149 2022 Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos Brazilian Vehicle Rental Sector Yearbook NISSAN - A boa aceitação do Nissan LEAF, que circula nas ruas brasileiras desde 2019, se enquadra na estratégia da montadora de disseminar no País o conceito que aponta para a mobilidade do futuro. O veículo, vendido em 50 países, conta com kit de recarga para casa e rua e possibilita autonomia de 389 km no ciclo WLTP e 240 km no ciclo americano. As lojas da locadora Movida já têm em sua frota mais de 200 unidades do Nissan LEAF, utilizados tanto pelos clientes pessoa física quanto jurídica. A Nissan tornou público que a parceria com a locadora visa permitir que mais pessoas experimentem o modelo elétrico, além de desmistificar o uso de veículos da categoria e contribuir para uma mobilidade sustentável. TOYOTA - Presente ao debate da mobilidade, a Toyota entende as locadoras como peças fundamentais para ampliar o acesso a veículos elétricos no país. Faz parte da filosofia da montadora oferecer cada vez mais veículos sustentáveis, com soluções que ajudem as empresas a reduzir emissões de carbono. Na proposta de veículos acionados por energia limpa, a Toyota conta com o Corolla híbrido, fabricado no Brasil, que funciona com a tecnologia híbrida flex. No Brasil, a fábrica de Sorocaba (SP) recebeu investimento de R$ 1 bilhão, entre 2019 e 2020, para a produção do Corolla Cross. A expectativa é que, até 2025, todos os modelos da Toyota tenham ao menos uma versão híbrida disponível. GENERAL MOTORS - O Bolt EV – o 100% elétrico da GM – é a oferta da fabricante que consegue proporcionar, via utilização do método de medição EPA, autonomia de até 416 km. A montadora acelera sua meta global de vender mais de 1 milhão de veículos elétricos, anualmente, até 2025, animada em particular pela aceitação desse tipo de automóvel nos Estados Unidos. Os investimentos da GM entre 2020 e 2025 – somados os aportes em EV (electric vehicles) e AV (autonomous vehicles) – atingem o montante de US$ 35 bilhões. RENAULT - O ano de 2022 começou com o anúncio do Kwid E-TECH Eletric, que terá um motor elétrico desenvolvido para as condições brasileiras e que, com design de SUV, inova no segmento de entrada. A previsão é que esteja disponível no segundo semestre do ano. Em sua terceira geração, o Renault Zoe E-Tech é comercializado no Brasil em duas possibilidades de acabamento: Zen e Intense. A autonomia chega a 385 km, com opção de recarga rápida com corrente contínua (DC) com até 157 km de autonomia, em 30 minutos. O Zoe compõe a frota do Renault On Demand, serviço de aluguel de longa duração da Renault e é utilizado por empresas como Itaipu, CPFL e Beep Beep, entre outras. VOLKSWAGEN - A montadora avalia o potencial dos modelos 100% elétricos: ID.3 e ID.4, mas sem confirmação de lançamento em escala no País até o momento. Esses veículos oferecem autonomia de até 550 km, com recarga de bateria apta a recuperar até 80%, em aproximadamente 30 minutos. Parte da estratégia que volta atenções para toda a América Latina, o lançamento do ID.4 – eleito ‘World Car of the Year 2021 – se insere no plano de investimentos da montadora para o bloco, que receberá aporte de R$ 7 bilhões – entre 2022 e 2026 – para fortalecer ainda mais a marca na região. CAOA CHERY - Lançado há três anos, o Arrizo 5e, da CAOA CHERY sedimenta espaço na linha dos sedans com motorização 100% elétrica oferecidos no Brasil. Importado da China, o veículo tem autonomia que alcança os 322 km. A potência do Arrizo 5e é de 90 kW, equivalente a 122 cv. Conforme a estratégia da montadora, o foco principal é a comercialização para empresas e frotistas, inclusive locadoras. A CAOA CHERRY coordena seus canais para se comunicar com o cliente corporativo, procurando se aproximar desse público em encontros e workshops, ocasiões nas quais prioriza a apresentação de detalhes do modelo, custo-benefício, além de test-drive.
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=