Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos | 2021

25 2021 Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos Brazilian Vehicle Rental Sect or Yearbook Ele alerta para a necessidade de buscar equilíbrio entre a importação e a exportação, forma de mini- mizar ou mesmo neutralizar esses efeitos. Para além dos preços, o presidente do Sindi- peças é categórico sobre o fomento do setor: “o que sempre pesou e seguirá na ordem do dia das empresas é a aceleração da pesquisa, do desen- volvimento e da inovação, junto com a melhoria da competitividade e maior participação no mer- cado mundial”, diz ele. No campo dos programas próprios, o Sindipe- ças centraliza ações no Inova Sindipeças, estru- turado em cinco pilares: parcerias com startups; parcerias com a academia; cultura e gestão da inovação; indústria 4.0 e inovação de produtos. Índice de utilização - Victor Mizusaki, analis- ta do mercado de capitais do segmento de trans- porte em geral, do Bradesco BBI, relaciona que, se de um lado ocorreu a majoração nos preços dos carros novos, diante da falta de peças e das dificuldades diversas da indústria em retomar o processo de produção, por outro lado o setor de locação de veículos passou a conviver com a prosperidade, apesar do custo de sua principal matéria prima. “Sem veículos suficientes face à demanda aquecida, as empresas que operam o aluguel também foram obrigadas a ajustar seus preços”, aponta. “Mas a dinâmica do setor de locação de carros passou no teste, com o índice de utiliza- ção da frota escalando novos patamares no ter- ceiro e quarto trimestres de 2020”. Numa referência à crise financeira global de 2008, Victor Mizusaki recorda que o modelo de negócios das locadoras - que demanda elevado capital e alta imobilização - gerava temor à épo- ca. “Mas o setor atravessou aquele desafio, por- que a liquidez do carro é muito alta”. Mizusaki descarta risco de elevação da ina- dimplência, dado o atual panorama sobre a ativi- dade da locação. O raciocínio do analista se ali- cerça na continuidade assegurada nos contratos de gestão e de terceirização de frota. O aluguel por assinatura, por sua vez, segue igualmente em perspectiva positiva, embalado pelo compor- tamento do novo consumidor que opta cada vez mais em abolir a posse do carro próprio.

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