Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos | 2020

18 Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos Brazilian Vehicle Rental Sector Yearbook 2020 MERCADO | MARKET Considerações gerais Raio X das vendas diretas O s gráficos e ilustrações a seguir configuram o retrato das vendas diretas das montado- ras, conforme estatísticas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Auto- motores (ANFAVEA), divulgadas em coletiva de imprensa em fevereiro de 2020, confrontadas com as vendas no varejo. Nichos das Vendas Diretas / Direct Sales niches Governo Táxi Frotista Produtor rural Locadora PcD As vendas diretas se destinam não apenas às locadoras e Pessoas com Deficiência (PCD), mas incluem também as vendas ao governo, táxis, empresas privadas de variados segmentos (frotistas) e produtores rurais. Nos gráficos a seguir, ao analisar os números ab- solutos de vendas diretas fica fácil ver que nos, últimos 10 anos, a real quantidade de carros vendidos nessa modalidade não apresentou variação exponencial. Varejo x Vendas Diretas | automóveis e comerciais leves 2010 23% 27% 23% 23% 29% 29% 34% 40% 43% 45% 3,4 3,4 Varejo |  Venda direta |  Venda direta Em milhões de unidades 3,6 3,6 3,3 2,5 2,0 2,2 2,5 2,7 2,6 0,8 2,5 0,9 2,8 0,8 2,8 0,8 2,4 1,0 1,8 0,7 1,3 0,7 1,3 0,9 1,4 1,1 1,5 1,2 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 Fonte: ANFAVEA Em números absolutos, a variação no total de vendas diretas de automóveis e comer- ciais leves, nos últimos 10 anos, se apresentou discreta. O gráfico (acima) demonstra que, enquanto em 2010 o segmento correspondia a 800 mil veículos comercializados, no ano passado o total em vendas diretas se situou em 1,2 milhão de unidades, muito próximo aos 1,1 milhão de 2018. Em contrapartida, foi o varejo que exibiu forte choque de demanda na década: do patamar de 2,6 milhões (ano 2010) se retraiu para 1,5 milhão de unidades empla- cadas no ano passado. Nota: É essa lacuna deixada pelo encolhimento nas vendas ao varejo que desencadeia a representação de aumento no percentual de “participação no bolo” (de 23% para 45%) dos negócios realizados diretamente com a indústria. Em números abso- lutos, o total de carros comercializados por vendas diretas praticamente ficou estável nos últimos 5 anos. Subiu em “participação total no bolo” fundamentalmente porque as vendas no varejo caíram (e não porque as vendas diretas cresceram exponencialmente).

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