12 Capa das empresas de assistência 24 horas – foi o aumento da idade média da frota das locadoras, impossibilitadas de manterem o ritmo de renovação a que estavam acostumadas. Com isso, houve um aumento significativo nos acionamentos por serviços de assistência, decorrentes de panes elétrica e mecânica. ATRASOS E INSEGURANÇA – Entre o final de 2021 e primeiro semestre de 2022, o mercado segurador reagiu e elevou drasticamente os prêmios dos novos contratos de seguro e dos endossos das apólices vigentes, bem como no valor das franquias. “Esse aumento resultou na reversão dos resultados das seguradoras, o que já se fez “Tive uma pane no meio da rodovia. Acionei o seguro e solicitei um guincho para me socorrer. A atendente me informou que em 80 minutos chegaria o guincho e, em 60 minutos, um táxi para me levar. Depois de aguardar por duas horas, a atendente me ligou dizendo que não havia guincho para me atender, nem táxi. Sugeriu que eu arrumasse um guincho particular e depois mandasse o comprovante para ressarcimento. Fora todo esse transtorno e o risco que passei de ser assaltada no acostamento na rodovia, tive que esperar 15 dias úteis para ver se vão me ressarcir do dinheiro que paguei para o guincho. Além disso, liguei na seguradora pedindo um carro reserva e me disseram que, como eu não fui guinchada pelo serviço deles, não posso pedir o carro reserva. RELATOS DA INTERNET ILDEBRANDO: PROBLEMA AFETA A IMAGEM DAS LOCADORAS E PODE LEVAR À JUDICIALIZAÇÃO DA OCORRÊNCIA PARA RESSARCIR PREJUÍZOS observar na divulgação dos últimos balanços, em que elas substancialmente elevaram o lucro líquido”, observa Ildebrando. A essa altura, o caos já estava instalado. Descapitalizada e enfrentando continuados prejuízos, a rede de prestadores de serviços 24 horas não conseguiu atender à demanda crescente. Os custos eram agravados pelo aumento do preço dos combustíveis. Foi preciso reajustar o valor do serviço por quilômetro rodado. “Ocorre que as seguradoras, alegando não terem margens para aumentar essa remuneração, deixaram de atender a reivindicação dos prestadores desses serviços. Por sua vez, os integrantes da rede, pela alegada impossibilidade de sobrevivência com os preços pagos por seus serviços, passaram a negociar os preços com as empresas de assistência, acionamento por acionamento, o que explica a demora excessiva de tempo para o atendimento aos condutores dos veículos”, completa Ildebrando. Ele relata que já soube de casos em o atendimento ao cliente levou sete horas. “Temos portanto uma situação em que as locadoras e os locatários e condutores são reféns, com reflexo na imagem das empresas, sem falar no aumento de riscos que o atraso no atendimento acarreta”, assinala Ildebrando. Negociação e erros de logística – Atendimento ineficiente é algo que se torna cada vez mais corriqueiro, atesta Armando, da Porto Serra Seguros. “Entreos fatoresdessegrandeproblemaestãoademora em se guincharos veículos sinistrados ou com socorrosdiversos eosdemais serviços contratados. Existem casos relatados de muitas horas para
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=