Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos | 2019

14 Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos Brazilian Vehicle Rental Sector Yearbook 2019 CRITÉRIOS | CRITERIA Considerações gerais A s estatísticas sobre a frota total e os emplacamentos feitos por locadoras são apresentadas nas próximas páginas dessa publi- cação de forma detalhada, por região, por estado, por fabricante e por subsegmento de veículos. São as estatísticas que se referem ex- clusivamente às locadoras cujos registros da atividade, no Ministério da Fazenda, têm enquadramento dos CNAE 7711-0/00 (locação de veículos sem motorista) e CNAE 4923-0/02 (locação de veículos com motorista). Trata-se das chamadas “locadoras puras”, ou seja, aque- las que atuam somente com a atividade de locação de veículos, com CNPJ ativo na Receita Federal, frota registrada nos órgãos competen- tes de Trânsito e com CNAE primário 7711-0/00 ou 4923-0/02. Além disso, a partir deste ano o Anuário levantou as estatísticas das frotas de empresas que também exercem, junto com a locação de veículos, outra(s) atividade(s). É o caso de empresas que têm, como atividade concomitante à da locação de veículos, atuação na área da construção civil; na prestação de serviços públicos; no transporte de cargas ou de pessoas; empresas de segurança patrimonial, entre outros segmentos. A edição desse ano do Anuário apresenta, pela primeira vez, a soma da frota total dessas empresas, que também têm CNAE de locadoras, com a frota total das chamadas “locadoras puras”, demonstrando o real tamanho do mercado de locação de ve- ículos no Brasil. Frota emplacada x frota circulante Este Anuário também publica as estatísticas referentes à frota ex- clusivamente conforme a Unidade da Federação em que os veícu- los tiveram seus registros de emplacamento – registros oficiais do DENATRAN, consultados pelo SERPRO – independentemente dos estados em que os veículos circularam e/ou estiveram a serviço de clientes de terceirização de frotas. Faturamento e Impostos Em 2018, houve novo aprimoramento na metodologia de apuração do faturamento total e dos impostos do setor. Há números que não são diretamente comparáveis aos anos anteriores, como é o caso dos impostos, agora apurados utilizando a média entre empresas de regime de lucro real e lucro presumido, sobre a receita. Esta metodologia foi auditada e passará a ser aplicada também nas próximas edições. Terceirização e Aluguel Diário As estatísticas de participação dos veículos da frota (totais dos ni- chos de terceirização e aluguel diário) estão baseadas em pesqui- sa feita pela ABLA, por amostragem, junto aos associados, com o uso desses resultados em conjunto com os dados públicos das empresas de capital aberto do segmento. Somente a subdivisão do aluguel diário (entre locação de turismo de lazer e turismo de negócios), não foi auditada pela GT Brasil.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=