Anuario ABLA - 2014

14 Anuário Yearbook ABLA 2014 Este ano de 2014 eu completo 25 anos de atividades no ramo de aluguel de veículos. Fico feliz que o setor esteja maduro, que algumas empresas do ramo tenham inclusive aberto capital, que aGovernança Corporativa e os Certificados ISO estejam se tornando realidade paramuitas de nossas empresas. A profissionalização do setor, que agora conta inclusive com cursos e materiais impressos sobre nossa atividade, inexistiamatépouco tempo.Aglobalizaçãonãosódosmodelos, mas tambémdospadrões internacionais, chegouparaficar! Nosso setor acompanha a revolução dos modelos de veículos e é sensível às tendências de consumo. Recentemente, por exemplo, determinadas pick-ups médias ultrapassaram tradicionais modelos compactos nas vendas, e esta realidade chegou às nossas empresas como reflexo do mercado consumidor. Quemdiria, 25anosatrás, que teríamos tantosmodelos diferentes para locação? E que teríamos tantasmontadoras instaladas noBrasil? Mas nem tudo são flores... As recentes manchetes sobre o setor automotivo mostram veículos perdendo espaço nas vendas do varejo, queda nas vendas ao nível mais baixo em 12meses, osmaiores estoques desde 2008, etc. Aboanotíciaéqueum setormaduro comoonossoestá preparado para atravessar essa tempestade! Se as dificuldades do cenário econômico chegam de um lado, de outro temos a difusão do setor e seu crescimento, ainda quemoderado, garantindo rentabilidadee sustento às empresas. É hora de administrar melhor, reduzir custos, gerir com profissionalismo e aumentar ganhos, já que os custos subiram e o cenário é incerto. Poucos de nós se lembram da Copa de 1950 no Brasil e os recentes protestos pelas ruas questionam qual será o legado destaCopa de 2014. Repleto de esperança mas também de capacidade, o setor mostra que tem frotadisponível, queoatendimentomelhoroueque a grandiosidade do evento não amedronta o empresariado! Enfim, realizado com a transformação positiva do setor, vejo que 2013 foi um ano de vitórias. Por mais que as margens e volumes tenham diminuído no geral, houve crescimento contínuoeo setor aumentou sua importânciaeparticipação na produção nacional de veículos. Com issoseconsolidaoverdadeiropapel das locadoras. O de ser a vitrine das montadoras para o mercado interno, propiciar experiênciaaousuário como veículoquepode vir a adquirir, distribuir os veículos e contribuir para o Transporte, terceirizar frotas públicas e privadas, assim financiando o progresso. Enfim, cumprir nosso papel de ajudar a fazer o Brasil, “rodar”! PauloGaba Jr. Conselheiro, Diretor deRelações Institucionais daABLAeEx-PresidentedoConselhoNacional Counselor, Director of Institutional Relations at ABLA and former President of theNational Council Verdadeiropapel das locadoras

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=