Anuário ABLA | 2012

28 Anuário ABLA 2012 Negócio Locação de veículos para a Classe C Os benefícios proporcionados à classe C pelo aumento da oferta de empregos e do crédito nos últimos anos são algumas justificativas que explicam a tendência no crescimento do consumo de produtos e serviços relacionados ao mercado de turismo. Diante disso, nosso setor tem pela frente, também, o desafio de atender clientes que somente agora estão conhecendo os benefícios da locação de veículos. Esse grupo social é formado atualmente por mais de 50% da população e é a maior consumidora entre as classes, segundo dados divulgados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) com base nos dados do Pnad 2009. Nos últimos oito anos a nova classe média, ou a classe emergente, apresentou crescimento de oito vezes em seu consumo. O consumidor emergente não enxerga os gastos com turismo como supérfluos e sim como um fator de inclusão. Esses gastos são vistos pela classe como investimento. Lidar com os consumidores da classe C exige preparo por parte das agências e empresas da cadeia produtiva do turismo, inclusive as locadoras de veículos. É uma massa enorme de consumidores que agora estão conseguindo consumir e já se tornaram maioria em vários segmentos. Isso significa que o nosso setor também precisa entender que agora lidamos com diferentes clientes daqueles que sustentavam o rent a car há dez anos. Para atender a essa demanda temos pela frente o desafio de não somente buscar novos produtos e serviços, mas também de encontrar a forma correta de atendimento. Para esse novo mercado é muito importante ter mais clareza e simplicidade na comunicação. Basta lembrar que nos próximos anos muitos dos novos clientes do rent a car terão origens humildes e, por exemplo, nunca viajaram de avião. A classe C tem aspirações próprias e não busca simplesmente repetir o padrão de compra das classes mais altas. Entender as diferenças será fundamental à criação de estratégias eficientes visando atrair esse público para o nosso setor. Temos de evitar o descompasso entre o que pensam esses novos consumidores e as estratégias das empresas locadoras. Nem sempre o preço é o fator mais importante na escolha de um produto. Pesquisas com consumidores da Classe C levantaram que 44% dos entrevistados desse grupo disseram dar mais importância à qualidade do que ao preço, por exemplo. É algo para se pensar. O certo é que o consumo da nova e ascendente classe média deverá se expandir para serviços como alimentação fora de casa, lazer e viagens. Com a melhoria do padrão de vida, as famílias, primeiro, buscaram comprar itens básicos, como eletrodomésticos. Agora, além de buscar outros bens e serviços, também querem melhorar a qualidade dos itens que já consomem. E isso significa, também, viajar bem mais daqui para frente. Atendê-los com preço e qualidade é um desafio que certamente vamos conseguir superar.

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