31 GESTÃO DE COBRANÇA 4 8 NÃO CORRA RISCOS NO AMBIENTE VIRTUAL 3 Confira as dicas de segurança da advogada Patrícia Peck, conselheira titular do CNPD, Conselho Nacional de Proteção de Dados: • Proteja sempre sua identidade digital, com senha e login intransferíveis; • Em caso de reuniões virtuais, cuidado para encerrar a sessão quando houver o uso de webcam. Evite situações constrangedoras; • Bloqueie a tela do computador sempre que sair dele; • Busque um ambiente mais sigiloso e discreto para assuntos profissionais, especialmente quando tratar de dados pessoais e bancários; • Evite muitas aplicações abertas simultâneas, pois, em caso de vulnerabilidade ou contaminação, acaba havendo a captura de todas as telas; • Encerre a máquina ao fim do expediente, sem deixar a caixa de e-mails aberta e sem logins conectados. Especialistas no assunto apontam como uma medida essencial na área de cobranças a gestão de dados eficiente e bem controlada, começando pela correspondência: nenhum cliente gosta de ser cobrado por uma dívida que já foi saldada. Algumas dicas importantes para essa gestão: • Centralize os dados do cliente; para tanto, é fundamental manter a base de dados atualizada; • Avalie qual o canal mais assertivo para realizar a cobrança (email, whatsapp, SMS, correio etc.); • Desenvolva mensagens personalizadas; respeite o cliente e os motivos que o levaram a não saldar o pagamento na data correta.
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