Anuario Brasileiro do Cobre | Brazilian Copper Yearbook 2020

Anuário Brasileiro do Cobre Brazilian Copper Yearbook 2020 25 Este é o segundo ano de seu mandato frente à Qualifio. Que avanços a entida- de já registrou neste período? Nós mudamos um pouco o foco da Quali- fio. Antes, a entidade estava empenhada em buscar amostras no mercado, fazer relatórios e enviar para o INMETRO para que o instituto to- masse as providências cabíveis. Porém, perce- bemos que, além deste trabalho, existe espaço para atuarmos de forma mais efetiva aliada à fiscalização. Assim sendo, decidimos começar a fortalecer a marca Qualifio. Ao levarmos in- formação ao mercado consumidor, este tende a adotar uma postura proativa e consciente, adquirindo produtos de nossos associados, pois iremos garantir o acesso a um produto de maior qualidade. Nossa ideia é fazer com que o cliente enxer- gue a diferença de um produto Qualifio em de- trimento de um que tenha apenas a certificação do INMETRO. Queremos levar esta mensagem através das mídias sociais e de palestras em construtoras, por exemplo. De que forma a Qualifio busca monito- rar e resolver o problema dos materiais não conformes? Nós não vamos conseguir resolver o pro- blema de forma imediata. A Qualifio está no mercado há 27 anos e sempre nos deparamos com marcas produzindo material desbitolado. Nossa ideia é continuar, sim, o monitoramento do mercado, com nossos objetivos mensais de compra de amostras, realização de testes e en- vio de relatórios ao INMETRO. Queremos fazer com que o consumidor entenda que apenas a certificação, por si só, embora seja de suma importância, não significa que o material utilizado é bom. O que quere- mos é dar garantias baseadas em sérios e rigorosos padrões de qualidade. E de que maneira a Qualifio tem se aprofundado para garantir estes pa- drões para certificar a qualidade da indústria? Nossa equipe técnica segue um check list de procedimentos e faz visitas periódicas às in- dústrias que estão associadas à Qualifio. Além disso, também compra e testa amostras de ma- teriais adquiridos aleatoriamente no mercado. Lançamos o Selo Qualifio , uma ação inédita para atestar a marca e a qualidade dos produ- tos dos associados da Qualifio. Os associados poderão usar o selo em suas embalagens. Com mais este mecanismo, o consumidor terá a possibilidade de se tranquilizar em rela- ção à confecção dos condutores elétricos. Isso implica compromisso em seguir determinados controles de processos. E a regra é clara para todos: se algum de nossos associados não obedecer às normas, irá perder o Selo Qualifio, sem possibilidade de reconquistá-lo. Então, a responsabilidade é compartilhada entre as em- presas associadas e a própria entidade. Quais são as vantagens desta ação para o mercado e para os consumidores? Principalmente, uma maior segurança. Das amostras que coletamos ano passado, pratica- mente 60% estavam com menos cobre contido do que o necessário. O pior não é só a quanti- Paulo César Iacono Negrão, presidente da Qualifio

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