Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos | 2021

138 Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos Brazilian Vehicle Rental Sector Yearbook 2021 A pandemia COVID-19 surpreen- deu o mundo no início de 2020 e o inimaginável aconteceu em todo o planeta: cidades reduzindo suas ativi- dades, fechando total ou parcialmen- te o comércio, a indústria, escolas, e países envoltos em profunda crise em suas economias. Por orientação dos governos, ape- nas as atividades essenciais puderam funcionar de forma plena, visando ga- rantir prioritariamente o abastecimen- to de alimentos e o atendimento à saú- de de seus habitantes. Esse fato levou à queda abrupta nos deslocamentos da população e, por consequência, à redução acentuada no número de passageiros transportados, chegan- do, logo no início da quarentena, por volta de 20% do total de antes da pan- demia. De outra parte, para fazer frente a protocolos de saúde, a oferta de trans- porte foi mantida acima da demanda, no começo com 75% do total da frota normal. É de se ressaltar que a quase totalidade dos sistemas de transpor- te no País é mantida, exclusivamente, pela arrecadação das tarifas cobradas dos passageiros. Com a queda da demanda, a redu- ção da receita do sistema foi drasti- camente reduzida, o que gerou déficit da ordem de R$ 3,72 bilhões - entre o começo da pandemia e o mês de junho de 2020 - desequilíbrio que só aumentou até o final do ano. A eficiência do sistema de trans- porte público e o nível de qualidade, que já eram conhecidos e sentidos pela população, foram acentuados na pandemia, tornando mais evidente os ANTP Por um novo marco legal © seligaa | AdobeStock ®

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