Anuario ABLA - 2014

94 Anuário Yearbook ABLA 2014 Ninguém duvida da importância do sistema ABS de freio e do air bag para a segurança de motoristas e passageiros. Tanto que esses equipamentos se tornaram itens obrigatórios desde o dia primeiro de janeiro deste ano para todos os veículos fabricados noBrasil ou importados. Havia uma incerteza quanto ao peso do valor desses equipamentos no preço final, principalmenteem relação aos automóveisdeentrada. Ao que tudo indica – montadoras e fornecedores – absorveram parte dos custos. Apreocupaçãoagoraseconcentranamanutenção desses equipamentos, que podem gerar gastos adicionaisnosperíodosde revisãoenas reparações, quando apresentarem defeitos ou necessidade de substituição. Mas, a julgar pela opinião de AlessandroRubio, especialista técnicodoCentrode Experimentação e Segurança Viária (CESVI) tanto o air bag quanto o ABS não devem gerar dores de cabeçaparaosproprietários. “Oair bag temvidaútil entre15e20anos, sem manutenção”, esclarece. “O fabricante recomenda que depois desse período seja realizada vistoria para detectar alguma avaria. Se houver, é possível substituir somente o conteúdo deteriorado, mas podeser quemesmoapós20anoseleaindacontinueemperfeitoestado”, complementa. O ABS representa menor risco de gerar custos extras. “Apesar de conter sensores nas rodas, componentes e módulo eletrônicos, a manutenção émuito parecida com a de um sistema convencional”, garante Alessandro. O seu funcionamento parece complexo, mas a operação é simples. Assim, o profissional que tradicionalmente faz amanutençãoou reparaçãonosistema de freiogeralmente sabe lidar também comABS. Riscos e valores Naturalmente, asanálisesdeAlessandroRubio são elaboradas sob condições de normalidade. Mas, podem existir acontecimentos que levem aodisparodoair bagsemqueocorraumacolisão, obrigandoa trocade todoosistemaqueoenvolve. “Omecanismo é acionado não somente nos casos de choque, mas de desaceleração brusca. Assim, sealguémcirculaa60kmpor hora, cai em um bueiro e o veículo trava imediatamente, pode haver disparo do air bag”, adverte. A substituição pode sair cara porque envolve várias partes. Segundo Alessandro, os últimos levantamentos de custo para troca de air bag realizados pelo CESVI são de 2012. “Ficava entre R$ 5 mil e R$ 8 mil para um Encargos dos novos equipamentos Air Bag eABS preocupam porque podem aumentar os custos de manutenção e exigirmais tempo de horas paradas nas oficinas. Riscos existem, mas são pequenos, tranquiliza especialista doCESVI AlessandroRubio Especialista técnico doCentro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) Technical specialist at theCenter for Road Safety Testing and Safety (CESVI)

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