64 Anuário ABLA 2012 PQA Em 2012 o Programa Nacional de Capacitação e Qualificação ABLA (PQA) completa cinco anos. Um dos cursos programados para esta temporada é o “Preço Certo”, destinado aos gestores das locadoras. O PQA foi desenvolvido aos profissionais das locadoras de veículos em 2007 pela ABLA, com o objetivo de melhorar a qualidade na prestação dos serviços e aumentar a visão estratégica dos gestores. O seu conteúdo está disseminado em livros, manuais, literatura online e indicadores. Além de seminários, minicursos e palestras com foco na profissionalização que foram desenvolvidos gratuitamente! “Nosso setor era carente de procedimentos, regulamentos e padrões. Tínhamos, e temos muita propriedade intelectual, de décadas de experiência, mas nada registrado. Da mesma forma, era necessário preparar a mão de obra”, diz José Adriano Donzelli, coordenador do projeto e atual Presidente da Fenaloc (Federação Nacional das Locadoras de Automóveis). No aspecto capacitação, a ABLA buscou parcerias pioneiras, como a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) da Universidade Federal de Santa Catarina, que aplicou cinco cursos à distância, durante oito meses, divididos em módulos: Gestão Empresarial, Gestão de Frotas, Gestão Administrativa e Financeira, Atendimento Operacional, Qualidade em Vendas e Mercado & Marketing. “É importante ressaltar que o conteudo foi desenvolvido em conjunto entre acadêmicos, empresários, equipe técnica e construído também pelos alunos que participaram desses treinamentos. Diversos seminários e pesquisas foram implementados”, reforça Donzelli. O trabalho resultou em cursos customizados, na medida para as necessidades do setor, elaborados por quem entende de ensino, com material didático composto por livros, DVDs com videoaulas, teleconferências, entre outros. Desde 2007, aproximadamente 4.600 pessoas participaram das ações de qualificação direcionados tanto para profissionais que atuam PQA entra em nova etapa 2012
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=