32 NOVOS MERCADOS Jogo difícil Nildo Pedrosa é empresário do segmento de locação de veículos desde quando criou a Locavel, há 20 anos. Começou com automóveis. Mas, logo enxergou uma nova oportunidade de negócios, ao descobrir que poderia alugar caminhões guindastes (muncks) para empresas de manutenção e ampliação de redes elétricas. Ele percebeu que as poucas empresas de locação da época “tinham experiência mínima e ofereciam péssimo atendimento”, embora recebessem “remuneração atraente”. Com esse cenário ele entrou nesse nicho de mercado em 1997, com três unidades. Agora, com grande know how de atuação, ele compara os segmentos de leves e de pesados e diz: “São mercados totalmente diferentes”. E aponta um dos diferenciais: “Os veículos pesados têm muita tecnologia embarcada, o que, necessariamente exige o treinamento de equipes de motoristas, de manutenção e também da operação”. Por tudo isso os custos são muito elevados, da operação à manutenção. Para esclarecer seus argumentos com números Nildo Pedrosa fala do valor da aquisição de componentes. E revela que o custo de uma rodagem completa de um conjunto cavalo mecânico/prancha baixa é de R$ 35,4 mil, “ou seja, valor equivalente a um veículo Uno zero quilômetro”, compara. Atualmente a frota de veículos pesados da Locavel é composta de cerca de 200 unidades, incluindo caminhões – de vários níveis de capacidade de carga – ônibus e micro-ônibus. O tempo médio de renovação é de cinco anos. Mas tem empresa que exige veículo novo a cada 36 meses. Por isso também Nildo Pedrosa lembra que este mercado exige altos investimentos. A maioria dos contratos é firmada com empresas privadas, embora no setor público exista potencial, principalmente nas companhias estatais de águas, esgotos e energia. Ao fazer uma projeção de longo prazo para o segmento de locação de pesados, no mundo, o empresário conclui que tirando exemplos de regiões onde esse negócio já está consolidado, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, a tendência é de uma ampliação e consolidação dos mercados. Para ele, um exemplo de crescimento com eficiência é a empresa “Penske americana, que hoje é a maior do setor”. Contudo, o otimismo muda quando Nildo Pedrosa fala das perspectivas para 2015 no Brasil. “Com a crise que estamos viAtuar com locação de veículos pesados pode ser um bom negócio, mas exige persistência e profissionalismo, posto que oscila no ritmo de andamento da economia nacional. NEW MARKETS
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