Revista Locação 103

28 Serviço A APROPRIAÇÃO INDÉBITA, roubo, furto ou fraudes são problemas que afetam locadoras de veículos em todo o Brasil. Essas práticas criminosas cresceram muito durante a pandemia em alguns estados do país. Há casos que envolvem, inclusive, a venda ilegal dos veículos em países vizinhos, o que impede a ação da Justiça ou receber o seguro. De acordo com o artigo 168 do Código Processo Penal a não-devolução do veículo locado caracteriza a apropriação indébita. Já a receptação é prevista no artigo 180 do Código Penal e a pena é de um a quatro anos de reclusão, além de multa. A ABLA vem atuando junto ao Ministério da Justiça, ao Denatran e ao Ministério Público de alguns Estados para solucionar esse grave problema de segurança pública. Até antes da pandemia, cerca de 9 mil veículos sofreram apropriação indébita, o equivalente a 1% e 2% da frota total do setor no Brasil registrada em 2018, segundo dados do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos. Segundo a Swint Investigação e Inteligência Corporativa, empresa especializada na recuperação de veículos, houve um aumento de 61% nas ocorrências em 2021 em relação a 2020. “Acreditamos que isso se deva principalmente à pandemia e ao movimento em que grande parte das pessoas que compravam veículos passaram a locar carros por assinatura, migrando assim à Empresa parceira da ABLA, a Swint tem altos índices na recuperação de veículos de locadoras vítimas de apropriação indébita, roubo, furto ou fraudes MAIS DE 30 MIL VEÍCULOS RECUPERADOS inadimplência e também às fraudes do setor de financiamento de autos”, explica o fundador e CEO da Swint, Anderson Mendes. A Swint atua nesse segmento desde 2014, quando identificou o crescimento das ocorrências de fraude e apropriação indébita que prejudicam muito o setor de locação de veículos. A empresa age na investigação e inteligência corporativa para o trabalho de recuperação de veículos. Sempre houve pessoas autônomas ou pequenas empresas atuando na recuperação de veículos. Porém a Swint profissionalizou e revolucionou esse tipo de atendimento, investindo em tecnologia e no desenvolvimento pessoal dos colaboradores. “Trabalhamos basicamente com militares da reserva do Exército Brasileiro e empregamos o melhor da inteligência militar. Além disso, utilizamos o que há de melhor no mundo corporativo e tecnologia, o que possibilitou a criação de um time muito eficiente. Atualmente temos 102 colaboradores fixos e mais de 360 agentes de campo espalhados pelo país. Atuamos em todo território nacional e já fizemos recuperações em outros países da América Latina como Uruguai, Argentina, Chile e Bolívia. Em 2016, fui pessoalmente ao deserto do Atacama, no Chile, recuperar um veículo de um cliente que foi abandonado na região”, conta Mendes.

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