Para continuar com equilíbrio e manter a rentabilidade nesse cenário, as empresas precisam fazer um exercício de preço. Então, o grande desafio é retomar esse equilíbrio pré-pandemia. Outro desafio é conversar com o cliente sobre o atual cenário, em que não há tantos carros de entrada, com a mudança de line up na produção de veículos. A oferta para a locação está evoluindo para um novo perfil, com mais SUVs e carros com um degrau acima na categoria, o que também envolve o exercício de preço. Locação: Para o cliente, qual seria o seu recado? JJ: O recado é que o mercado brasileiro de locação está evoluindo cada vez em seu nível de serviço, e empresas de locação estão preparadas para atender com uma frota cada vez mais diversificada. “ A OFERTA PARA A LOCAÇÃO ESTÁ EVOLUINDO PARA UM NOVO PERFIL, COM MAIS SUVS E CARROS COM UM DEGRAU ACIMA NA CATEGORIA”
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