Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos | 2021

24 Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos Brazilian Vehicle Rental Sector Yearbook 2021 © Watchara | AdobeStock ® S omada à pandemia, os aumentos de preços dos automóveis e comerciais leves foram temas recorrentes também dentro do setor de locação do País, principalmente durante o segundo semestre do ano passado. Agora, em 2021, junto com as montadoras, vivemos a encruzilhada da demanda em alta versus produção em baixa. Entre as justificativas que pesam sobre o custo das montadoras está o au- mento do preço do aço e dos insumos em geral, sobretudo a pressão sobre os custos dos itens importados (que representam, em média, 30% dos componen- tes do carro). Para completar a saia justa, veio o anúncio, antes da virada do ano, de aumento do ICMS sobre os veículos no estado de São Paulo. Dan Ioschpe, presidente do Sindipeças, reconhece que o setor foi bastante afetado, com paralisia relevante ao longo do segundo trimestre de 2020. Mas assinala o poder da retomada no Brasil, assim como no resto do mundo, que se seguiu no restante do ano passado, dada a recuperação das atividades econô- micas. “A demanda por veículos foi impulsionada, em determinados segmentos, pelo desejo do consumidor de optar pelo transporte individual, tendência que não era predominante até então”, avalia. A respeito da influência do dólar sobre os custos, Ioschpe afirma que a volati- lidade da moeda americana é relevante. Entretanto, na interpretação do dirigente, “é um tema claramente fora do controle da indústria ou de setores como o nosso”. Ano começou com demanda por veículos Sem veículos suficientes as empresas também foram obrigadas a ajustar seus preços TARIFAS | RATES

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