Anuario Brasileiro do Cobre | Brazilian Copper Yearbook 2017

Anuário Brasileiro do Cobre Brazilian Copper Yearbook 2017 29 Os veículos elétricos vieram para ficar e certamente substituirão os automóveis convencionais em um futuro próximo zirá mais veículos de motores de combustão interna. Por outro lado, a fabricante Mercedes-Benz abriu uma nova usina de bateria de carros elé- tricos no valor estimado de US$ 560 milhões no leste da Alemanha, representando apenas uma fração dos US$ 11 bilhões que o fabricante ale- mão anunciou para desenvolvimento de veícu- los elétricos nos próximos 5 anos. A empresa planeja lançar 10 novos carros puramente elé- tricos até 2022. O “The Wall Street Journal” informa que “quase todos os fabricantes mundiais de veí- culos estão montando seu próprio carro elétri- co, alimentado por preços de baterias cada vez mais baratos, regras de emissões mais restritas e incentivos governamentais lucrativos para os clientes” . As novidades sobre as tendências para car- ros elétricos estão cada vez melhores, uma vez que a França anunciou que a venda de carros a gás e diesel terminará até 2040. Recente artigo do New York Times salienta que, embora não seja um objetivo tão ambicioso como a Norue- ga ou o voto da Índia de acabar com a venda até 2025 e 2030, respectivamente, o objetivo é claro: reduzir as emissões de gás carbônico, dependendo menos dos combustíveis fósseis e integrando mais veículos elétricos. Essa é uma ótima notícia para os veí- culos elétricos, mas o que isso tem a ver com o cobre? – Devido à durabilidade, malea- bilidade, confiabilidade e condutividade elétrica superior do cobre, o seu uso aumenta o desem- penho e a eficiência dos componentes elétricos de uma forma geral. Não é nenhuma surpresa que o metal seja usado abundantemente em veículos elétricos. O cobre é um elemento crucial e essencial, sendo utilizado não somente nos motores elé- tricos, baterias, inversores e fiação dos veículos elétricos, mas também nas estações de carga que serão instaladas para acompanhar o au- mento do número de veículos elétricos que, em breve, estarão circulando nas cidades e estra- das. Bateria de veículos elétricos consome cinco vezes mais cobre do que os veículos convencio- nais de motores a combustão: cerca de 85kgs em média. Além disso, um veículo puramente elétrico pode conter mais de 1,6 quilômetros de fiação de cobre nos enrolamentos do estator. Os veículos híbridos-elétricos utilizam cerca de 40kgs de cobre, enquanto um barramento elé- trico de bateria usa uma quantidade bem supe- rior, cerca de 369kg. A demanda pelo metal por conta dos veículos elétricos deverá aumentar em 1 milhão e 740 mil toneladas até 2027. Com todos esses novos desenvolvimentos, fica cada vez mais claro que os veículos elé- tricos vieram para ficar e certamente substitui- rão os automóveis convencionais em um futuro próximo. Simplificando, mais carros elétricos significa mais uso de cobre, mostrando um fu- turo muito positivo e rápido para esta indústria, por meio de uma tecnologia sustentável. Fonte | Source : thinkcopper.org

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