Anuario ABLA - 2015

Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis

4 SUMÁRIO CONTENTS Editorial| Editorial 7 O livro e a biblioteca | The book and the library Palavra do Presidente | From the President 8 Realidade em números | Reality in numbers Palavra do Vice-Presidente | From the Vice President 10 Uma associação forte | A strong association FENALOC 12 O segredo para sair da crise em 2015 | The secret to getting out of the crisis in 2015 Estatísticas 2014 | Statistics 2014 16 Perfil do negócio | Profile of the business Números da economia | Economic figures 18 ABLA Futuro definido | Planned future 20 Profissionalização | Professionalization Conhecimento é fundamental | Knowledge is key 24 Locação | Rent a car 28 Alugar é sempre um bom negócio | Rent is always a good deal Novos mercados | New markets 32 Jogo difícil | A tough game História | History Terceirização de frotas no Nordeste | Fleet outsourcing in the Northeast of Brazil 34 Conselho Nacional | National Board 2014-2015 38 Diretorias Regionais e Números| Regional Board and Numbers Norte / North 40 Centro-Oeste / Center-West 41 Nordeste / Northeast 42 Sudeste / Southeast 44 Sul / South 45 Equipe ABLA | ABLA Staff 46 ANFAVEA 48 Empate e vitória | Tying and winning Montadoras| Manufacturers 50 Parceria | Partnership 70 Facilitação de negócios | Facilitating business FENABRAVE 72 Gráfico linear | Linear graph FENAUTO Canal de vendas dinâmico | A dynamic sales channel 74 Crédito | Credit 78 Sob medida | Made to measure CESVI Brasil 80 Antecipando-se aos prejuízos | Anticipating damage

5 Seguros | Insurance 82 Pensando em locação | Thinking rental CNT 84 Trajetória difícil | A hard path Logística | Logistic 86 Do diagnóstico para o tratamento | From diagnosis to treatment MTur Brasil maravilhoso | Wonderful Brazil 88 ABAV 92 Negócio que anda bem | A business that is doing nicely SEST/SENAT 94 Ampliar conhecimentos | Furthering understanding SEBRAE 96 Valores essenciais | Core values Sustentabilidade | Sustainability 98 A hora é agora! | The time is now! Jurídico / Legal Fórum Jurídico da Indústria de Locação de Veículos Legal Forum for the Vehicle Rental and Leasing Business 100 Parceiros / Partners Entidades brasileiras | Brazilian entities 106 Entidades internacionais | International entities 110 Montadoras e importadoras | Vehicle assemblers and importers 111 Concessionárias fidelizadas | Committed dealers 113 Imprensa especializada | Specialized press 114 Bancos / Banks 115 Informações cadastrais | Registration information 115 Seguros | Insurance 115 Rastreadores/bloqueadores | Trackers/blockers 115 Tecnologia da informação | Information technology 116 Companhias aéreas | Airlines 116 Serviços, peças e acessórios | Services, parts and accessories 116 Federação e Sindicatos das Locadoras de Automóveis (Sindloc) National Car Rental Federation (Fenaloc) and Car Rental Union, per State (Sindloc) 117

6 Rua Estela, 515 Bloco A - 5º Andar 04011-904 - São Paulo, SP, Brasil Tel. +55 11 5087 4100 SAS Quadra 01, Edifício CNT, conjunto J, 5º andar, sala 511 70070-010 - Brasília, DF Tel. 55 61 3226 2072 | Fax 55 61 3226 0048 www.abla.com.br Coordenação Geral General Coordination Jorge Machado Olivo Pucci Publicidade | Advertising Francine Evelyn Direção Comercial | Commercial Director Jorge Pontual Jornalista Responsável | Journalist in Charge José Daizio Ferreira, MTb 18790/SP Projeto, produção gráfica e editorial Planning and design Ponto & Letra www.ponto-e-letra.com.br Arte e capa Art and cover Cesar Hamanaka Nilson Santos Traduções para o inglês | English version Andrew C. Fox Imagens ilustrativas | Illustrations Dollar Photo Club Imagens institucionais e de produtos Institutional and products images Fornecidas pelas empresas representadas Provided by the companies Impressão | Printed by Gráfica Mundo | www.graficamundo.com.br O Anuário ABLA 2015 não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos assinados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte. The ABLA Yearbook does not accept responsibility for the opinions expressed in the articles signed off by other companies. Reproduction is permitted as long as the source is cited. Conselho Gestor Management Board Paulo Nemer Presidente do Conselho Nacional President of the National Board Carlos Cesar Rigolino Junior Vice-Presidente do Conselho Nacional Vice President of the National Board Alberto Faria Emanuel Trigueiro José Adriano Donzelli Marcelo Fernandes Nildo Pedrosa Paulo Gaba Jr. Paulo Miguel Jr. Raimundo Teixeira Saulo Froes Simone Pino Conselho Gestor – Suplentes Management Board – Deputies Bernard da Costa Teixeira Carlos Roberto Pinto Faustino Celio Fonseca Gustavo do Carmo Azevedo José Emilio Houat José Zuquim Militerno João José Regueira de Souza Leonardo Soares Luiz Carlos Lang Márcio Castelo Branco Gonçalves Valmor Emilio Weiss Conselho Fiscal Supervisory Board Alvani Laurindo Eduardo Correa da Silva Eládio Paniágua Jr. Jacqueline Moraes de Melo Marco Aurélio Gonçalves Nazaré Ricardo Gondim Espírito Santo Conselho Fiscal - Suplentes Supervisory Board - Deputies Lusirlei Albertini Marco Antonio de Almeida Lemos Marconi José de Medeiros Dutra Nilson Oliveira Silva Paulo Hermas Bonilha Júnior Impresso no Brasil Printed in Brazil Março/March, 2015

7 EDITORIAL EDITORIAL O livro e a biblioteca Guardadas as devidas proporções, poderíamos comparar uma entidade empresarial a um livro de história. De fato, há muitas semelhanças entre ambos, embora as diferenças também sobressaiam. Mas, para ficarmos apenas nas analogias, poderíamos falar de narrativas, capítulos e personagens. As narrativas são os acontecimentos cotidianos, que, registrados por meio da cronologia, ao longo dos anos formam a história da entidade. Os capítulos são demarcados pelas mudanças de gestão; eles são o marco de novas etapas e compõem uma trajetória específica, sem contudo perder de vista os elementos principais, reconhecidos como marca característica da entidade, que acompanham todas as gestões desde o preâmbulo de sua existência. Nós, da ABLA, estamos nessa fase, vivenciando mais uma evolução. O Conselho Gestor, o Conselho Fiscal e as Diretorias Regionais mantêm a tradição ao mesmo tempo que escrevem um novo capítulo de uma narrativa contínua e progressiva. Muitos dos atos e ações serão registrados para a posteridade nas páginas deste Anuário, que expressa a história contemporânea e mantém os arquivos de um passado de lutas que justificam o estágio atual de crescimento e desenvolvimento da ABLA. E, por fim, os personagens! Eles são todos os associados que, apesar de seus afazeres profissionais e suas responsabilidades de empresários, estão cada vez mais próximos da ABLA, assim colaborando para o progresso de um setor que, comprovadamente, avança na melhoria da qualidade de produtos e serviços oferecidos aos clientes da locação de veículos. Portanto, a ABLA começou 2015 com “um novo capítulo”, e o Anuário continua com a mesma função de ser a “biblioteca” que mostra ao mercado o passo a passo dessa trajetória! Os editores Proportions aside, we can compare a business to a book. In fact, there are many similarities between them, although the differences are greater. But, sticking with the analogy, we can talk about narratives, chapters and characters. The narratives are everyday events that are recorded chronologically over the years the business exists for. The chapters are the changes in management. They are the milestones and follow a path, without losing sight of the main elements recognized as the organization’s hallmark. We at ABLA are experiencing another step in our evolution. The Management Board, Audit Committee and Regional Boards are maintaining tradition while writing a new chapter in a continuous and progressive narrative. Many of their acts and deeds will be recorded for posterity in the pages of this Yearbook, which contains its contemporary history and keeps the files on past struggles that explain the current stage of growth and development at ABLA. Finally, the characters! They are all the members who, despite their professional, duties, their responsibilities as businesspeople, are working more closely with ABLA and making a contribution to the progress of a sector that is proven to have improved the quality of the products and services offered to its customers in car rental and leasing. ABLA, then, has begun 2015 with a new chapter and the Yearbook is still a library that shows the market every step of its journey. The Editors The book and the library

8 PALAVRA DO PRESIDENTE Realidade em números Esta edição do Anuário ABLA marca o início de uma nova série histórica sobre os dados e informações do setor de locação de veículos no Brasil. Pela primeira vez os números e estatísticas que você vai conhecer nas próximas páginas são resultado da consolidação e, mais ainda, do cruzamento de uma série de novas informações às quais o setor passou a ter acesso inédito e detalhado. Por meio do aperfeiçoamento das tecnologias disponibilizadas para o acesso mais fácil, mais rápido e mais preciso às informações, somadas ao próprio interesse de órgãos públicos e privados em serem cada vez mais transparentes, a ABLA conseguiu cruzar dados e números obtidos junto às montadoras, diretorias regionais e sindicatos de locadoras (Sindlocs) com os dados e números das Secretarias de Fazenda, da Confederação Nacional do Transporte, das Juntas Comerciais, da Fenabrave, da Anfavea e também do Denatran. O resultado deste amplo e ainda mais complexo trabalho de apuração e compilação permitiu o ajuste do tamanho da frota, o cruzamento do total de licenciamentos com os números fornecidos pelas montadoras, o faturamento total do setor, o market share das montadoras e, ainda, o número de locadoras ativas e contribuintes, a partir do CNPJ das empresas que trabalham com a locação de veículos. Diante dessas novidades e aperfeiçoamentos, não seria possível comparar os resultados do ano de 2014 aos obtidos nos anos anteriores. É possível dizer que, hipoteticamente, se fôssemos utilizar somente as mesmas fontes, cruzamentos e consolidações adotados até o ano passado, nós chegaríamos a 3,15% de crescimento de faturamento do setor em 2014. Porém, e isso é importante enfatizar, trata-se aqui de iniciar uma nova série histórica, que já começa com o pé direito. Em 2014 nosso setor comprou 12,45% dos veículos e comerciais leves emplacados, produzidos e fornecidos pelas montadoras. Juntas, as mais de 5.600 locadoras contribuintes chegaram a uma frota superior a 770 mil unidades. E o faturamento anual da atividade atingiu significativos R$ 14,7 bilhões no ano passado. São números grandiosos, que aumentam a nossa responsabilidade. Daqui para frente precisaremos nos esforçar ainda mais, principalmente porque a economia produtiva brasileira novamente não está tendo um ano fácil em 2015. Ao contrário, já temos desafios em relação às taxas de juros, à queda no volume de obras de infraestrutura e aos tímidos resultados dos programas de aceleração do crescimento, que não aconteceram ou que não terminarão na dimensão prometida pelo governo federal. Além disso, em 2015 terminou a redução do IPI para a compra de veículos, existem dificuldades para as montadoras estabelecerem preços competitivos e até mesmo a alta dos custos com energia e combustíveis já impacta diretamente nos ativos das empresas do nosso setor. Os impactos da alta carga tributária, somados ao custo do capital que onera a produção de veículos, assim FROM THE PRESIDENT

9 como o alto valor da mão de obra, são alguns dos desafios que o setor de locação e os nossos parceiros terão de enfrentar. Há uma série de obstáculos causados principalmente pelas constantes mudanças de regras de um governo federal bipolar, que influencia na renovação dos nossos ativos, nos recursos necessários para um aumento mais significativo da frota e na execução dos nossos planejamentos de investimentos. No momento atual, ainda parece distante a implantação de uma política automotiva que realmente proporcione melhores condições para que as montadoras invistam em inovação e produzam modelos mais baratos. O país precisa de um regime automotivo que tenha o objetivo de dar um novo impulso à indústria automobilística, que afinal é uma das maiores do mundo, gera aproximadamente 20% da produção industrial e que tem nas locadoras de veículos os seus maiores clientes no Brasil. As locadoras, vale lembrar, também são as maiores “fabricantes” de veículos usados e seminovos do País. É verdade que teremos tempos difíceis pela frente, mas não devemos “jogar a toalha”. Precisaremos de uma dedicação mais próxima das montadoras junto ao nosso setor e de planejamentos estratégicos ainda mais cuidadosos nas locadoras. Ao mesmo tempo, temos demonstrado maturidade suficiente para gerar oportunidades, inclusive em meio aos mais complicados períodos de crise. Tenho certeza que desta vez não será diferente! Paulo Nemer Presidente do Conselho Nacional da ABLA. President of the National Council at ABLA This edition of the ABLA Yearbook marks the beginning of a new series of information on the vehicle leasing and rental sector in Brazil. For the first time, the numbers and statistics that you will see in the following pages are the result of the consolidation and, furthermore, cross-referencing of new information that the sector now has unprecedented, detailed access to. Through the enhanced technology available making access to accurate information easier and faster, added to the interest public and private bodies have in being more transparent, ABLA has cross-referenced data and figures obtained from the automakers, regional directors, and representative association (Sindlocs), the facts and figures from the Treasury Departments, the National Transportation Confederation, the Boards of Trade, Fenabrave, ANFAVEA and also Denatran. The result of this extensive and more complex investigation and compilation has allowed us to adjust figures on the size of the fleet, cross-referencing vehicle licenses with the figures provided by the automakers, total sales for the sector, market share held by automakers and, also, the number of active rental and leasing companies, based on their tax numbers. Given these innovations and improvements, it is not be possible to compare the results from 2014 with those from previous years. If we were to use only the same sources, cross-references and consolidations adopted until last year, we would see a 3.15% increase in revenue in 2014. However, and this must be stressed, this is a new series, starting off on the right foot. In 2014, our industry bought 12.45% of the light and commercial vehicles produced and supplied by automakers. Together, the more than 5,600 rental and leasing companies held a fleet of more than 770,000 units .And annual turnover was a significant R$ 14.7 billion last year. These are impressive figures, which add to our responsibility. Going forward, we need to push even harder, especially because the Brazilian economy is facing a tough 2015. We face challenges in relation to interest rates, the fall in the volume of infrastructure projects, and the poor results of the growth acceleration programs - which either were never implemented or were not on the scale promised by the Federal Government. Furthermore, in 2015 excise tax (IPI) returned on vehicle purchases, automakers are finding it hard to establish competitive prices, and energy and fuel costs have directly impacted companies in our industry. The impact of high tax, added to the cost of capital borne by vehicle production, as well as high labor costs, are some of the challenges that the rental and leasing sector and our partners will face. There are a number of obstacles, mainly caused by the changing rules set in place by the Federal Government, which influence the renewal of our assets, the resources required for a more significant increase in the fleet and the implementation of our investment plans. At the moment, an automotive policy that actually provides a better conditions for automakers to invest in innovation and produce cheaper models seems far off.The country needs an automotive policy to give new impetus to the industry which, after all, is one of the world’s largest, generating about 20% of industrial production in Brazil and whose largest customers are vehicle rental and leasing companies. It is true that we will have tough times ahead, but we should not throw in the towel. We will need to work more closely with automakers and plan strategically with even greater attention at the agencies. At the same time, we have shown sufficient maturity to create opportunities, even in the most complicated periods of crisis. I am sure this time it will be no different! Reality in numbers

10 PALAVRA DO VICE-PRESIDENTE Uma associação forte O ano de 2014 foi sem dúvida um dos mais produtivos, eficazes e eficientes da história da ABLA, dando sequência às ótimas administrações anteriores. A partir de uma nova dinâmica, sob a liderança do presidente Paulo Nemer, o Conselho Gestor renovou boa parte do quadro de Diretores Regionais e, com eles, realizou a VIII Convenção Nacional da ABLA, na qual foram levantadas as necessidades e as respectivas sugestões de soluções para as principais demandas das locadoras associadas. Do amplo material de trabalho colhido e registrado, os doze titulares do Conselho Gestor avançaram para a definição do Planejamento Estratégico de Ações para os próximos anos, no qual foram segmentadas as demandas dos associados e as soluções a serem implantadas: comunicação interna, comunicação externa, revisão do estatuto, aperfeiçoamento das parcerias comerciais, ampliação dos cursos de capacitação, desenvolvimento de novos produtos, apoio às diretorias regionais e à juventude, aperfeiçoamento dos eventos associativos e melhoria dos processos internos. Em 2014 o Conselho Gestor também implantou a renovação da Revista Locação, publicação bimestral distribuída gratuitamente a todo o quadro associativo, com temas mais voltados à prestação de serviços às locadoras. E, em meio a isso, o presidente Paulo Nemer dedicou esforço especial para viabilizar um modelo inédito para o Salão Nacional da Indústria do Aluguel de Automóveis (Salão ABLA), que em 2014 foi realizado em parceria com o Salão Internacional do Automóvel. Juan Pablo de Vera, presidente da Reed Exhibitions, empresa responsável por esse grande evento, abriu as portas do Salão do Automóvel para o nosso setor, entendendo a importância da presença da ABLA e de suas associadas, que são as maiores clientes das montadoras que lá expuseram seus lançamentos. Nesses moldes, o Salão ABLA gerou economia de recursos físicos e financeiros para a associação e, ao mesmo tempo, garantiu uma visibilidade jamais vista para o setor. Paralelamente, a ABLA também promoveu 12 etapas do curso de capacitação para empresários e profissionais de locadoras, em diversas cidades do Brasil. Foram diplomados mais de 150 participantes e as pesquisas feitas após cada etapa mostraram mais de 90% de “ótimo” e “bom” nos índices de satisfação. Ainda em 2014, a ABLA fez o I Fórum Jurídico da Indústria do Aluguel de Automóveis, reunindo em Brasília advogados e assessorias jurídicas da associação, dos Sindlocs e de empresas locadoras. Outra novidade importante foi a criação da ABLA Jovem, que visa a trazer para a associação os sucessores e sucessoras das empresas locadoras, hoje na faixa de 18 a 35 anos. Importante dizer que a direção da ABLA ainda promoveu pequenos ajustes no Estatuto Social, visando ao aperfeiçoamento da gestão. Com isso, a associação conseguiu contratar um profissional para exercer as funções específicas de diretor comercial, para agir com mais ênfase junto às montadoras, aos bancos e demais parceiros de negócios das locadoras, com o objetivo de trazer mais e novas soluções de negócios em benefício das associadas. Agora, em 2015, a ABLA deverá colher ainda mais resultados de tudo o que foi plantado em 2014. Paralelamente à definição do calendário de ações da ABLA Jovem, os integrantes do Conselho Gestor vão aprofundar a prática das ações previstas no Planejamento Estratégico e, por meio do presidente Paulo Nemer, a ABLA seguirá próxima da Reed Exhibitions para garantir a presença do setor no Salão do Automóvel de 2016. Estão previstas, ainda, 20 etapas do curso de capacitação ABLA em todo o Brasil, FROM THE VICE PRESIDENT

11 assim como a realização do II Fórum Jurídico e do XII Fórum Nacional da ABLA, este último somente com palestras voltadas aos interesses diretos das associadas. O Conselho Gestor também seguirá trabalhando junto ao BNDES, além das instituições financeiras públicas e privadas, para gerar novas linhas de crédito para as locadoras e, em paralelo, já aproximou a ABLA do Sest/Senat para oferecer mais cursos de capacitação. Para complementar, ainda buscará viabilizar uma nova pesquisa setorial junto a institutos de renome, que já estão sendo selecionados para essa tarefa. Em Brasília, por meio da assessoria parlamentar, a ABLA permanecerá acompanhando de perto todos os projetos de lei ligados ao nosso setor e prestará todo o apoio possível para o crescimento da Fenaloc (Federação Nacional das Locadoras), que atuará mais fortemente para dar ainda mais peso à defesa dos direitos das locadoras. Por tudo isso, tanto a atual como as bem-sucedidas administrações anteriores fizeram valer a máxima de que um setor forte só é feito a partir de uma associação também cada vez mais forte. 2014 was undoubtedly one of the most productive, effective and efficient years in ABLA’s history, continuing on the great work by previous administrations. Under the leadership of President Paulo Nemer, the Management Board renewed much of the Regional Board of Directors and with them held the VIII National ABLA Convention, at which members expressed their needs and suggested solutions to the main challenges they face. From the extensive material collected and recorded, the 12 Management Board members moved on to draw up the Strategic Action Plan for the coming years: internal communications, external communications, review of the articles of association, enhancement of business partnerships, expansion of training courses, new product development, support for regional boards and young leaders, improving member events and improving internal processes. In 2014, the Management Board also renewed its bimonthly publication distributed free of charge to the entire membership, with themes more geared to providing services to rental and leasing agencies. And in the midst all this the president, Paulo Nemer, made a special effort to bring about the National Vehicle Rental and Leasing Industry Show (ABLA Show), which in 2014 was held in partnership with the International Motor Show. Juan Pablo de Vera, president of Reed Exhibitions, the company responsible for this great event, opened the show, recognizing the importance of the presence of ABLA and its members, who are the biggest customers of the automakers who launch their products there. The ABLA Show thus saved physical and financial resources for the association and, at the same time, secured a unprecedented visibility for the sector. At the same time, ABLA also held 12 training course steps for businesspeople and rental / lease professionals in several cities in Brazil. More than 150 people took part and the research done after each stage showed that more than 90% rate them “excellent” and “good.” Also in 2014, ABLA held the First Car Rental and Leasing Industry Legal Form for lawyers, legal counsel, the representative associations and rental and leasing companies, in Brasilia. And another important innovation was the creation of ABLA Youth, which brings together the future generations of the association and rental / leasing companies, aged from 18 to 35. It is important to say the directors of ABLA also made some small adjustments to the association’s bylaws, to improve management. The association hired a Commercial Director to work more intensely with automakers, banks and other business partners of the rental / leasing companies to bring in solutions that benefit members. In 2015 ABLA will reap even more from what it planted in 2014. While establishing the calendar of work for ABLA Youth, the members of the Management Board will work more on the efforts covered in the Strategic Plan and, through President Paulo Nemer, ABLA will work closely with Reed Exhibitions to ensure the sector is represented at the 2016 Motor Show. Also planned are 20 stages of ABLA training throughout Brazil, as well as the II Legal Forum and the XII National ABLA Forum, the latter comprising talks for members only. The Management Board will continue working with Brazil’s development bank, BNDES, and public and private financial institutions to generate new lines of credit for rental and leasing companies, and ABLA has already approached SEST / SENAT to offer more training courses. In addition, it will also seek to carry out a survey of the sector with renowned institutes, which are now being selected for this purpose. In Brasilia, through a lobbyist, ABLA is keeping a close watch on all the draft bills related to our industry and will provide all the support possible for the growth of the National Federation of Rental and leasing Companies (FENALOC), which will work harder in the defense of the rights of rental and leasing companies. The past and current administrations have, then, applied the maxim that a strong sector is only possible with a strong association. A strong association Carlos Cesar Rigolino Junior Vice-Presidente do Conselho Nacional da ABLA. Vice-President of ABLA’s National Board.

12 FENALOC O segredo para sair da crise em 2015 Crise? Adoro crise! Não, esta não é mais uma mensagem de autoajuda! Analisando os dados e as perspectivas do setor automotivo, bem como o histórico de crises passadas, podemos concluir que sairemos de mais essa ainda antes do que se imagina. O raciocínio é simples: ao contrário de situações anteriores, dessa vez a saída vai requerer prática e habilidade. As previsões pioram a cada dia, mas em um mercado automotivo que diminui a quantidade de vendas, quem comprar a mesma quantidade do ano anterior aumentará sua fatia de forma inversamente proporcional a essa diminuição. No vácuo de montadoras que recém se instalaram no Brasil, mas que pensam no longo prazo, nós buscamos inspiração certos da recuperação e do retorno dos investimentos. Por mais que tenhamos períodos de estagnação, não há retração, mas sim acomodação e ajustes. Como importante ferramenta de divulgação dos novos lançamentos do mercado automotivo, as locadoras também se modernizam e renovam os modelos oferecidos no embalo das tendências mundiais. A previsão do nosso setor, absolutamente conservadora, é de manutenção da quantidade comprada para renovações. O aumento das margens virá com a eficiência, a redução dos gastos financeiros, diminuição do impacto da depreciação no resultado e, por fim, leve aumento de preços. E nada disso acontecerá por acaso... O conceito da terceirização de frotas e da locação eventual, já enraizado nas empresas e usuários, toma corpo nas crises e faz qualquer barreira ser transplantada. A redução dos custos e o foco na atividade fim tornam-se tão necessários na recessão que o caminho mais rápido de economizar é a locação. E o crescimento vem naturalmente, mesmo que pressionado por aumento de taxas de captação. De qualquer forma, o custo do dinheiro aumenta para todos. Mas as locadoras que diminuem suas margens nessa época tendem a recuperá-las no médio prazo, seja por ganhos em escala, seja por fidelização de carteira de clientes. E a criatividade continua sendo fundamental! O setor de aluguel de veículos está passando por ajustes, mas ainda longe da consolidação. Os recentes dados da CNT – Confederação Nacional do Transporte – traçaram um curioso mapa do setor que nós mesmos, apesar de desconfiarmos, não podíamos afirmar até então. A quantidade de locadoras vem aumentando consideravelmente, e difundiu-se de tal forma que mesmo mercados remotos estão cobertos.

13 Em um setor que já virou indústria, não há mais espaço para amadores. Num segmento que já chegou à Bolsa de Valores, só vai ficar quem tiver a ética como norte. Em um setor do tamanho do nosso no Brasil, a governança corporativa já impera! O segredo para sair dessa crise eu realmente não sei! Mas o caminho a seguir é certamente o da perseverança, do aprimoramento dos processos, da redução de custos, da minimização do impacto da depreciação e do ganho em escala. E por fim, mas não menos importante, da dedicação e do amor à empresa! O tsunami só afeta quem está na praia, pois quem está em alto mar apenas sente sua passagem. Venham navegar conosco... e boa leitura! Crisis? I love a crisis! No, this is not a self-help text! Analyzing the data on and prospects for the automotive sector as well as the history of past crises, we can conclude that we will come out of it sooner than you might think. The reasoning is simple, but unlike previous occasions, this time the answer will require practice and skill. The forecasts worsen every day, but in an automotive market that is seeing shrinking sales, whoever buys the same volume as last year will increase their share. In automakers that have recently begun operations in Brazil and who think long-term, we seek inspiration for recovery and a return on investment. We have periods of stagnation, not retraction - but adjustment. As an important marketing tool for new products on the automotive market, car rental companies modernize and renew the models offered as part of global trends. The forecast in our industry, which is highly conservative, is that renewals will be maintained. Increased margins will stem from efficiency, a reduction in financial expenses, a lessening impact of depreciation on results and, finally, a slight increase in prices. And none of this will happen by chance... The concept of fleet outsourcing and rental on demand, already rooted in companies and users, takes hold in a crisis and means any barrier can be overcome. Cost reduction and focus on the core business become so necessary in a recession that the fastest way to save is to rent. And growth comes naturally, even if under pressure from increased funding rates. In any event, the cost of money increases for everyone. But the rental companies that reduce their margins at this time tend to recover them in the medium term, either through scale or customer loyalty. And creativity continues to be critical! The car rental industry is making adjustments, but it is still far from being consolidated. Recent data from the National Transport Confederation (CNT) produce an interesting map of a sector that we ourselves, despite our suspicions, could not have known before. The number of rental companies has increased considerably, and has spread to such an extent that even remote markets are covered. In such an industry, there is no room for amateurs. In a segment that is on the stock market, only those who are ethical will survive. In a sector the size of ours in Brazil, corporate governance now reigns! The secret to getting out of this crisis is really beyond me! But the way forward is certainly one of perseverance, improved processes, reduced costs, minimized depreciation and gains of scale. And last but not least, dedication and love for the company! Tsunamis only affect those on the beach, and those at sea just feel its passing. Come sail with us... and enjoy this Yearbook! The secret to getting out of the crisis in 2015 Paulo Gaba Jr. Presidente da FENALOC (Federação Nacional das Empresas Locadoras de Veículos Automotores), Conselheiro Nacional e Diretor de Relações Institucionais da ABLA. President of FENALOC (National Federation of Car Rental Companies) and director of Institutional Relations at ABLA.

14 FENALOC Federação é oficializada O setor de locação de veículos conquistou, no inicio de março de 2015, uma das principais vitórias de sua história no Brasil, com a publicação no Diário Oficial da União da concessão do registro sindical à Fenaloc – Federação Nacional das Empresas Locadoras de Veículos Automotores. A concessão dessa Carta Federativa à Fenaloc representa uma significativa e inédita ampliação da representatividade do setor de locação de veículos, que já possui cadeiras no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), no Conselho Nacional do Turismo e em diversos outros órgãos de importância econômica e política. Agora o setor ganha ainda mais força e poder de negociação também junto ao governo e aos demais Poderes Públicos, com a oficialização da Fenaloc. Paulo Gaba Jr., presidente da Federação, diz que é preciso lembrar de “agradecer a todos os que, durante aproximadamente cinco anos, gratuitamente dedicaram seu tempo, seu conhecimento, seus esforços e sua experiência em benefício da criação da Fenaloc. E a todas as empresas locadoras do Brasil, nossos parabéns pela grande conquista”. A Fenaloc, que reúne os sindicatos patronais do setor e é vinculada à Confederação Nacional do Transporte (CNT), consolidará o diálogo com os órgãos públicos e com as autoridades e, paralelamente, também trabalhará para estimular o desenvolvimento, o crescimento e a integração dos sindicatos do setor. Paulo Gaba lembra que o setor de locação de veículos evoluiu significativamente, tanto em termos de volume de frota como também junto às indústrias do turismo e dos transportes. “Certamente, em função disso teremos uma agenda repleta nos próximos anos, tanto em Brasília como em cada estado da Federação”, projeta o presidente. “Vamos estimular a união, dividindo responsabilidades, e pretendemos ter todos os sindicatos colaborando efetivamente e em conjunto, dentro de um verdadeiro espírito de cultura federativa.”

15 The car rental industry in early March 2015 achieved a major victory in its history in Brazil, with the publication in the Official Gazette of the granting of trade union registration to the National Automotive Vehicle Rental Company Federation (FENALOC). The granting of this Federal Charter to FENALOC is an unprecedented expansion of the representativeness of the vehicle rental industry, which is already represented at the National Traffic Department (DENATRAN), the National Tourism Council and several other economically and politically important bodies. Now, the sector is even stronger and has more bargaining power with the Government and other public authorities, as FENALOC is officially registered. Paulo Gaba Jr., president of FENALOC, says that we must remember to thank all those who, for about five years, dedicated their time, their knowledge, their efforts and experience, free of charge, to create FENALOC. “And to all the rental companies in Brazil, our congratulations on this great achievement,” he adds. FENALOC, which brings together industry associations in the sector and is linked to the National Transport Confederation (CNT), will consolidate dialogue with government agencies and authorities and, in parallel, will also work to promote the development, growth and the integration of unions in the sector. Paulo Gaba says the vehicle rental industry has evolved significantly, both in terms of fleet volume and its work with tourism and transport companies. “Certainly, because of this we will have a full agenda in the coming years, both in Brasília and in each state of the Federation”, says the president. “We will encourage union, sharing responsibilities, and we intend to have all the unions collaborating effectively and together in a true spirit of federal culture,” he concludes. Federation becomes official

16 ESTATÍSTICAS 2014 STATISTICS Perfil do negócio Profile of the business Perfil do usuário Customers profile Utilização / Use 25% 18% 57% Negócios Business Lazer Leisure Terceirização Outsourcing 25.918.632 Número de usuários Number of users Faturamento / Revenue R$ 14.728,52 bilhões/billion Impostos / Taxes R$ 5.846,56 bilhões/billion Emprego / Employment 450.920 pessoas/person Idade média da frota / Average age of fleet 18 meses/months Número de locadoras Number of companies 5.624 Pontos de locação Rental points 7.348 Frota Fleet 773.222

17 2014 ESTATÍSTICAS STATISTICS Composição da frota por modelo Fleet composition by model Econômico Economic ≤ 1000 cc Compacto Compact 1000 cc - 1800 cc Luxo Luxury > 2000 cc Premium Premium Blindados e SUV’s / Armored and SUV’s Utilitários e vans LT’s and vans Outros Others 60% 19% 5% 3% 12% 5% 12,45%dos automóveis e comerciais leves licenciados no País em 2014 foram destinados ao setor de locação (415.007 unidades) of cars and light commercial licensed in Brazil in 2014 were intended for the rental sector (415.007 units) Participação das marcas nas compras das locadoras em 2014 Brands share in the rental purchases in 2014 Ford Fiat Volkswagen General Motors Renault Outras/Others 3,21% 18,99% 16,23% 8,38% 7,93% 45,26% 3.333.397 Total de automóveis e comerciais leves licenciados em 2014 Total of cars and light commercial licensed in 2014 Fonte/Source: Renavam/Denatran

18 ESTATÍSTICAS 2014 STATISTICS 2014 Taxa SELIC SELIC rate Poupança / Savings Dolar X Real (R$) Dollar exchange (R$) Janeiro/January 0,83% 0,54% 2,42 Fevereiro/February 0,77% 0,61% 2,33 Março/March 0,87% 0,55% 2,26 Abril/April 0,86% 0,52% 2,23 Maio/May 0,86% 0,54% 2,23 Junho/June 0,86% 0,56% 2,20 Julho/July 0,89% 0,54% 2,26 Agosto/August 0,89% 0,60% 2,23 Setembro/September 0,86% 0,56% 2,45 Outubro/ 0,89% 0,58% 2,44 Novembro/November 0,88% 0,60% 2,56 Dezembro/December 0,94% 0,54% 2,65 Fontes/Sources: Banco Central, Receita Federal e/and Portal Brasil Números da economia

19 2014 ESTATÍSTICAS STATISTICS Economic figures Poupança National savings account interest rate in 2014 6,43% Balança comercial Trade balance US$ 2,22 bilhões/billion Taxa SELIC Benchmark interest rate (SELIC) 11,7% Dólar comercial (média) Average US dollar commercial exchange rate R$ 2,35

20 ABLA Futuro definido A Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA) já definiu o seu rumo para os próximos anos. O caminho a ser seguido foi traçado a partir de um intenso trabalho realizado na VIII Convenção Nacional, que reuniu em 2014 os conselheiros e os diretores nacionais e que gerou o amplo conteúdo de demandas e de soluções necessárias para aperfeiçoar o atendimento a todas as locadoras associadas. Durante a VIII Convenção Nacional a ABLA promoveu debates entre seus dirigentes com o objetivo de entender quais seriam os principais campos de atuação para a entidade. O resultado foi a definição de dez projetos de ponta, para execução até 2017. Conselho Gestor da ABLA estabelece metas para os próximos anos. Projetos com as estratégias que estreitarão os laços com associados e com a sociedade serão implantados até 2017 A compilação destas demandas ficou a cargo da Lodi Consultoria. “Sem determinar uma escala de importância, foram detalhados projetos para a ampliação da comunicação entre a entidade e os associados, ampliação da comunicação com o mercado, melhoria da gestão de eventos, capacitação de associados, desenvolvimento da diretoria regional e da juventude, ampliação das parcerias comerciais, desenvolvimento de novos produtos, melhoria dos processos da associação, revisão do estatuto e articulação política”, informa Cecília Lodi, diretora da empresa. Com a definição e implantação dessas estratégias, a ABLA dá um passo significativo para o aprimoramento da comunicação e, consequentemente, do relacionamento corporativo com os próprios associados. Ao mesmo tempo, a associação também busca ganhar ainda mais representatividade, importância e força junto aos parceiros de negócios, junto aos poderes públicos e ainda em relação à sociedade como um todo. “Os dez projetos desenvolvidos respondem com ações de curto e médio prazo às necessidades dos associados da ABLA. Este é o papel que uma associação deve ter, ou seja, estar em constante aproximação com seu principal cliente”, observa Cecília. Ao especificar os benefícios institucionais, a consultora garante que o associado obterá “cada vez mais atendimento, qualidade e serviço de uma entidade eleita e subsidiada por ele, que busca honrar todos os dias esta condição”. Veja, no box, mais informações sobre os projetos definidos pelo Conselho Gestor da ABLA.

21 O roteiro a ser seguido Aprimoramento da comunicação e melhoria da gestão foram contemplados no planejamento. As informações são da Lodi Consultoria O projeto da comunicação interna buscará implantar ações que melhorem as relações entre a entidade e os associados, promovendo a união e o alinhamento dos interesses do segmento. Paralelamente, o projeto de ampliação da comunicação externa espera intensificar junto ao mercado à percepção de valor do segmento e, também, da associação como defensora de interesses deste setor tão importante para a economia do Brasil. Em relação à melhoria da gestão de eventos, a ABLA visará ampliar o destaque da entidade por meio de eventos periódicos ou pontuais que discutam e ampliem o pensamento e diretrizes deste negócio. • No detalhamento do projeto de capacitação dos associados, entendeu-se que era necessário o apoio da entidade em formação e reciclagem de equipes, proprietários e a nova geração das locadoras associadas. Este é um projeto que irá criar e ministrar cursos de aperfeiçoamento e desenvolver parcerias com entidades de ensino para o pleno atendimento das demandas que forem surgindo. • O projeto de desenvolvimento de diretoria começou bem antes da conclusão do trabalho de organização dos demais projetos, a partir da aproximação entre diretores regionais e o Conselho Gestor. Já em 2014 foram abertas duas cadeiras nas reuniões do Conselho para que os diretores regionais participassem e se inteirassem a respeito das ações e da própria dinâmica das reuniões. Além disso, o projeto vai mais além. O Conselho quer criar condições para que as Diretorias Regionais sejam a via de multiplicação de ideias, seu canal de comunicação das questões que afetam regionalmente os associados. Ainda, para este projeto, foi criada a ABLA Jovem, que capacitará a nova geração das locadoras para um mundo mais complexo e dinâmico. • O projeto de ampliação das parcerias comerciais tem a função de estudar, selecionar e desenvolver ainda mais os convênios oferecidos aos associados, fundamentais para a rentabilidade do negócio das locadoras. • O projeto de desenvolvimento de novos produtos focará em pesquisas, estudos e debates que visam à criação e seleção de novas ferramentas de gestão interna e para o mercado, também visando à rentabilidade dos associados. • O oitavo projeto, de articulação política, foi criado a partir do princípio de que o relacionamento externo é um pilar fundamental da Associação. Desenvolver uma comunicação próxima a estes interlocutores auxilia na redução dos riscos de inviabilização do segmento. • O projeto de formalização dos processos internos é o passo seguinte ao dado nos últimos dois anos, com a reestruturação da ABLA. Agora a entidade se concentrará em afinar e refinar seus processos, de forma a dar mais agilidade e sustentar as ações e planos dos demais projetos elencados. • O último dos projetos desenvolvidos é o da revisão estatutária. Serão realizados estudos para a modernização do Código de Ética e para a criação do processo de compliance da ABLA, visando ao atendimento das demandas dos associados em contar com uma Associação cada vez mais atuante e eficaz na representação e na defesa de seus direitos.

22 ABLA The Brazilian Association of Automobile Rental and Leasing Companies (ABLA) has set its course for the coming years. The way forward was drawn up following hard work at the VIII National Convention in 2014 for board members and national directors which resulted in demands and solutions required to improve services for members. At the VIII National Convention, ABLA organized debates among its managers to understand what its main fields of action are. This produced ten cuttingedge projects to be rolled out by 2017. Lodi, a consultancy, compiled these demands. “Without ranking importance, projects were drawn up to boost communications between ABLA and its members and the market, to improve event management, training of members, to develop the regional board and young people, to expand commercial partnerships, to develop new products, to improve ABLA’s processes, to review its articles of association and policy coordination,” says Cecilia Lodi, director of the company. With the setting and rolling out of these strategies, ABLA has taken a significant step towards improvement of communications and consequently of corporate relationships with the members themselves. At the same time, ABLA also seeks to gain even more importance and strength with business partners, with public authorities and also society as a whole. “The ten projects set out short and medium term action to meet the needs of ABLA members. This is the role that an association must have, that is - to constantly build closer relationships with its main client,” says Lodi. When specifying the institutional benefits, the consultant says that members will get more services and better quality from a body elected and subsidized by them, which will seek to honor this responsibility on a daily basis. Further information on the projects is to be found in the box below. Planned future ABLA’s Management Board sets targets for the coming years. Strategies that will build stronger ties with members and society will be ruled out by 2017 The route to be followed Improved communications and management have been included in the plan. The details are provided by consultancy, Lodi The internal communications project will implement actions to improve the relationships between ABLA and its members, promoting union and the alignment of interests in the segment. At the same time, external communications with the market will boost the perception of the segment and of ABLA’s value as defender of the interests of this important sector of Brazil’s economy. As regards the improvement of event management, ABLA will raise its profile through periodic or one-off events to discuss and develop thinking and guidelines for this business. • On the training project of members, it was understood that entity’s support was needed in the training and retraining of staff, owners and the new generation of members. This is a project will create and deliver training courses and develop partnerships with educational institutions to fully meet the demands that have arisen. • The board development project started well before completion of the organizational work on the other projects, through the building of relationships between Regional Directors and the Management Boardl. In 2014 two spaces were created at Board meetings for regional directors to take part and get informed about the action taken and the dynamics of the meetings themselves. The project goes much further, with the Board wanting to create the conditions for the Regional Directors to be multipliers of ideas, a communications channel for the issues that affect members regionally. Also, ABLA Youth was created for this project, preparing the new generation of members for a more complex and dynamic world. • The project to expand commercial partnerships will study, select and further develop the deals offered to members, which are essential to the profitability of the business. • The new product development project will focus on research, studies and debates aimed at creating and selecting new management tools to be used internally and by the market, focused on members’ profitability. • The eighth project, policy articulation, was based on the principle that external relationships are a key pillar for ABLA. Developing close communications with these partners helps reduce risk in the segment. • The formalization of internal processes is another step on one taken two years ago with the restructuring of ABLA. Now it will focus on fine-tuning and refining its processes in order to make it faster to act and to sustain the actions and plans in the other projects. • The last of the projects is a review of ABLA’s articles of association. Studies will be undertaken to modernize the Code of Ethics and to create a compliance process at ABLA to serve members’ demands and to create an ABLA that is increasingly active and effective in its representation and defense of rights.

24 PROFISSIONALIZAÇÃO Conhecimento é fundamental As atividades de capacitação promovidas pela ABLA, que continuarão sendo gratuitas, deverão ganhar novo impulso em 2015. Trata-se de ampliar o que já vem sendo feito com sucesso, já que durante o decorrer de 2014 centenas de profissionais que tomaram parte do curso de capacitação da ABLA estabeleceram uma nova marca em termos de avaliação positiva desse benefício. A tabulação das pesquisas de satisfação realizadas após cada uma das 12 etapas mostrou que os índices de “ótimo” e “bom” superaram a média de 90% de aprovação. Para o economista Jorge Miguel dos Santos, instrutor dos cursos da ABLA, esses resultados comprovam que a busca por rentabilidade é mesmo uma das principais “obsessões” de todo locador. “Iniciamos em 2015 uma nova empreitada para capacitar os associados no sentido de terem uma rentabilidade que possa garantir o crescimento da empresa e do setor como um todo.” O mercado vem mudando rapidamente e a competitividade aumentando em dimensão ainda maior. “Isso obrigou a ABLA a desenvolver uma nova metodologia para auxiliar de fato as locadoras a enfrentaremmercados mais concorridos”, acrescenta Jorge Miguel. “E desta forma o curso e o software de apoio ganharam aprimoramentos para se aproximar cada vez mais das novas necessidades do dia a dia das locadoras.” Hoje o nível de sofisticação atingido é o que o locador precisava. Por exemplo: o software calcula o resultado de uma operação de locação mensal (terceirização) ou diária (rent a car) não só por meio do resultado do fluxo de caixa, mas também com indicadores financeiros e econômicos como a Margem de Contribuição, MC; o Valor Presente Líquido, VPL, e a Taxa Interna de Retorno, TIR. Além disso, novos enfoques foram incorporados em cada etapa de capacitação realizada, em uma evolução extremamente natural para um setor dinâmico como o da locação de veículos. “A tônica que baliza a participação de um número cada vez maior de associados é a de que ficar parado significa perder a vez”, afirma Jorge Miguel. Segundo ele, um engano comum é querer aumentar a frota a qualquer custo, imaginando que se conseguirá reduzir custos. “Trata-se de uma meia verdade, que funciona até certo ponto”, explica. “Com o decorrer do tempo, pode gerar prejuízos que aumentarão o nível de endividamento da locadora a ponto de inviabilizá-la”, ele alerta. Curso ensina gestores a efetuar cálculos corretos para conhecer os custos de cada empresa, a partir dos quais pode ser encontrada a margem de lucro

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