Anuario ABLA - 2013

Negócio Business 22 Anuário Yearbook ABLA 2013 É compreensível que sindicatos, entidades e outros organismos classistas tenham como função principal o compromisso de conquistar benefícios para as categorias que representam, em especial para seu quadro de associados. Entendemos que a aglutinação em torno de uma ou mais causa é um meio de fortalecer a democracia, posto que promova o equilíbrio de forças nas categorias representativas da sociedade. Contudo, algumas entidades têm a capacidade de transpor a linha que delimita as funções meramente corporativas e assumir maiores responsabilidades. É o caso da ABLA, uma das entidades mais tradicionais do Brasil, com 36 anos de atuação. Ao longo da existência ela foi agregando valor à sua missão, ao contribuir em processos decisórios que influenciam outros segmentos produtivos da economia brasileira e da sociedade em geral. Um dos exemplos está em sua participação no Plano Brasil Maior, do Governo Federal. Desde abril de 2012 quando aceitou convite da presidente Dilma Roussef, a ABLA passou a ser representada nesse Plano por Paulo Gaba Jr. e João Claudio Bourg, respectivamente presidente do conselho nacional e presidente executivo. Compostos por representantes do governo, dos empresários e dos trabalhadores, os conselhos são fóruns permanentes para a discussão de temas setoriais e a construção de agendas estratégicas. No que se refere ao Plano Brasil Maior, o próprio governo o define como um desafio “colossal”. Sua missão é “sustentar o crescimento econômico inclusivo num contexto econômico adverso”. O Plano tem como foco “a inovação e o adensamento produtivo do parque industrial brasileiro, objetivando ganhos sustentados da produtividade do trabalho”. Tais vertentes vão ao encontro da própria filosofia da ABLA. “Temos plena convicção que essa experiência e o amadurecimento que nosso setor conquistou são muito úteis, também, para que a ABLA possa colaborar efetivamente com os objetivos do País”, diz Bourg. “Temos um Conselho Nacional formado por lideranças de diversos estados e diretores regionais também em cada unidade da federação. Temos know how em administrar negócios e lidar com pessoas. Utilizamos nosso conhecimento prático de empresários e apresentamos ideias e sugestões para o Plano Brasil Maior, sensatez e exemplos reais são os melhores argumentos”, acrescenta o presidente executivo. Papel também relevante é desempenhado pela ABLA na Câmara Interamericana de Transportes – CIT. Essa entidade reúne representantes de 18 países que apresentam sugestões para o desenvolvimento dos transportes no continente americano. Em nossa participação nos debates da CIT colocamos em pauta todo e qualquer mecanismo que implica em entraves para as operações de locação na América, visando a agilização dos processos e melhorando os resultados para locadores e, consequentemente, para locatários. Transpondo a linha do corporativismo por João Claudio Bourg Presidente Executivo

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=