123 2022 Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos Brazilian Vehicle Rental Sector Yearbook A indústria automobilística fechou 2021 com um desempenho levemente superior ao de 2020, mas muito abaixo da recuperação que se esperava no início do ano passado. A crise global dos semicondutores provocou diversas paralisações de fábricas ao longo do ano, fazendo com que mais de 300 mil veículos deixassem de ser produzidos. De qualquer forma, o esforço logístico das empresas fez com que a maior parte da demanda fosse atendida. A produção de 2,25 milhões de unidades foi 11,6% superior ao volume de 2020, ano em que a pandemia mais impactou negativamente a nossa indústria. O mercado interno absorveu pouco mais de 2,1 milhões de unidades, apenas 3% acima do ano anterior. Já as exportações de 376,4 mil unidades foram 16% superiores às de 2020, com uma maior participação de países como Chile, Peru, Colômbia e Uruguai, mas com redução do mercado argentino. Em todos esses indicadores, houve um melhor desempenho de veículos de carga, como caminhões e picapes, enquanto veículos de passageiros, como automóveis, vans e ônibus, sofreram mais com as sequelas da pandemia, com exceção dos SUVs, que apresentaram crescimento. Em 2020 tivemos uma crise de demanda provocada pela pandemia. Em 2021 uma inédita crise de oferta causada pela falta de itens eletrônicos, uma das sequelas da pandemia. Para fazer as projeções de 2022, o desafio da ANFAVEA foi dosar a combinação desses dois fatores. Haverá ainda um impacto da crise global de semicondutores, mas num grau menor que no ano passado, com viés de melhora no segundo semestre. Por outro lado, a demanda represada por veículos pode ser afetada pela crise econômica e por reflexos do ambiente político num ano eleitoral. Mas há boas notícias vindas do agronegócio e de investimentos em infraestrutura. Assim, a ANFAVEA está sendo moderadamente otimista nas previsões para o desempenho da indústria neste ano. Para a produção, esperamos uma alta de 9,4%, com 2,46 milhões de unidades. Para exportações, um discreto incremento de 3,6%, com embarque de 390 mil unidades. Já para as vendas internas, a expectativa é de elevação de 8,5%, com 2,3 milhões de auto veículos licenciados, dando conta de uma grande demanda reprimida em 2021, sobretudo por parte das locadoras, nossas importantes parceiras de negócios. Luiz Carlos Moraes Presidente da ANFAVEA © João Luiz Oliveira - Technifoto | ANFAVEA
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