Anuario ABLA - 2014

Frota 60 Anuário Yearbook ABLA 2014 A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é reconhecida pelos seus valores, fortalecidos a cada ano, e também pela gama de benefícios gerados aos seus associados, além de conquistas que têm se refletido em crescimento real do setor que representa. Omodelo administrativo, profissionalizado, coloca a entidade em posição de vanguarda, assim comoocorre com aABLAe com outras grandes entidades de diferentes setores de atividade. Para integrar a experiência de diversos administradoresàsestratégiasdagestão, aABF reformulou seus estatutos. Dessamudança nasceu o ConselhoConsultivo, para atuar nasdecisõesestratégicas. O diretor executivo Ricardo Camargo conta que o grupo é composto pelo presidente e vice-presidente, pelos diretores executivo, financeiro e demarketing, além de um ex-presidente, dois conselheiros advogados e dois franqueadores seniors. Segundoele,“essadecisão foi importantepara aentidadenãoperdera ligaçãohistóricadadiretoria dopassadocomaatual”.Umadasconsequências práticas foi que o planejamento anual, que antes era de responsabilidade do presidente, passou a ser definido por um colegiado e posto em prática pelo principal executivo da entidade. Em 2014 a ABF completa 27 anos, qualificando e aprimorando seus associados. No cardápio de serviços constam, por exemplo, diversas opções de cursos com cargas horárias diversificadas, desde um dia até três meses. No que se refere ao aprofundamento do conhecimento em franchising a opçãoéumMBA, emparceria com aUniversidade de São Paulo (USP). Outro ponto forte é a comunicação integrada epermanentecomosassociados.Ositena internet, por exemplo, tem conteúdo para gerar uma “média de 200 mil visualizações por mês, com tempomédio de 6minutos de permanência em cada visita”, revelaRicardoCamargo. Boletinsdiários e semanais; revista bimestral; guia anual e presença constante nas mídias sociais completam omix de conteúdo informativo da ABF. Mas, em se tratando de serviços oferecidos, isso não é tudo. Diversos comitês tratam de assuntos específicos, tais como Jurídico, Modas, Mulher e Microfranquias, dentre outros. Diversos benefíciossãooferecidosgraçasàsparceriascomo Sebrae, Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), comaFederação Interamericana de Franchising e com a Agência Brasileira de PromoçãodasExportações (APEX),quepossibilitaa participaçãodasassociadasemeventosnoexterior. A ABF atua também nas instâncias políticas, “por meio de participação em comissões legislativas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nas quais emite opinião sobre projetos que afetam o mercado de franquias ou de algum segmento de franqueado”, explica Ricardo Camargo. Contatos com o governo federal ocorrem viaMDIC. Atualmente, são 1.080 associadas, responsáveis por 70% do faturamento do setor. Assim como na ABLA, independentemente do tamanho, todas têm tratamento igualitário. Enfim, por tudo isso, assim como a ABLA, a ABF tambémmostra que gestão associativa feita de maneira profissional é o melhor caminho para gerar ótimos resultados. Decisão colegiada Assim como a ABLA, a ABF é uma associação de vanguarda, admirada por seumodelo administrativo profissionalizado

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