29 Serviço INVESTIGAÇÃO, TECNOLOGIA E INTELIGÊNCIA Com o aumento das ocorrências e prejuízos, a Swint identificou a necessidade de uma análise do “modus operandi”, tanto do inadimplente quanto das quadrilhas. O estudo indicou as técnicas adequadas para o sucesso da recuperação do patrimônio. O início da operação teve como foco o setor de locadoras de veículos – das grandes às pequenas. Para isso conta com uma central de atendimento que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. O CEO da Swint explica que o serviço de recuperação de veículos consiste numa esteira de atividades necessárias à execução, que vai desde o processo de análise e investigação, que ocorrem internamente, até as visitas a campo e abordagens presenciais ou até mesmo infiltração de agentes. “Nossa equipe é treinada e especializada. Já recuperamos mais de 30 mil veículos, trazendo um saving de mais de R$ 1,8 bilhão aos nossos clientes. Temos orgulho de sermos referência nacional e atender às maiores empresas do segmento. Como somos uma empresa de inteligência, acompanhamos de perto a evolução do mercado e das atividades criminosas que causam prejuízo aos setores, em especial às locadoras de veículos, e buscamos novas estratégias operacionais e tecnológicas para a mitigação desses riscos. A busca constante por melhores estratégias e tecnologias são a nossa marca”. PREVENÇÃO COMO ARMA PARA EVITAR GOLPES Anderson Mendes diz que houve avanços na recuperação de veículos, mas ainda são pequenos comparados ao que o setor vem sofrendo. Segundo ele, as leis brasileiras são muito brandas e o maior problema é o fato dos veículos com BO de apropriação indébita e estelionato não possuírem restrição em nível nacional, apenas em âmbito estadual. “Portanto, se um veículo locado e apropriado em São Paulo tiver um Boletim de Ocorrência registrado, no momento que o veículo cruzar alguma divisa de estado e for abordado pela polícia vizinha não terá visão do registro, e mesmo que tenha, quem for abordado conduzindo ou o locatário não sofre uma punição à altura”, lamenta. Sobre o percentual de veículos recuperados, a Swint informa que para os rastreados é de 90% nas primeiras 48 horas. No geral (rastreados e não rastreados) o índice é de 78%. “É muito importante reforçar que o sucesso é aliado à velocidade da informação. Quando houver um caso de fraude ou apropriação, a Swint deve ser acionada o mais rápido possível. Nossa equipe está 24 horas por dia à disposição.” Mas qual seria o momento certo para as locadoras recorrerem ao serviço de recuperação de veículos? Para o fundador da Swint a resposta é: Sempre! Para ele, o ideal é ter a Swint olhando para o ciclo completo da locação, desde a validação do locatário com o SGRLoc (Sistema de Gerenciamento de Risco para Locadoras) que além das validações de biometria facial, score de crédito e outros, verifica se o locatário, mesmo com o nome limpo, possui alguma restrição no Banned List (Lista de Banidos) composta por pessoas que já se apropriaram de algum veículo que passou pela base da empresa. “A Swint faz também o monitoramento do veículo para que possamos nos antecipar às ações do crime organizado por meio da tecnologia embarcada. E, caso ocorra algum problema com a locação, estaremos de prontidão para que atue na recuperação do ativo o mais rápido possível. Normalmente somos procurados quando um veículo deixa de estar sob o controle da locadora, como em casos de apropriação indébita, roubo, furto ou fraudes. Temos índice de sucesso altíssimo para todos os tipos de recuperação e sentimo-nos honrados por sermos parceiros oficiais da ABLA”, finaliza, lembrando que prevenção é a maior arma para se evitar um golpe. MENDES, DA SWINT: EMPRESA JÁ RECUPEROU VEÍCULOS BRASILEIROS EM OUTROS PAÍSES
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