Revista Locação 103

37 “QUEM NÃO COMUNICA SE TRUMBICA” É a partir da comunicação que as pessoas têm contato com sua empresa e ela é, portanto, fundamental em situações de reposicionamento de marca. Para a ABLA, o plano de ação específico para essa área vai incluir as necessidades de construir e colocar em prática posicionamentos e estratégias de comunicação bem definidas. O posicionamento de marca incluirá o máximo aproveitamento do Portal ABLA e da seleção dos conteúdos que ficarão disponíveis, além da gestão do SEO (sigla que se refere à otimização para busca no Google e em outros sites de pesquisa). “Vamos estudar também a viabilidade de investimentos em mídias digitais, conforme os objetivos traçados, em instrumentos dedivulgaçãocomo InstagramAds eGoogleAds, entreoutras sugestões”, acrescenta Olivo Pucci, da secretaria de Comunicação. “Eaindanamelhormaneiradecriarconteúdoedivulgaçãodetudo o que será oferecido pormeio da ABLANegócios”. Segundo ele, a intenção é que a associação passe a ser encontrada, na Internet, muito mais pelos benefícios garantidos aos associados, além dos produtos, serviços e demais características que forem relacionadas diretamente à associação. “A ideia é dar ênfase e sequência ao trabalho de construção da imagem de representante nacional do setor de locação de veículos e essencial para a mobilidade”, completa Pucci. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Outro projeto previsto pelo Planejamento Estratégico é a criação do Relatório anual de sustentabilidade e responsabilidade social. Resumidamente, significa adotar e passar a registrar uma postura, comportamento ou ações que ajudem no bem-estar da sociedade e/ou proteção ambiental. “O relatório de responsabilidade socioambiental será uma ferramenta que nos ajudará a consolidar a cultura que enfatiza a transparência” , diz Saulo Froes, conselheiro gestor da ABLA. “Pretendemos divulgar as ações da associação com foco em gerar impacto positivo no ambiente, na sociedade e na economia” . O novo instrumento de divulgação também servirá como um modelo de gerenciamento de ações, ou seja, por meio dele a ABLA pretende comunicar ações voltadas para o desenvolvimento sustentável que a entidade realizará durante cada ano. “Será importante para o Conselho Gestor avaliar o que pode ser mudado ou começar a ser feito para melhorar determinado aspecto, ou mesmo para aproveitar oportunidades de melhoria” , completa Olivo Pucci, da secretaria de comunicação. A MAIS RECENTE ATUALIZAÇÃO do Planejamento Estratégico da ABLA, concluída no primeiro trimestre deste ano, identificou o “posicionamento da marca” como um dos objetivos estratégicos importantes para a associação. Mas não só. Esse é um conceito que também pode ajudar as empresas locadoras de veículos, que têm necessidade de serem vistas e “entendidas” pelas pessoas. Simplificando, posicionamento da marca é a maneira como uma empresa quer que as pessoas a reconheçam. Para ficar ainda mais prático, basta lembrarmos do exemplo clássico dos chinelos Havaianas, que eram simples e baratos, mas com um reposicionamento de marca se transformaram em calçados também para as classes mais altas. As “Havaianas” viraram quase que uma marca registrada do Brasil e isso fez crescer junto o valor agregado ao produto. Na ABLA, a comunicação eficiente e eficaz vai incluir a imagem que a associação quer passar para os seus públicos, tanto o interno quanto os externos. “Esse conceito também é válido para as empresas do nosso setor, já que é cada vez mais importante alinhar posicionamentos e a maneira real como o negócio é visto no mercado”, diz Saulo Froes, conselheiro gestor que estará à frente dos projetos dessa área na entidade. Na prática, uma locadora pode se posicionar ao mostrar que é uma marca sustentável, que se preocupa com os recursos naturais, e assim tentar atrair um público diferente com essa identificação. Ou, num outro exemplo hipotético, se seus clientes desejados forem aqueles que buscam por simplicidade, pode ser adequado transmitir o conceito de que a locadora se “enquadra” nessa necessidade, posicionando a marca nesse nicho. E assim por diante. “Mas leva tempo, dedicação e inteligência até que uma marca seja notada, seja entendida e principalmente seja aceita pelo mercado”, acrescenta o secretário de comunicação da ABLA, Olivo Pucci. “O primeiro passo para locadoras que entendem que esse tipo de iniciativa é importante, passa por levar em conta que, para um posicionamento de marca, é preciso pensar a médio e longo prazo”. Em2019, numoutro exemplo famoso, o Guaraná Antarctica lançou o slogan “é coisa nossa” e, a partir dele, começou a criar a imagem de proximidade entre a sua marca e as características e hábitos positivos do Brasil. Lembra disso? Fato é que o posicionamento, desde que criado estrategicamente, realmente pode proporcionar uma efetiva obtenção de melhores resultados para os negócios. “Eles não aparecem do dia para a noite”, completa Pucci, da ABLA, “mas quando a marca finalmente consegue ir ao encontro do desejo dos seus públicos-alvo, as probabilidades de sucesso são ótimas”.

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