Anuário ABLA | 2012

30 Anuário ABLA 2012 Turismo Gastão Vieira Ministro do Turismo O turismo registrou sucessivos recordes em 2011. Os desembarques domésticos (79 milhões) cresceram 15,8% em relação ao ano anterior. Trata-se de recorde da série histórica iniciada em 2003. Salto semelhante (13,9%) pode ser observado nos desembarques internacionais, que subiram de 7,9 milhões para 9 milhões entre 2010 e 2011. Os números mostram que a política governamental está no trilho. Mais: comprovam que a articulação do Ministério do Turismo junto aos mais diferentes atores tem surtido o efeito esperado. Governos locais, parceiros da esfera pública federal e setor produtivo alinhados conseguem multiplicar os ganhos, econômicos e sociais, para o Brasil. A ação conjunta foi capaz de garantir o crescimento do setor mesmo em meio ao cenário internacional desfavorável. Levantamento encomendado pelo MTur à Fundação Getúlio Vargas revela que o faturamento alcançado em 2011 foi além da expectativa do empresariado. O estudo feito com as 80 maiores empresas do turismo, que responderam por um faturamento de R$ 50,9 bilhões no ano referência, revela que 94% dos pesquisados registraram aumento de receita. A aproximação de megaeventos como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo, a Jornada Mundial da Juventude e os Jogos Olímpicos abre perspectivas extremamente positivas para o setor. Os benefícios poderão ser percebidos pelas mais amplas atividades. Meios de hospedagem, indústria gastronômica, agências de viagens, organizadoras de eventos, taxistas, guias turísticos, locadoras de automóveis: todos serão contemplados com o giro da economia. O Ministério do Turismo tem trabalhado para ampliar o legado a ser deixado por esses megaeventos. As ações abrangem a qualificação de 240 mil profissionais, sinalização turística, projetos de acessibilidade nas cidades-sede, construção de centros de atendimento ao turista e obras de infraestrutura. A promoção completa a lista de atribuições da pasta. Para ajudar na construção da imagem positiva que queremos transmitir ao mundo, o orçamento previsto para a promoção do turismo internacional e doméstico é de R$ 170 milhões em 2012. As ações oficiais, aliadas a atuação do empresariado, vão gerar um legado expressivo. De acordo com a FIFA, o último mundial de futebol na África do Sul foi assistido pela TV por 3,2 bilhões de pessoas, o que representa 46% da população mundial. A superexposição do Brasil vai mostrar ao mundo a nossa hospitalidade, diversidade cultural e riquezas naturais, tudo o que o país tem de melhor. Foto: Johnys Julio

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