Revista Locação 100

A n o X I X | # 1 0 0 | 2 0 2 2 | J A N E I R O / F E V E R E I R O Pesquisa inédita mostra o impacto da pandemia nas locadoras RETROSPECTIVA! Novo presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré fala sobre os objetivos para próximo biênio Cenário: A falta de veículos novos para a frota persiste em 2022 Segmento de eventos corporativos confiante na retomada Revista das locadoras chega à centésima edição e resgata o que foi notícia no setor de locação nos últimos 18 anos

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3 Editorial ESTA EDIÇÃO da Revista Locação é comemorativa: chegamos ao número 100! Para atingir essa marca, foram 18 anos de cobertura do setor de locação de veículos. Tanta história se traduz na credibilidade da revista como a mais abrangente e relevante em sua especialidade. Aproveitamos essa oportunidade para revisitar algumas das edições mais significativas, que circularam em ocasiões importantes para o setor, para ABLA e seus associados. Além disso, sempre privilegiando a informação, trazemos matérias que ajudam as locadoras a entender o que nos reserva este ano de 2022, inclusive apresentando os números de uma pesquisa inédita, realizada entre mais de 600 empresários, cujos números confirmam as principais preocupações do setor nesse momento, como a falta de veículos novos para recompor a frota e a burocracia no acesso ao crédito. Assim como o mercado ao qual se dedica, a Revista Locação cresceu e teve que superar uma série de percalços. O último deles foi a pandemia da Covid-19, que motivou um breve período em que precisou circular exclusivamente no formato on line. É justo dizer que a Revista Locação soube se reinventar, como seus leitores. Após quase duas décadas, poder celebrar com vocês a centenária edição é um privilégio – e também a reafirmação de prosseguirmos com essa cumplicidade ao longo de mais 100, 200, 300 vezes seguidas. Boa leitura! 100X LOCAÇÃO

4 ANO XIX | No 100 | JANEIRO / FEVEREIRO | 2022 8 CAPA Um balanço dos últimos 18 anos da revista Locação foto: pixabay 20 ESTATÍSTICAS Pesquisa abrangente e inédita aponta os desafios das locadoras no pós-pandemia 26 CENÁRIO Indústria automotiva é cautelosa em relação à retomada da produção em níveis normais ainda em 2022 7 NA FRENTE Agenda de eventos da ABLA já possui iniciativas confirmadas 16 ENTREVISTA Os planos do novo presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré

5 20 ESTATÍSTICAS Use o leitor QR Code do seu smartphone para acessar o site da ABLA 42 POR DENTRO 16 ENTREVISTA 34 EVENTOS Mercado do turismo de eventos se anima com a perspectiva de retomada de encontros presenciais 36 BRASIL VIAGEM Cidades que servem como ponto de partida para roteiros com carro alugado 42 POR DENTRO Pulse, o novo SUV da Fiat 46 FIM DE PAPO O mercado de GNV e as locadoras 28 GESTÃO Programe o início de ano para se atualizar; organize-se para melhorar a gestão em 2022 30 PÍLULAS DE GESTÃO Algumas das melhores dicas já transmitidas pela Revista Locação

6 EXPEDIENTE CONSELHO GESTOR Marco Aurélio Gonçalves Nazaré (Presidente do Conselho Nacional), Jacqueline Moraes de Mello (Vice-Presidente do Conselho Nacional), Carlos César Rigolino Junior, Dirley Ricci, Lusirlei Albertini, Paulo Miguel Junior, Saulo Tomaz Froes e Tercio Gritsch. CONSELHO GESTOR (SUPLENTES) Eduardo Correa, Eladio Paniagua Junior, Kleiton Aguiar, Miguel Ferreira Jr, Nildo Pedrosa e Renato Franklin. CONSELHO FISCAL Alvani Laurindo, Amadeu Oliveira, Marconi Dutra e Paulo Bonilha Junior. CONSELHO FISCAL (SUPLENTES) Ricardo Zamuner e Sidnei Reche. CONSELHO CONSULTIVO Adriano Donizelli, José Zuquim Militerno, Paulo Gaba Junior e Paulo Nemer. COORDENAÇÃO GERAL Olivo Pucci e Francine Evelyn. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS – ABLA www.abla.com.br / email: abla@abla.com.br São Paulo: Rua Estela, 515 – Bloco A – 5º andar – CEP 04011-904 – (11) 5087.4100. Brasília: SAUS Quadra 1 – Bloco J – edifício CNT sala 510 – 5º andar – Torre A – CEP 70070-010 – (61) 32256728. COORDENAÇÃO EDITORIAL Em Foco Comunicação Estratégica E-mail: revista@abla.com.br | (11)3819-3031 Editor: Nelson Lourenço [MTB 22.899] Textos: Daiana Bastos Félix, Carolina Maia, Aurea Figueira e Nelson Lourenço www.agenciaemfoco.com.br ARTE: Estúdio Mirador Direção de arte: Leandro Cagiano www.estudiomirador.com.br A Revista Locação não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos assinados. Permitida a reprodução das matérias, desde que citada a fonte.

7 A AGENDA de eventos da ABLA em 2022 será anunciada em breve. Entre as novidades reservadas para este ano está a realização do XVII Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos de forma presencial, após duas edições transmitidas no formato on line. O Fórum da retomada acontecerá no segundo semestre.Outros eventos já confirmados são a Convenção Interna da ABLA, que volta a ser realizada, ainda no primeiro semestre, e o Fórum Jurídico, previsto para agosto. O lançamento do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos 2022 será o primeiro ASSOCIAÇÃO TERÁ OUTRAS NOVIDADES NA AGENDA DE EVENTOS DE 2022, COMO A VOLTA DA CONVENÇÃO INTERNA E DO FÓRUM JURÍDICO FÓRUM VOLTA RENOVAÇÃO DA GESTÃO NA ABLA Em Assembleia Geral realizada no dia 18 de novembro, foi referendada, por meio de eleição com chapa única, a nova composição do Conselho Nacional da ABLA para o período 2022/2023. Marco Aurélio Gonçalves Nazaré, até então vice-presidente, foi eleito para ocupar a presidência do Conselho no biênio (confira entrevista com ele na página 16; veja a composição completa e atualizada do Conselho no expediente da revista). AO FORMATO PRESENC I AL Na Frente FÓRUM ABLA: APÓS DUAS EDIÇÕES EM FORMATO HÍBRIDO E ON LINE, EVENTO VOLTA A SER PRESENCIAL grande acontecimento da entidade. A divulgação dos números da atividade das locadoras no país também está programada para o primeiro trimestre. Acompanhe as novidades pelas redes sociais ou pelo portal da ABLA.

8 LOCAÇÃO RETROSPECTIVA DA REVISTA QUE ACOMPANHA O SETOR HÁ 18 ANOS EDIÇÕES COMEMORAR A maioridade em 2022 significa ter vivido toda uma existência sob a influência da revolução tecnológica, que mais e mais acelera as mudanças de comportamento e amplia as possibilidades de interação, com forte impacto nos negócios. Como exemplo, basta lembrar que apenas naquele longínquo 2004 é que o mundo passou a se conectar pelo Facebook. Não havia ainda a maioria das redes sociais que hoje pautam tendências e ditammodas. Foi exatamente naquele ano que surgiu a Revista Locação – até hoje a publicação mais abrangente e relevante dedicada ao setor de locação de veículos. Percorrer as suas páginas é como ingressar numa máquina do tempo e acompanhar a evolução do setor, revisitar todos os períodos de crise que enfrentou, desafios que foram superados, avanços da atividade em todo o país e as novidades que vieram tornar a indústria da locação cada vez mais competitiva. A Revista Locação testemunhou e registrou essa história de conquistas, que levaram as locadoras a assumirem o protagonismo em diversas frentes – na mobilidade, nomercado automotivo e de transportes, prestação de serviços, geração de empregos, oportunidade de renda paramotoristas e até mesmo como alternativa de locomoção durante a crise sanitária, que ainda persiste. Para contar essa história e essa evolução, selecionamos algumas capas emblemáticas de momentos marcantes para o setor nos últimos 18 anos. A viagem no tempo começa na próxima página. Capa N° 100

9 Realizada em Águas de Lindóia, a IV Convenção Nacional da associação recebeu autoridades e convidados do mercado automotivo, merecendo cobertura especial da Revista Locação, que então entrava em seu terceiro ano de vida. ANO I NÚMERO 1 ANO II NÚMERO 4 ANO III NÚMERO 11 04 05 06 20 20 20 Com 24 páginas, a edição inaugural circulou na feira ABAV 2004 e trouxe a cobertura do Concurso Cultural que a entidade promovia no evento, sorteando um carro zero, com o apoio da General Motors. O lançamento do Anuário do Setor de Locação e o interesse dos clientes de terceirização por utilitários foram destaques da edição. Seções como as de Entrevistas e Opiniões, que ainda hoje fazem parte da revista, começaram a ser publicadas. Capa

10 Com novo visual, a revista trouxe um encarte com a programação do IX Fórum e Salão da Indústria do Aluguel de Automóveis. A nova diagramação foi criada com foco para estimular ainda mais a leitura das reportagens. ANO IV NÚMERO 16 ANO V NÚMERO 26 ANO VI NÚMERO 29 07 08 09 20 20 20 Edição celebra os 30 anos da ABLA e anuncia o VIII Fórum e Salão Nacional da Indústria do Aluguel de Automóveis, que seria realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Enfrentando mais uma crise financeira, a Revista Locação avalia o comportamento do mercado, ouvindo formadores de opinião. A crise de 2008 impactou o setor tornando o Leasing mais caro e com ágio no preço dos veículos. Capa

11 Capa Sempre na pauta da revista, a preocupação com o atendimento ao cliente é matéria de capa dessa edição. As parcerias da ABLA com fornecedores das locadoras ganhava ainda mais impulso. ANO VII NÚMERO 34 ANO VIII NÚMERO 40 ANO IX NÚMERO 46 10 11 12 20 20 20 Mais uma reformulação gráfica para a revista, que passa a circular com 30 páginas. A potencial "invasão" dos veículos chineses foi matéria de capa, avaliando os impactos para as locadoras de pequeno, médio e grande portes. Com 40 páginas, a revista aborda na capa a questão da evasão de veículos das locadoras para além das fronteiras. Já naquela época, a apropriação indébita surgia como entrave para o desenvolvimento do setor de locação.

12 A matéria de capa ouviu todos os diretores regionais da ABLA à época para mostrar as características que existem no serviço de locação prestado em todo o país. Destaque também para a expectativa do setor com a Olimpíada do Rio de Janeiro, no ano seguinte. ANO X NÚMERO 54 ANO XI NÚMERO 57 ANO XII NÚMERO 59 13 14 15 20 20 20 Às vésperas da Copa do Mundo no Brasil, as oportunidades para locação durante o evento ocupam a capa daquela edição. As locadoras foram importantes também durante as obras para o mundial, por meio da tercerização de frotas. O setor demonstra sua força participando do Salão Internacional do Automóvel com um estande próprio, no Anhembi, em São Paulo. As locadoras se firmavam como as principais clientes das montadoras no Brasil. Capa

13 1 #69 2016 NOVEMBRO – DEZEMBRO Revista Baixa voltagem Setor de locação no Salão Internacional do Automóvel Tendências para os negócios: retomada virá em 2017? Veículos como parte da solução para mobilidade urbana 8 16 SETEMBRO – OUTU Novos valores de infrações tornam a gestão das multas ainda mais importante Multas mais pesadas Alexander Ferguson, da montadora Nissan, revela a filosofia do trabalho da marca junto às locadoras 9 20 NOV - E 1 Revista #71 2017 MARÇO – ABRIL ABLA Uma história de conquistas 40 A N O S Edição Especial #80 2018 SETEMBRO/OUTUBRO Fernando Honorato, economista-chefe do Bradesco, fala sobre fatores que causam impactos nas taxas de juros no Brasil DESCUBRA COMO OS BANCOS AVALIAM O CRÉDITO PARA LOCADORAS Benefícios transformam contribuição associativa em ótimo investimento Cresce o combate à apropriação indébita de veículos Locação para motoristas de aplicativo ainda gera dúvidas LOC_80_.indd 1 25/09/18 08:19 Capa A relação com os bancos, fator decisivo para o financiamento dos ativos, foi o destaque dessa edição. A questão do crédito é um dos pilares para a sustentabilidade do aluguel de carros e isso não passou batido pela Revista Locação. ANO XIII NÚMERO 69 ANO XIV NÚMERO 71 ANO XV NÚMERO 80 16 17 18 20 20 20 Com novo projeto gráfico, seções inéditas e mais páginas, a revista focou naquela edição a polêmica questão das multas e seu impacto na gestão das locadoras. Segue em pauta a questão da cobrança das multas diretamente dos usuários, pleito que permanece até hoje. Edição especial sobre os 40 anos da ABLA faz uma breve retrospectiva da atuação da entidade. Os veículos que se transformaram nos ícones das montadoras ao longo daquelas quatro décadas foram relembrados na edição.

14 Capa De volta ao formato impresso, a revista traz um balanço da gestão que terminou em dezembro do ano passado. Para o novo biênio, Marco Aurélio Nazaré assume a presidência do Conselho Nacional da ABLA, com cobertura da Revista Locação. Com a entrada das montadoras no mercado de locação, a competição no setor se torna ainda mais acirrada HÁ ESPAÇO PARA TODOS? #89 2020 MARÇO / ABRIL Gustavo Valente, da BDO, fala sobre o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) Retomada de projetos de infraestrutura traz boas perspectivas para a terceirização O novo Fórum e a agenda de eventos da ABLA para 2020 Lei das cadeirinhas: ABLA se posiciona contra a burocracia que afeta competitividade ANO XVI NÚMERO 85 ANO XVII NÚMERO 89 ANO XVIII NÚMERO 99 19 20 21 20 20 20 Vários projetos que afetam a locação têm tramitado no Congresso nos últimos anos, exigindo a atuação da ABLA e da Fenaloc. Nessa edição, já se alertava para o assunto. A chegada das montadoras ao nicho de locação foi destaque dessa edição, que circulou no mês em que o Brasil passou a observar os protocolos sanitários contra a pandemia.

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17 Entrevista substitui Paulo Miguel Junior, dando continuidade à atual gestão da ABLA FOTOS: KAW BICALHO NOVO PRESIDENTE FALA DE EXPECTATIVAS PARA O PRÓXIMO BIÊNIO MARCO AURÉLIO NAZARÉ

18 Entrevista MARCO AURÉLIO NAZARÉ DESTACA MELHORIAS NA COMUNICAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE INVESTIMENTOS COMO AS CHAVES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ASSOCIADOS; ELE ESTARÁ À FRENTE DO CONSELHO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DURANTE O BIÊNIO 2022/2023 O EMPRESÁRIO Marco Aurélio Gonçalves Nazaré, da locadora mineira M&M Rent a Car, é o novo presidente do Conselho Nacional da ABLA para o biênio 2022/2023. O nome de Marco Aurélio foi referendado pelos associados durante assembleia realizada no dia 18 de novembro do ano passado, em São Paulo. Até 2021, ele ocupava a vice-presidência do Conselho. Marco Aurélio é engenheiro mecânico, com pós-graduação em engenharia de segurança e gestão financeira. No setor de locação de veículos desde 1995, ele possui um histórico de engajamento no universo associativo. Participa ativamente do Conselho da ABLA desde 2014. O novo presidente também já ocupou posições de liderança em outras entidades, tendo sido presidente do Sindloc Minas. A Revista Locação entrevistou o novo presidente da ABLA, que falou sobre o trabalho que pretende realizar à frente da associação. REVISTA LOCAÇÃO – O que os associados podem esperar da sua gestão? MARCO AURÉLIO – Como vice-presidente, participei de todas as decisões tomadas pela gestão do Paulo Miguel. Agora, nesse mandato 2022/2023, vamos fortalecer todas as ações e projetos assertivos do mandato anterior, num trabalho muito focado na proximidade com o associado, fazendo uso da comunicação eficaz. A comunicação na ABLA melhorou muito nos últimos anos. RL - O projeto ABLA Negócios também deve seguir nessa linha? MA - Sim, esse é um exemplo de projeto em que tivemos participação ativa. Continuamos com o projeto ABLA Negócios, fomentando o trabalho com grandes investimentos. Vamos ampliar esses investimentos nos próximos dois anos. RL - Qual será o seu foco de gestão? MA - A permanência dos associados e a chegada de novos associados na ABLA será uma preocupação constante. Essa adesão, que tem sido cada vez maior, se deve ao valor percebido dos trabalhos realizados pela ABLA. Fica quem percebe

19 “O ASSOCIADO SE CONECTA COM A ABLA E FAZ PARTE DE UMA SOMA DE ESFORÇOS, DENTRO DE UM TRABALHO COLETIVO, PARA CONSEGUIRMOS BONS RESULTADOS” “O CENÁRIO ATUAL, EM QUE AS LOCADORAS ENFRENTAM UMA TAXA DE JUROS ALTA, ALÉM DA LIMITAÇÃO DA ENTREGA DE CARROS POR PARTE DAS MONTADORAS, É MUITO DESAFIADOR” valor; e chega para a associação aqueles que buscam valor. O associado se conecta com a ABLA e faz parte de uma soma de esforços, dentro de um trabalho coletivo, para conseguirmos bons resultados e impulsionar o crescimento da indústria de aluguel de carros. RL - O senhor comentou sobre projetos assertivos desenvolvidos pela ABLA. Além do ABLA Negócios, qual outro podemos destacar? MA - Todos os projetos desenvolvidos pela ABLA, até o momento, foram assertivos. O fator “Comunicação” também é o grande marco da última gestão, que conseguiu estar mais próxima do associado, ouvindo o que eles têm a dizer. Isso é de extrema importância para entendermos as suas necessidades. Foi um fator que, por exemplo, contou muito para os bons resultados da iniciativa da UNIABLA, e terá novidades daqui para frente. RL - Qual será o grande desafio da próxima gestão? MA - Entendemos que existe um grande desafio em poder alavancar a melhoria de gestão entre os associados, sejam eles pequenas, médias ou grandes RL - Já foram definidas as metas para o próximo biênio? MA - O planejamento estratégico, com visão dos próximos anos, será realizado neste início de 2022, quando vamos revisar e ajustar os projetos e as metas, e já antecipo que serão desafiadores. Vamos investir no desenvolvimento das pessoas. Todo nosso trabalho vai passar por alinhamento de conceitos de negócios, com estabelecimento de princípios e valores fortes. A ABLA é uma indutora, que dá a direção para os associados. Vamos mostrar e trabalhar o caminho para eles. Esse é o principal papel da entidade. Vamos seguir próximos, construindo uma relação saudável de longo prazo, buscando sempre a soma de energias entre fornecedores, clientes e empresários, em todos os níveis. empresas. O cenário atual, em que as locadoras enfrentam uma taxa de juros alta, além da limitação da entrega de carros por parte das montadoras, é muito desafiador. Os empresários do setor desenvolveram uma capacidade competitiva que nos permite acreditar que vamos superar mais esse cenário.

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21 MOSTRA CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA EM EMPRESAS DE ALUGUEL DE VEÍCULOS PESQUISA Estatísticas

22 Estatísticas AUTOMÓVEL LEVE 94,9% 54,5% 25,9% 17,4% 12,6% 8,6% CAMINHONETE VAN CAMINHÃO MOTOCICLETA ÔNIBUS TIPOS DE VEÍCULOS QUE A EMPRESA POSSUI DIVERSIFICAÇÃO DA FROTA: NOVIDADE É QUE MAIS DA METADE DAS LOCADORAS JÁ TÊM CAMINHONETES PARA ALUGAR NO BRASIL RESPOSTA ABLA NÃO ABLA GERAL AUTOMÓVEL LEVE 98,3 89,6 94,9 CAMINHONETE 64,3 39,8 54,5 VAN 28,0 22,8 25,9 CAMINHÃO 19,9 13,7 17,4 MOTOCICLETA 14,4 10,0 12,6 ÔNIBUS 7,8 10,0 8,6 REALIZADO EM PARCERIA COM A MDA, O MAIS ABRANGENTE LEVANTAMENTO SOBRE O SETOR FEITO ATÉ AQUI OUVIU DIRETAMENTE 602 EMPRESÁRIOS DURANTE A COVID-19, mesmo com toda dificuldade para a compra de veículos, 46,3% das locadoras aumentaram suas frotas, enquanto 30,1% as mantiveram no patamar anterior ao da pandemia. A redução de frota se deu em somente 22,6% das empresas e, nos próximos 12 meses, 60,8% das locadoras têm intenção de comprar mais carros, conforme conclusões da Pesquisa ABLA/MDA, a mais abrangente já feita no país sobre o setor de aluguel de carros. Há equilíbrio entre as principais modalidades de aluguel de carros presentes no Brasil: 68,9% das locadoras oferecem o aluguel diário para pessoas físicas ou jurídicas; e 65,1% trabalham com a locação de longa duração de frotas inteiras para empresas públicas e privadas, além de órgãos de governo (a soma dos índices supera 100%, na medida em que a maior parte das locadoras atua ao mesmo tempo nas duas modalidades). Locadoras que oferecem o “carro por assinatura” (contratos de longa duração para pessoas físicas) são 21,3%. A pesquisa apontou ainda que 19,9% das empresas de locação de veículos alugam carros para motoristas de aplicativos; e 19,3% atendem clientes de seguradoras, durante períodos em que ficam sem seus carros próprios por motivos de sinistros. Outras modalidades, como o car sharing, caracterizado principalmente pelo aluguel de curtíssima duração, são oferecidas por aproximadamente 5% das locadoras no Brasil. A pesquisa também evidencia as dificuldades atuais do setor, entre elas a burocracia para compra de veículos, o principal problema do momento, em função da escassez de modelos zero quilômetro no mercado e a consequente elevação dos preços desses ativos.

23 Estatísticas 68,9% 65,1% 21,3% 19,9% 19,3% 4,5% 3,0% 2,2% 0,5% 90,5% 80,6% 13,6% 4,9% 3,9% 3,2% 0,7% 0,7% RENT A CAR | LOCAÇÃO DIÁRIA TERCERIZAÇÃO DE FROTA ASSINATURA MOTORISTA DE APLICATIVO SEGURADORAS CAR SHARING CONTRATO MENSAL ÓRGÃOS PÚBLICOS OUTROS INSTAGRAM FACEBOOK LINKEDIN YOUTUBE TWITTER GOOGLE OUTRA NS/NR ALUGUEL DE LONGO PRAZO PARA PESSOAS FÍSICAS (CARRO POR ASSINATURA) FOI A MODALIDADE QUE MAIS CRESCEU DURANTE A PANDEMIA. A LOCAÇÃO PARA MOTORISTAS DE APLICATIVO TAMBÉM VINHA EM ALTA, MAS PERDEU ESPAÇO POR CAUSA DA ELEVAÇÃO DOS PREÇOS DA GASOLINA LOCADORAS TAMBÉM ADERIRAM ÀS REDES SOCIAIS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO COM CLIENTES E PARCEIROS DE NEGÓCIOS. INSTAGRAM E FACEBOOK SÃO AS REDES MAIS USADAS MODALIDADES DE LOCAÇÃO QUE A EMPRESA ATUA REDES SOCIAIS QUE A EMPRESA POSSUI PERFIL

24 JUROS ALTOS BUROCRACIA PARA COMPRA DE VEÍCULOS PANDEMIA DA COVID-19 ALTA CARGA TRIBUTÁRIA FALTA DE VEÍCULOS FALTA DE DEMANDA ACIDENTES/AVARIAS PREÇO DOS VEÍCULOS FRAUDE/ROUBO/INADIMPLÊNCIA CONCORRÊNCIA DESLEAL/MONTADORAS FALTA DE CRÉDITO INFLAÇÃO MULTAS PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS OUTRAS NENHUMA NS/NR 74,4% 46,5% 25,6% 2,3% 36,9% 34,9% 34,6% 13,5% 13,5% 6,0% 5,0% 3,2% 3,5% 2,3% 2,5% 2,0% 1,5% 1,2% 1,2% 0,8% DIFICULDADE/BUROCRACIA VALOR ALTO DA PARCERIA COBRANÇAS INDEVIDAS MOTIVOS DA INSATISFAÇÃO COM O PROCESSO PARA LIBERAÇÃO DO FINANCIAMENTO DUAS MAIORES DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA EMPRESA RESPOSTA ABLA NÃO ABLA GERAL BUROCRACIA PARA COMPRA DE VEÍCULOS 35,7 38,6 36,9 PANDEMIA DA COVID-19 33,0 37,8 34,9 ALTA CARGA TRIBUTÁRIA 35,7 32,8 34,6 FALTA DE VEÍCULOS 18,0 6,6 13,5 FALTA DE DEMANDA 12,7 14,5 13,5 ACIDENTES/AVARIAS 6,1 5,8 6,0 PREÇO DOS VEÍCULOS 4,4 5,8 5,0 OUTROS 10,5 18,7 13,9 NENHUMA 0,3 1,7 0,8 NS/NR 3,6 3,3 3,5 Estatísticas O CRÉDITO PARA AMPLIAÇÃO OU RENOVAÇÃO DA FROTA, OU MESMO PARA O FLUXO DE CAIXA, VOLTOU A PREOCUPAR AS LOCADORAS DURANTE A PANDEMIA. A ALTA DOS JUROS É O ITEM QUE MAIS IMPACTA O SETOR

25 TAMANHO DA FROTA - N° DE VEÍCULOS ATÉ 5 VEÍCULOS: 1,0 % ACIMA DE 500: 9,0 % das locadoras NS/NR: 0,7 % das locadoras 6 A 10: 12,6 % das locadoras 11 A 20: 13,3 % das locadoras 21 A 50: 21,3 % das locadoras 51 A 100: 18,8 % das locadoras 101 A 500: 23,4% das locadoras UNIVERSO DO LEVANTAMENTO Foram entrevistados, por telefone, 602 empresários de norte a sul do Brasil, durante o mês de novembro. A maior parte (47%) do Sudeste, onde se concentra a maioria das locadoras, seguida do Nordeste (20%), Sul (17%), Centro-Oeste (9%) e Norte (8%). Com margem de erro de 3%, a pesquisa levou em conta o perfil das locadoras a partir de segmentações de tempo de operação no mercado, quantidade de funcionários, faturamento, lojas e pontos de atendimento, entre outros aspectos administrativos e de gestão. Conforme o mais recente Censo do setor de aluguel de carros, com estatísticas do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em 2021 as locadoras chegaram ao total de 1 milhão e 70 mil automóveis e comerciais leves em suas frotas. De janeiro até a primeira semana de outubro de 2021, o total de compras das mais de 11 mil locadoras ativas no país foi de 310 mil veículos. Estatísticas

26 Cenário EM DEZEMBRO, a Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, divulgou suas projeções para o mercado automotivo, ainda sem os números definitivos para o período de janeiro a dezembro de 2021, que serão conhecidos agora, em janeiro. Segundo a entidade, a produção das montadoras brasileiras cairia em dezembro, levando em consideração os números registrados nos últimos meses. O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, justifica a queda em função da pressão enfrentada pelas empresas diante da crise logística e da drástica redução na oferta de componentes, como os semicondutores. Diante dessas incertezas, e ainda em razão da alta na taxa de juros, inflação e preços do petróleo, a entidade evitou previsões para 2022, se limitando apenas a dizer que a normalização das cadeias globais se dará mais para o final de 2022 e início de 2023. Pior novembro dos últimos 16 anos – na ocasião, a Anfavea relatou que o mês de novembro de 2021 foi encerrado com a produção de 206 mil veículos, incluindo comerciais leves, caminhões e ônibus. O número foi 15,1% maior em relação ao mês de outubro. Porém, se comparado ao mesmo período do ano passado, o montante representa 13,5% de queda. Ainda de acordo com a Anfavea, as vendas tiveram incremento de 6,5% em novembro, comparado a outubro, com 172,96 mil veículos. Se comparado a 2020, o número representa queda de mais de 23%, sendo considerado o pior novembro dos últimos 16 anos. O estoque de veículos, no encerramento de novembro, foi de 103,8 mil unidades, um crescimento D I S P U T A P O R Produção termina o ano em baixa e expectativa é de manutenção da dificuldade para as locadoras renovarem a frota MORAES, DA ANFAVEA: PROJEÇÕES PARA 2022 AGUARDAM A NORMALIZAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA

27 de 11% em relação a outubro. Mas, o volume estocado deve ser encerrado em dezembro com as entregas para grandes clientes, como as locadoras, que há meses estão na fila de espera para receberem os veículos e começarem a normalizar as suas frotas. Como ficam as locadoras? De acordo com o consultor da Bright Consulting, Cassio Pagliarini, a baixa na produção de veículos não significa que houve um aumento na demanda. “O que ocorre é que a demanda está maior em relação à capacidade do que se consegue produzir nesse momento. Porém, a indústria teve aumento de preços superiores à inflação, o que atua na direção contrária”, afirma. O cenário atual da indústria automotiva impacta diretamente o mercado das locadoras. “Quando falta carro, as montadoras tentam maximizar a rentabilidade do volume que conseguem produzir. Se a rentabilidade das vendas para as locadoras for menor do que as vendas para showroom, as montadoras darão preferência ao showroom. Isso significa que as condições de vendas a locadoras podem estar menos favoráveis do que em anos anteriores”, analisa. Nesse caso, o caminho, segundo o consultor, é renegociar contratos e descontos diretamente com as montadoras. “A diversificação de produtos e marcas também é uma alternativa, pois não são todos os produtos que enfrentam as mesmas carências de componentes. Veículos com maior disponibilidade significam uma oportunidade para a continuidade dos negócios”, completa. Durante a coletiva de imprensa da Anfavea em dezembro, a Revista Locação perguntou aos dirigentes da entidade se havia alguma previsão para a normalização da entrega de novos veículos para as locadoras. “Vai depender da retomada da cadeia global. O problema não está restrito às locadoras. Esperamos uma melhora gradativa dessa situação em 2022”, disse Moraes. VEÍCULOS NOVOS C O N T I N U A E M 2 0 2 2 DIVERSIFICAR A FROTA COM AS OPÇÕES DISPONÍVEIS PODE SER UMA OPÇÃO PARA AS LOCADORAS, ANALISA CASSIO

28 Gestão MELHORE O DESEMPENHO DOS NEGÓCIOS FIQUE DE OLHO NOS LANÇAMENTOS O mercado automotivo sofre com a falta de componentes, mas isso não significa que não surjam novidades na prateleira para as locadoras. O problema é que, dependendo do modelo, haverá uma boa fila de espera para conseguir emplacar o veículo novo. Em outubro, por exemplo, assim que o novo SUV da Fiat, o Pulse (foto), foi lançado, já havia uma lista de encomendas nas revendas da montadora para os próximos três meses. Filas de espera para lançamentos da indústria automotiva já são uma realidade e podem permanecer valendo em 2022. Portanto, o negócio é tentar se antecipar. Fique de olho nas novidades que já estão sendo anunciadas para este ano: Kwid elétrico – versão do SUV compacto da Renault, já comercializada na Europa. Tucson – a Hyundai anuncia a quarta geração do modelo para o primeiro semestre. para chegar ao Brasil. A expectativa é que isso aconteça em 2025. O modelo conceito já foi apresentado aqui em 2019, no Salão do Automóvel, que, aliás, pode voltar a ser realizado este ano e é um evento imperdível para se atualizar sobre os lançamentos da indústria automotiva. Honda HR-V híbrido – também se trata de uma nova geração de um veículo já consagrado. e-Expert – utilitário elétrico da Peugeot (pré-venda já iniciada). VW Tarok – essa picape ainda vai demorar um pouco EM 2022

29 FAÇA UM CURSO DE FÉRIAS Comece o ano investindo em qualificação e aperfeiçoamento. Uma série de cursos rápidos costuma ser disponibilizada nesse período. Com a pandemia, muitos passaram a ser oferecidos no formato virtual, como os cursos da UNIABLA (www.uniabla. com.br). Confira outras sugestões: Cursos on line do Banco Central – são gratuitos e abertos a todos os interessados. O de Gestão de Finanças Pessoais (GFP) dura 20 h/aula e é ministrado por meio de vídeos animados, que falam sobre a relação pessoal com o dinheiro, crédito, endividamento, investimentos, orçamento familiar e outros temas (www.bcb. gov.br/cidadaniafinanceira/cursos). Curso de Administração Financeira para Pequenas e Médias Empresas da ESPM (on line, a partir de 8 de fevereiro, 9 h/aula) – para empreendedores, executivos e empresários, apresenta os fundamentos de conhecimento para a organização financeira, juntamente com um conjunto de ferramentas para medir, analisar e acompanhar o desempenho da organização (www.espm/cursos) Finanças para não-financeiros da Saint Paul (on line, a partir de 31 de janeiro, 33h/aula) – apresenta os fundamentos da gestão financeira nas empresas e ajuda a entender a dinâmica da economia e seu impacto nos negócios (cursos.saintpaul.com.br). CONFIRA AS INFORMAÇÕES DA ABLA Associados ABLA recebem alertas constantes de oportunidades comerciais proporcionadas pelos parceiros da entidade. Fique alerta e confira sempre as suas mensagens no WhatsApp para não perder um bom negócio. VIAJE E APROVEITE PARA CONHECER O SERVIÇO DE OUTRAS LOCADORAS O serviço prestado pelas locadoras do Nordeste é diferente das locadoras do Sul? Qual o perfil das empresas que atuam em outras regiões e outros mercados? O período de férias pode ser uma boa oportunidade para conhecer a experiência de outras locadoras. Escolha um destino e fique de olhos atentos – mas não deixe de relaxar! PARTICIPE DE ENCONTROS EMPRESARIAIS O XVII Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos já se tornou um evento obrigatório para quem atua no setor. A ABLA anuncia sua realização – este ano novamente em formato presencial – no segundo semestre. Vale a pena acompanhar também a agenda de eventos das publicações especializadas no setor automotivo – como a Autodata e a Automotive Business – para saber se há outros encontros de interesse para a atividade das locadoras. Quem puder viajar ao Exterior pode acompanhar o maior evento mundial dedicado ao mercado de locação de veículos, o International Car Rental, que, em 2022, acontecerá de 24 a 26 de abril, em Las Vegas.

30 “Simplifique em vez de complicar; não escolha entre ser criativo ou ser racional, seja os dois; pense primeiro no seu produto, não somente no seu lucro; não imite os outros, destaque-se; permaneça sempre insatisfeito, no sentido de jamais se acomodar com o que já conquistou” “Não há e não haverá espaço para as empresas que não investirem em tecnologia e continuarem alugando carros como antes, seja no segmento rent a car, seja no segmento de terceirização e gestão de frota” STEVE JOBS, CO-FUNDADOR DA APPLE EDIÇÃO 83 SAM WALTON, CO-FUNDADOR DO WAL-MART EDIÇÃO 46 SALIM MATTAR, CO-FUNDADOR DA LOCALIZA EDIÇÃO 70 CLÁUDIO SCHINCARIOL, EX-DIRETOR REGIONAL DA ABLA EDIÇÃO 69 2 3 1 4 “Precisamos ver o nosso negócio por uma lente maior. Uma lente que alcance nossos colaboradores, nossos parceiros. Temos sim um dever em relação à sociedade, que não é apenas pagar impostos e criar empregos” “Os clientes podem demitir todos os clientes de uma empresa, simplesmente gastando o seu dinheiro em outro lugar” DICAS PUBL ICADAS PELA REV I STA E QUE

31 “Um estudo feito pela consultoria McKinsey mostrou que as companhias com mais igualdade de genero têm 21% de chances de serem mais lucrativas” “Seja na função de abrir portas, seja na de fechar grandes contratos, cada um é essencial em seu papel” CONSULTORIA MCKINSEY EDIÇÃO 77 CARLOS FAUSTINO, COORDENADOR DA UNIABLA EDIÇÃO 66 7 6 PAULO MIGUEL JÚNIOR, EX-PRESIDENTE DA ABLA EDIÇÃO 80 8 “Para agregar percepção de valor às tarifas de aluguel de veículos, o esforço do setor como um todo – e também de cada empresa locadora individualmente – tem de passar pela questão da capacitação, qualificação, por repensar formas de gestão e até de cobrança de tarifas, assim como pela agilidade no atendimento, conveniência e novos diferenciais a serem agregados” ADRIANO DONZELLI, EX-PRESIDENTE DA ABLA EDIÇÃO 80 5 “O humor organizacional, ou a falta dele, é o fator principal dos problemas que acabam aparecendo na execução dos processos internos” CONT INUAM ATUAI S

32 “A comunicação virtual precisa ser simples, fácil e rápida. Os gestores devem incorporá-la para proporcionar ao cliente as informações que ele necessita” “É possível melhorar o posicionamento do seu negócio nos sites de busca sem recorrer a anúncios, por meio da otimização de conteúdo” SEBRAE EDIÇÃO 88 GOOGLE ADWARDS EDIÇÃO 68 11 12 JULIAN GRITSCH, CO-FUNDADOR DA EuroIT EDIÇÃO 69 10 MARIANA FRANÇA E ANDREA OZEKI, GESTORAS DE RELACIONAMENTO EDIÇÃO 67 9 “Um erro cometido pelas empresas é dar muita importância quando um futuro cliente ainda é um prospect, investindo no encantamento para atrai-lo, para depois deixar isso de lado quando o prospect se torna cliente” “Traga para suas redes sociais conteúdos relevantes, que gerem interação com seus públicos. Há empresas que ainda alimentam suas redes com informações que não são úteis nem interessantes, afastando possíveis clientes” Pílulas de Gestão

33 “As falhas mais comuns em um planejamento estratégico são a indisciplina na implementação do que foi definido, a falta de coragem de se transformar e mudar o que precisa ser mudado, a ausência de estatísticas e medições que nos permitam evoluir com os indicadores e metas e, por fim, a luta interna de poder que dificulta que as lideranças atuem numa direção comum” “Saber e não fazer é a mesma coisa que não saber” SAULO FROÉS JR, SÓCIO DA LOKAMIG EDIÇÃO 65 14 CARLOS CAIXETA, CONSULTOR EMPRESARIAL EDIÇÃO 81 16 LEILA NAVARRO, PALESTRANTE PROFISSIONAL EDIÇÃO 62 15 “Empreendedores que pensam em se planejar para o longo prazo precisam se atentar para o desenvolvimento da inteligência artificial. Não é necessário se tornar um especialista em programação de computadores, mas saber o que é e como funcionam serviços de machine learning, por exemplo, é fundamental” ELON MUSK, CEO DA TESLA EDIÇÃO 86 13 “Mais do que nunca, planejar, medir e controlar não é mais um diferencial e sim uma questão de sobrevivência”

34 Eventos A VACINAÇÃO avança e cria a expectativa de que, em 2022, muitos dos eventos que vinham sendo acompanhados exclusivamente no formato on line possam voltar a serem realizados de forma presencial. A indústria dos eventos corporativos – que movimenta diversos segmentos da economia, inclusive a locação de veículos – aposta nessa possibilidade. Antes da pandemia, não era raro o mercado de eventos corporativos atingir um crescimento anual de dois dígitos. Em 2022, com a esperada retomada, esse número certamente será expressivo, principalmente quando consideramos que 2020 e 2021 foram duramente afetados pela necessidade de distanciamento social. Entre as locadoras, por exemplo, a frota dedicada ao segmento, que vinha numa crescente, acabou perdendo participação em 2020 (veja tabela nesta página). Segundo o Sebrae, praticamente todas as empresas que atuam no setor foram atingidas. Assim, é grande a expectativa de que congressos, seminários, encontros empresariais e até mesmo formaturas devam voltar com força ao calendário deste ano. Um dos eventos que foram interrompidos e que pode voltar a receber público é o Salão do Automóvel, previsto para acontecer novamente em 2022, no autódromo de Interlagos. Outros eventos automotivos importantes, como o Salão Duas Rodas, também aguardam sua vez na agenda pós-pandemia. DE VOLTA AO PRESENCIAL ESPAÇO PARA EVENTOS: CONGRESSOS E SEMINÁRIOS DEVEM VOLTAR AO FORMATO PRESENCIAL / DIVULGAÇÃO 2020 16% 2019 22% 2018 21% 2017 19% 2016 17% PARTICIPAÇÃO NA FROTA DAS LOCADORAS – TURISMO DE NEGÓCIOS

35 Eventos QUEM atua no setor de feiras, desde promotores até trabalhadores temporários, sentiu na pele o tamanho do desafio que nos foi imposto a partir de março de 2020. Para nós, da Francal Feiras, e para todo o mercado, foi um período de grande aprendizado, melhoria dos processos internos e muito, muito diálogo. Finalmente, o avanço da vacinação e um maior entendimento das autoridades em relação à natureza do nosso negócio pôs fim à suspensão dos eventos. Nosso setor está altamente capacitado a realizar feiras que asseguram as regras vigentes de cuidado com a saúde e que garantem a segurança de todos os públicos. O maior aprendizado que ficou deste período desafiador é que os eventos presenciais continuam desejados e estratégicos para as empresas e profissionais que deles participam. Todos os promotores estão trabalhando com muita dedicação para atender as altas expectativas por um ambiente que seja ao mesmo tempo propício para os negócios e seguro para todos. Eu garanto que é isso que expositores e visitantes irão encontrar em todas as feiras a partir de agora. Não tenho dúvida de que o próximo ano será de retomada efetiva da economia. É neste cenário que as feiras se revestirão ainda mais de seu papel de indutoras de negócios, ponto de encontro de todo o mercado e um espaço para atualização profissional, inclusive em relação às transformações no comportamento do consumo aceleradas pela pandemia. Mal podemos esperar para estarmos todos juntos novamente! Abdala Jamil Abdala é presidente da Francal Feiras e presidente do Conselho de Administração da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios – Ubrafe. ABDALA: 2022 SERÁ UM ANO DE RETOMADA/ DIVULGAÇÃO “O MAIOR APRENDIZADO DESSE PERÍODO É QUE OS EVENTOS PRESENCIAIS CONTINUAM DESEJADOS E ESTRATÉGICOS PARA AS EMPRESAS E PROFISSIONAIS” EVENTOS DE NEGÓCIOS SÃO DESEJADOS E ESTRATÉGICOS

36 Brasil Viagem CIDADES PARA CONHECER COM VEÍCULO ALUGADO: OPÇÕES PARA TODOS EM 99 EDIÇÕES, a revista Locação destacou alguns dos lugares mais incríveis do país para conhecer com veículo alugado, de norte a sul do Brasil. Aqui, nesta edição especial, relembramos algumas dessas dicas. 1 2 4 5

37 SANTO AMARO DO MARANHÃO (MA) – EDIÇÃO 82 UM DOS LUGARES PARADISÍACOS DA REGIÃO DOS LENÇÓIS MARANHENSES, ONDE O IDEAL É ALUGAR UM VEÍCULO 4X4 SÃO MIGUEL DOS MILAGRES (AL) – EDIÇÃO 63 RECANTO DE TRANQUILIDADE, A VILA DE PESCADORES FICA A POUCO MAIS DE 100 QUILÔMETROS DA CAPITAL, MACEIÓ SÃO PAULO (SP) – EDIÇÃO 98 A MAIOR CIDADE DO PAÍS SEDIA EVENTOS IMPORTANTES PARA O TURISMO E O MERCADO AUTOMOTIVO, COMO O GP DE FÓRMULA 1 E O SALÃO DO AUTOMÓVEL GRAMADO (RS) – EDIÇÃO 81 O AEROPORTO MAIS PRÓXIMO DA CIDADE ROMÂNTICA É O DE CAXIAS DO SUL. OUTRA OPÇÃO É A CAPITAL, PORTO ALEGRE, A 120 QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA. BELÉM (PA) – EDIÇÃO 85 A ESTAÇÃO DAS DOCAS OCUPA A ÁREA DO ANTIGO PORTO DA CIDADE E SE TORNOU UM POINT DISPUTADO ENTRE OS TURISTAS QUE VISITAM A CAPITAL PARAENSE. AQUIDAUANA (MS) – EDIÇÃO 80 UMA DAS CIDADES DE ONDE O TURISTA PODE PARTIR PARA EXPLORAR O BELO PANTANAL SUL-MATOGROSSENSE. 1 2 3 3 4 5 6 6

38 CURITIBA (PR) – EDIÇÃO 83 A CAPITAL PARANAENSE TEM UM ROTEIRO GASTRONÔMICO VARIADO E É PORTA DE ENTRADA PARA EXPLORAR O SUL DO PAÍS. JOÃO PESSOA (PB) – EDIÇÃO 69 A CAPITAL PARAIBANA CONCENTRA UMA SÉRIE DE PRAIAS PARA TODOS OS GOSTOS; A MAIS POPULAR DELAS É A DE TAMBAÚ. OLINDA (PE) – EDIÇÃO 72 COLADA À CAPITAL, RECIFE, É CONHECIDA PELA ARQUITETURA DE IGREJAS BARROCAS E SEU DEMOCRÁTICO CARNAVAL DE RUA CONGONHAS (MG) – EDIÇÃO 60 PERTO DA CAPITAL MINEIRA, BELO HORIZONTE, ABRIGA O SANTUÁRIO DE BOM JESUS DE MATOSINHOS, ONDE PODEM SER VISTAS AS ESTÁTUAS DOS 12 PROFETAS, DE ALEIJADINHO. ARACAJU (SE) – EDIÇÃO 71 A ORLA DE ATALAIA, NA CAPITAL SERGIPANA, TEM SEIS QUILÔMETROS E ABRIGA BARES, RESTAURANTES E UMA ÓTIMA INFRAESTRUTURA DE LAZER PARA O VIAJANTE. Brasil Viagem 7 8 9 10 11 12 7 8 9 10 VITÓRIA (ES) – EDIÇÃO 80 A PARTIR DA CAPITAL CAPIXABA (E SUAS SETE PONTES), DÁ PARA EXPLORAR VÁRIOS PONTOS TURÍSTICOS COM O VEÍCULO ALUGADO.

39 BOA VISTA (RR) – EDIÇÃO 73 A ÚNICA CAPITAL BRASILEIRA LOCALIZADA NO HEMISFÉRIO NORTE É PONTO DE PARTIDA PARA CONHECER O MONTE RORAIMA, NA FRONTEIRA DO PAÍS COM A VENEZUELA E GUIANA. BÚZIOS (RJ) – EDIÇÃO 81 A CIDADE AINDA GUARDA MUITO DO CHARME QUE ENCANTA OS FAMOSOS DESDE A DÉCADA DE 60. E FICA PRÓXIMA DE ARRAIAL DO CABO, OUTRA ATRAÇÃO FLUMINENSE. 13 14 15 12 15 13 14 SALVADOR (BA) – EDIÇÃO 89 PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE, A CIDADE É PONTO DE PARTIDA PARA EXPLORAR UMA SÉRIE DE PRAIAS AO NORTE, A PARTIR DA BA-099 (RODOVIA LINHA VERDE). 11

40 Publi VOCÊ SABIA que os donos de automóveis no Brasil já podem autorizar a transferência de seus veículos diretamente pelo celular? Basta usar o aplicativoCarteiraDigital de Trânsito (CDT) e fazer uso da função "assinatura eletrônica avançada", que dispensa o reconhecimento de firma em cartório na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV- -e). O procedimento é simples e instantâneo, uma verdadeira mão na roda para o cidadão que tem o documento armazenado digitalmente no seu dispositivo móvel. Nesse primeiro momento, a facilidade está disponível para vendas de veículos por pessoas físicas apenas para estabelecimentos comerciais integrados ao Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave), sistema que possibilita a transferência eletrônica de propriedade, com escrituração eletrônica de entrada e saída de veículos do estoque, eliminando a burocracia do processo. Como ele funciona? Na hora da compra ou venda de um veículo, o estabelecimento comunica a operação e o Renave checa, junto às bases de dados do governo, se há algum impedimento, validando a transação de forma online. É trânsito livre para negociações mais rápidas e seguras. E com a assinatura avançada, tem ainda menos burocracia na pista. Por exemplo, quando uma pessoa usa o seu veículo como entrada para adquirir outro, a transferência de propriedade pode ser iniciada de forma 100% virtual, com segurança e praticidade. Basta que o cidadão use sua conta Gov.br para assinar a ATPV-e Digital armazenada em seu app CDT. Esqueça a visita ao guichê do Detran para emissão do documento e também a ida ao cartório para reconhecimento de firma para, só então, voltar à revendedora e finalizar seu negócio. Um processo que antes poderia demorar dias, ou até semanas, é concluído na hora com apenas alguns cliques no celular. Vantagens Ao assinar eletronicamente a ATPV-e, o cidadão sai do estabelecimento com a propriedade do veículo já em processo de transferência ao lojista. Além de fácil e rápido, não há nenhum custo para quem usa a assinatura eletrônica avançada. Outra vantagem para quem entrega seu veículo a um estabelecimento integrado ao Renave é a tranquilidade. Além de não precisar mais realizar a comunicação de venda, o cidadão tem a segurança de que, após o procedimento digital, com o registro da entrada do veículo no estoque do comprador, qualquer infração de trânsito daquele veículo já será responsabilidade da loja compradora. Não podemos esquecer também os benefícios que essa tecnologia entrega para o Estado Brasileiro, que ganha ao diminuir significativamente a possibilidade de golpes e fraudes no mercado de automóveis. Exigências Por enquanto, a assinatura eletrônica da ATPV-e somente é possível se o Detran de jurisdição do veículo também estiver aderido ao Renave, que integra os sistemas dos estabelecimentos às bases de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e da Receita Federal. Por enquanto, fazem parte do Renave os Detrans de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso. Além disso, a transferência eletrônica só está disponível, no momento, para veículos que possuam documentos emitidos a partir de 1º de janeiro de 2021. Isso porque a partir dessa data o documento de transferência em papel, antigo DUT, passou a ser digital. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física; o tema é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020. Quer saber tudo sobre o Renave? Então acesse a página da solução na Loja do Serpro. Lá você descobre como é a adesão ao sistema, conhece os detalhes de segurança da tecnologia, acessa informações sobre contratação e as principais dúvidas dos cidadãos e dos estabelecimentos comerciais. CLICOU, VENDEU! ASSINATURA ELETRÔNICA FACILITA TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS NO BRASIL Documento de transferência (ATPVe) já pode ser assinado digitalmente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), eliminando a burocracia do reconhecimento de firma e economizando tempo para o cidadão

41 Com o Renave sua empresa diminui tempo e custos na gestão de estoque Segurança e sincronia com as informações de Governo Validação automática das notas fiscais eletrônicas do processo de compra e venda Emissão das versões digitais do documento CRLV-e, sem necessidade de reconhecimento de firma Mais facilidade para seus clientes, que podem assinar o documento de transferência (ATPVe) digitalmente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) Transferência eletrônica de propriedade de veículos Para saber mais acesse: www.loja.serpro.gov.br/renave

42 Por Dentro CORRIDA P r Dentro

PARA RESERVAR O NOVO PULSE FIAT/Divulgação Com diferenciais de motorização e estética, o SUV da Fiat gerou manifestações de interesse de compra, logo após o lançamento no mercado brasileiro 43

44 MESMO carente de novidades em tempos de pandemia, o mercado automotivo não deixou de trazer lançamentos que chamaram a atenção das locadoras. Entre eles com certeza está o Pulse, novo SUV da Fiat, escolhido o carro do ano pela revista Autoesporte. Com produção 100% brasileira, concentrada no Polo Automotivo de Betim (MG), o Pulse é o primeiro SUV da marca no país. O modelo foi lançado em cinco versões, com opções de motores 1.3 aspirado e 1.0 turbo. O PULSE TRAZ INOVAÇÕES NA SUSPENSÃO, A PARTIR DE UMA NOVA ARQUITETURA MODULAR Por Dentro

45 de direção específico, nova arquitetura eletrônica, novo assoalho, sistema de freios aprimorado e novas estruturas de bancos na cabine, entre outras atualizações. O SUV da Fiat é oferecido em três níveis de acabamento (Drive, Audace e Impetus), sendo o motor 1.3 exclusivo da versão de entrada (com opções manual ou CVT) e o 1.0 turbo disponível para toda a gama (sempre com caixa CVT). Entre os itens de série desde a versão básica, o Pulse traz faróis em LED (para facho alto e facho baixo), quatro airbags e central multimídia com espelhamento sem fio e ar-condicionado digital. TEC,NOLOGIA – Um dos diferenciais do veículo é o seu sistema de pagamento integrado Cart. Com um cartão de crédito cadastrado no aplicativo do celular do usuário, é possível fazer pedidos para retirada em drive-thru de restaurantes (como o McDonald’s, por exemplo), administrar o pagamento automático de pedágios, realizar o pagamento de IPVA e até o parcelamento de multas diretamente na tela da central multimídia. Para isso, o Pulse virá de fábrica com uma tag de pagamentos Cart/Conect Car instalada no para-brisa, além de possibilitar o uso de 30 funcionalidades via smartphone, smartwatch e assistentes virtuais, para mais comodidade do motorista. Além de todos os atributos internos, o Pulse oferece diversas configurações para todos os gostos. As tonalidades podem ser combinadas em diferentes pacotes de acabamento e motorização. Com todos esses diferenciais, o veículo provocou grande interesse do mercado. A TECNOLOGIA DO SUV PERMITE FAZER PAGAMENTOS A PARTIR DO SISTEMA DO CARRO O SUV segue a nova arquitetura modular MLA da Stellantis, aplicável a diferentes carrocerias do grupo, incluindo automóveis e comerciais leves. Com isso, o Pulse traz uma série de inovações nas suspensões dianteira e traseira, além de: sistema Por Dentro

46 OPORTUNIDADES NAS LOCAÇÕES OS AUMENTOS constantes nos preços dos combustíveis já viraram rotina nesses últimos meses. O cenário fez com que motoristas profissionais e autônomos buscassem recursos que aliassem rendimento e economia para seguirem trabalhando e a resposta para isso está no uso do GNV (Gás Natural Veicular). Vantagem que fez um número significativo de locadoras de veículos adaptar parte de suas frotas para essa opção a fim de atender a alta demanda de motoristas de aplicativos, seus principais clientes, que procuravam alternativas viáveis. Instalar um kit de gás natural no carro se tornou uma oportunidade para as locadoras ao possibilitar que o motorista dirija com muito mais eficiência - mantendo praticamente a mesma performance do veículo e com uma maior economia no custo por quilômetro rodado, o que pode registrar mais de 50% em relação ao etanol e à gasolina. Com o uso do GNV é possível rodar 14 km por metro cúbico, enquanto um automóvel que utilize etanol percorre, em média, 7 km por litro e 10 km por litro com gasolina, segundo cálculos da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). E esses mesmos motoristas ainda podem simular no site da Comgás a economia em relação a outros combustíveis e encontrar o posto com GNV mais próximo. Na área de concessão da distribuidora, por exemplo, são mais de 220 locais com a opção e na capital paulista são aproximadamente 150 postos. No entanto, o custo da conversão pode variar conforme a oficina, porém, o retorno do investimento ocorre após alguns meses, pois a economia pode chegar a R$ 400,00 a cada mil quilômetros rodados, de acordo os cálculos considerando os preços de novembro divulgados na Agência Nacional do Petróleo (ANP). Vale lembrar que qualquer veículo está apto para isso, independentemente do modelo e ano de fabricação. É necessário apenas que a oficina seja homologada pelo Inmetro para instalar o equipamento. Pensando nas necessidades dos motoristas de aplicativos e de frotistas que alugam carros, não há dúvidas que o GNV tem todos os atributos para ser a melhor escolha, pois tem fácil instalação e manutenção e muitos locais de abastecimento disponíveis. GUILHERME FREITAS é gerente de vendas da Comgás (Companhia de Gás de São Paulo). COM FROTAS MOVIDAS A GNV Fim de Papo

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