Anuario ABLA - 2014

76 Anuário Yearbook ABLA 2014 Nos últimos anos a tecnologia nivelou produtose serviços, colocandoempresas concorrentes em nível similar de capacidade para ofertar seu portfólioaomercado.Nosegmentode locaçãode veículos, por exemplo, aqueles demesmamarca, modelo e ano de fabricação são iguais em todas as companhias. Se o cliente tem preferência por determinada montadora, pode se dirigir a qualquer locadora queencontrará omodelodesejado. Nessecenário, como ter umdiferencial eganhar mais?O“segredo”éadministrar comeficiência, retirando resultados de todas as etapas do processo de trabalho dentro da locadora. Com apoio dos recursos tecnológicos, otimizar estánaordemdodia. Alémdadisponibilidadedesistemasatualmente, as locadorasdevemganharoutrasalternativasnum futuro próximo. Julian Gritsch, diretor da EuroIt, empresaespecializadaemsistemaspara locadoras de veículos, cita o exemplo da implantação, ainda em 2014, da indicação dasmultas cometidas pelo condutor de forma automática e automatizada, diretamente para os órgãos de trânsito. “Será um avanço importante”, avaliaGritsch. Sobre serviços de tecnologia disponibilizados recentemente para o setor, ele cita a probabilidade de tornar a locação mais rápida, confiável e segura para as empresas, buscando a integração da assinatura eletrônica de documentos, pesquisa online da veracidade da CNH do cliente, pesquisa automática de multa diretamente nos órgãos públicos e pesquisa de pontuação deCNH. “Todosesses serviços sãonativose jáestãodisponíveis”, afirma. O especialista em tecnologia diz que o Brasil conta com locadoras e sistemas comparáveis aos dos países de primeiromundo. “Alugar um carro aqui é tão fácil, ágil e barato como alugar nos paísesmais avançados”. Mesmo assim, ameta é alcançar o desperdício zero! “Tudo é importante para uma locadora, pois é dos detalhes que o lucro virá”, lembra Gritsch. Isso implica atenção em todos os detalhes, como correta definição do preço da locação, boa utilização do veículo –mantê-lo sempre disponível para locação – no menor espaço de tempo possível, cuidado extremo no momento da entrega do automóvel, fazendo todas as verificações para que não ocorram problemas com o cliente, dentre outras situações que possam gerar dúvida ou risco de prejuízo. “Com relação ao pós-locação, toda atenção deve ser dedicada ao correto e completo check- -list dedevoluçãodoveículo, visandoaeliminação de problemas no próprio veículo e em detalhes posteriores, como o controle total demultas”, diz Julian Gritsch, acrescentando que todos esses itens também já fazem parte de um dos programas de sua empresa. Dessa forma, com o nivelamento entre os produtoseacompetitividadedomercado, hojeemdia as empresas ganhammais cortando os desperdícios, que aumentando os preços. Nesse contexto, tempo tambémédinheiro. Cortar comeficiênciaé o segredo. E a tecnologia ajuda a entendermelhor o tempodedicado a qualquer operaçãoe tirar dele omáximode rendimentopossível. A tecnologia equiparou produtos e serviços, reduzindo a diferença entre os concorrentes. O diferencial é otimizar o tempo e os custos para obtermelhores resultados. Sistemas informatizados ajudam nesse processo. O segredo éganhar cortando JulianGritsch, Diretor da EuroIt

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