anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 72 SEST SENAT As ações de Desenvolvimento Profissional do SEST SENAT são realizadas por meio do Programa de Educação Profissional, que objetiva garantir a formação e a qualificação dos trabalhadores do setor de transporte e demais públicos a partir da promoção de projetos e ações educacionais que valorizem os reais interesses dos indivíduos, as necessidades das empresas e do mundo do trabalho, assim como o crescimento e a produtividade do setor de transporte. Em 2015, foram realizados mais de 1.521.000 atendimentos em cursos, campanhas e palestras realizados pelas 149 Unidades Operacionais do SEST SENAT distribuídas pelo País, presentes em todos os estados brasileiros. Com um Portfólio Nacional de Cursos Presenciais – que contempla 133 cursos voltados ao atendimento das demandas dos trabalhadores do setor – as Unidades Operacionais realizaram 690.912 matrículas. Do total delas, 67% foram para os cursos regulamentados pelo CONTRAN, destinados à formação e/ou atualização de profissionais do setor e 33% foram para os cursos livres, onde se encontram ensinamentos voltados à área de gestão e liderança, por exemplo. O Portfólio Nacional de Cursos a Distância contempla nove cursos voltados às áreas de gestão, transporte, logística e saúde e duas provas eletrônicas aplicadas aos interessados na obtenção do RNTRC – Registro Nacional de Transportadores Terrestres. As inscrições são realizadas pelo: www.ead.sestsenat.org.br. Lá estão presentes todas as informações sobre os cursos e provas. Em 2015, foram registradas 52.781 matrículas na modalidade EAD. Formação específica ABLA O SEST SENAT promoveu três cursos em 2015, especialmente para o mercado de locadoras de veículos. O trabalho envolveu a formação de turmas exclusivas para os associados ABLA. Nos dias 2 e 3 de dezembro, a capacitação - “Atendimento Eficaz ao Cliente” - foi realizada em Brasília/DF. Os participantes aprenderam, entre outros tópicos, sobre relacionamento interpessoal, resolução de conflitos e fidelização de clientes. Em Florianópolis/SC, foi ministrado o treinamento “Gestão de Pessoas” do dia 16 a 20 de novembro.
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=