Revista Locação 94

35 O TRANSPORTE RODOVIÁRIO representa mais de 75% do total de serviços de transportes prestados no Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral. Isso significa rodovias com fluxo intenso de veículos de carga que enfrentam diariamente longas distâncias e, dependendo das condições das vias, grandes obstáculos. Além de fatores externos, também existem questões inter- nas, como a gestão da logística e monitoramento das cargas. Tudo isso torna o mercado de trans- portes ainda mais desafiador. Quando nos referimos a transportes de veículos, de caminhões cegonheiros, os desafios se multipli- cam. Por serem veículos que transportam carros, ônibus e motos, eles medem 23 metros e atingem o peso bruto médio de mais de 57 toneladas. O alto valor da carga e os trajetos de longos percursos resultam na necessidade das empresas seguirem um plano de gestão minucioso para tornar esse mercado eficiente e seguro. Calcular tarifas também é um grande desafio para movimentar mercadorias. Nem sempre é fá- cil equilibrar os gastos e margem de lucro man- tendo os preços competitivos. Pensando nessa realidade, foi criada a platafor- ma digital EVO, que é um sistema de contratação e acompanhamento de transportes de veículos que auxilia a gestão do serviço voltado para em- barcadores, transportadoras e motoristas. A pla- taforma está disponível no mercado desde janeiro de 2019 e já apresenta números significativos. De acordo com o CEO, Caitano João Marcatto, 2020 terminou com “mais de 15 mil veículos trans- portados com gestão da EVO, gerando perto de R$ 50 milhões de negócios entre os players atuan- tes”, afirma. Atualmente a plataforma possui 50 grandes embarcadores atuantes, além de uma rede de 180 transportadoras de veículos com aproximada- mente 3.000 motoristas. Já são 58.307 usuários esporádicos recorrentes e não recorrentes, com pedidos de transportes individuais. Uma boa parte dos usuários é de locadoras vin- culadas à ABLA. Porém, qualquer empresa, ou pes- soa física que tenha veículos para transportar pode ter acesso à plataforma. “No caso dos motoristas, todos os cegonheiros têm livre acesso ao aplicativo, sem custo e lá eles podem escolher a carga e dimi- nuir o tempo de espera e negociação”. PERSPECTIVAS Apesar de 2020 ser considerado um ano contur- bado para alguns segmentos do setor de transpor- te, foi um ano bom para as Logtechs (startups de Para saber mais sobre a EVO! acesse o site www.revolucaoevo.com.br . O aplicativo móvel EVO!, voltado para motoristas e vistoriadores, está disponível para download nas principais lojas e é compatível com dispositivos iOS e Android. logística). Marcatto comenta que os grandes players precisaram dar eficiência máxima nas suas operações “e por isso passaram a usar o aplicativo, que agora começou a se converter em contratos que deverão se estender para 2021. Nosso planeja- mento em 2019 era iniciar a escala das operações da nossa startup em 2021, então estamos cumprin- do à risca nosso planejamento”. VANTAGENS A plataforma digital foi criada para que pessoas e empresas possam realizar suas atividades logísti- cas de forma mais eficiente e para que transpor- tadoras e cegonheiros tenham melhores resulta- dos financeiros em seu exercício profissional. Com poucos cliques é possível realizar uma melhor gestão dos serviços, proporcionando: redução de custo, redução de incidentes (como evitar atra- sos ou sinistros e atuar para sanar o problema) e disponibilizar informações atualizadas para que o usuário acompanhe em tempo real o progresso do transporte. De fácil uso, o aplicativo permite comunicação ágil entre o motorista e a transportadora, além do rastreamento em tempo real, com vistoria digital, notificação de novas cargas com datas e horas de coleta e entrega. “A plataforma rastreia o trans- porte desde a contratação até a entrega. Cruza- mos diversas informações e geramos relatórios que te permitem identificar e combater as causas para incidentes mais comuns”, enfatiza Caitano. Com todas as vantagens de sistema de pregão online com cargas de diversas locadoras e outros embarcadores, além da rede de parceiros de ven- da de veículos com demanda de transporte, a pla- taforma também se torna uma eficaz ferramenta de marketing place. RN

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=