Revista Locação 101

35 Comunicação AS LOCADORAS de veículos também aderiram às redes sociais para melhorar a comunicação com clientes e parceiros de negócios. A mais recente pesquisa ABLA/MDA, feita entre mais de 600 empresários e profissionais de locação, apontou que nada menos que 90,5% das locadoras já estão usando o Instagram, inclusive superando o índice de 80,6% verificado para o Facebook. Aqui no Brasil, estima-se que o Instagram já tenha ultrapassado os 70 milhões de usuários, sendo que, em termos mundiais, seis em cada 10 dizem que descobrem novos produtos exatamente ao navegar por essa rede. E mais: desde que o “Insta” incorporou a abertura de perfis comerciais, em 2016, de lá para cá houve aumento de até 80% no tempo destinado pelos usuários na rede. No caso das locadoras, a produção de conteúdo tem crescido tanto em quantidade, quanto em diversidade de temas e objetivos de divulgação. Como o Instagram tem suas maneiras de descobrir a relevância de um conteúdo, ou seja, os tais algoritmos levam em conta fatores que podem ser usados a seu favor, cresceu a importância de ter boas estratégias e planejamento profissional de conteúdo. “A periodicidade e a recorrência das postagens, por exemplo, além de deixarem o seguidor munido de novidades e informações sobre a locadora, é bem importante para que o perfil da empresa vá ganhando relevância e, aos poucos, conquiste cada vez mais audiência”, avalia o secretário de comunicação da ABLA, Olivo Pucci, responsável pelo conteúdo do perfil da associação (@ablabrasil). São os vídeos, aliás, que têm sido cada vez mais vistos também no Instagram. Além das postagens no chamado “feed”, há o recurso dos “stories” (conteúdo em foto ou vídeo de curta duração, que desaparece em 24 horas) e dos “reels” (função do aplicativo que permite criar vídeos de até 15 segundos). Há, ainda, a opção de promover “stories” com a caixa de perguntas aberta para receber feedbacks sobre a locadora. Para gerar conteúdo de relevância, tendo em mente que o Instagram para empresas se profissionalizou, duas opções se mostram as mais eficientes: (1) contar com um administrador interno – geralmente um profissional com conhecimento de comunicação e marketing; ou (2) contratar uma agência de comunicação que, dependendo da verba disponível, pode até estabelecer “fees” bem próximos aos de um autônomo. Na prática, há locadoras que já investem na divulgação de informações institucionais pelo Instagram, associando, por exemplo, as suas marcas em postagens comemorativas sobre o “Dia das Mulheres”, “Dia das Mães”, “Festas de Final de Ano” etc.; ou, também, por meio de conteúdos de apoio e divulgação de campanhas institucionais como as da “Semana do Trânsito” e o “Maio Amarelo”, entre outras. Paralelamente, há quem prefira o “Insta” para chamar a atenção para suas promoções e/ou vantagens comerciais. “E a divulgação de destinos turísticos, com foco em incentivar a locação de veículos para viagens de lazer, é outra linha editorial bastante adotada entre as locadoras”, acrescenta Olivo Pucci, da ABLA. De uma forma ou de outra, o apoio profissional é importante para auxiliar a locadora a definir seus públicos e o que será atrativo em sua “timeline”. Traçada a estratégia, vale definir um planejamento de publicações e as metas a serem atingidas, se possível com um cronograma o mais completo e detalhado possível para o controle do quê e quando será postado. DADOS NA PALMA DA MÃO Desde 2016, o Instagram tem a opção de perfil comercial, que resolveu o problema da confusão entre os perfis pessoais e os corporativos. O objetivo foi diferenciar, dentro da rede, quem tem o objetivo de negócios daqueles que apenas desejam compartilhar conteúdos entre amigos. Com uma conta comercial é possível acrescentar informações como e-mail e número de telefone; conseguir dados e métricas sobre o desempenho dos seus conteúdos; ter informações sobre seguidores e como eles estão interagindo com as publicações. Lado a lado com a frequência e criatividade, é possível adotar estratégias que envolvam investimento financeiro. O mais comum é “impulsionar” um post, recurso promocional que pode estimular, por exemplo, visitas ao site da locadora ou levar clientes diretamente para uma conversa no WhatsApp de atendimento da empresa. Isso porque o Instagram para empresas disponibiliza uma base de dados reunida de maneira automática pela própria rede, que pode ser separada em três frentes distintas: ATIVIDADE: aqui, as informações são sobre as interações com o perfil da locadora, incluindo picos de atividade, total de acessos e cliques no site descrito na bio; CONTEÚDO: trata dos resultados das publicações no “feed”, “stories” e “reels”; PÚBLICO: traz dados sobre os seguidores, tais como idade, gênero, localização e até informações de comportamento. Tais feedbacks ajudam a fazer ajustes para aperfeiçoar o desempenho das postagens, alterando, por exemplo, a frequência das publicações conforme os horários em que os seguidores estão mais atuantes.

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