Revista Locação 93
14 Capa Sobre esse tema, Marcus Vinícius Gonçalves, sócio da área de impostos da KPMG Brasil, fez projeções específicas para as locadoras. “Com a reforma tributária, o que vai acontecer com o setor de locação? Nós vamos ter uma alíquota única, in- dependente se a gente está tratando da operação específica de locação de veículos ou se, eventual- mente, estamos tratando da operação secundária de venda de veículo usado para renovação da frota. Vai ser muito mais simples”, antecipou ele. “O problema que mais atinge as locadoras hoje é a consequência no IPVA da guerra fiscal entre os estados”, lembrou Luiz Carlos Lang, do Sindloc/ SP, também participante do painel. 2º dia – Paulo Miguel Junior abriu os trabalhos lem- brando as atuais dificuldades das locadoras, prin- cipalmente no que se refere à aquisição de ativos. “Algumas empresas estão com uma demanda re- presada e isso pode prejudicar o final do ano. Mas as montadoras estão trabalhando para conseguirem fazer as entregas para as locadoras”, pontuou ele. O primeiro painel do dia focou o relacionamento com clientes corporativos. “As empresas têm que começaram a ser utilizadas, também, para as lo- cadoras”, assegurou Tamy Lin, da startup moObie. Falando sobre tecnologias de rastreamento, Diego Lira, CEO da locadora Turbi, sinalizou com um bom índice: “Estamos há 32 meses sem ter um carro roubado. Isso para a nossa empresa, e para qualquer um que trabalha com locação, é um indicador interessante.” Fernando Saddi, CEO da Easy Carros, destacou os cuidados que as locadoras devemter comseusmeca- nismos de vendas e desmobilização da frota. “A gen- te entende que as principais vantagens competitivas das locadoras que se destacam são o financiamento, a compra e a operação com seminovos”, completou. se preocupar com a responsabilidade do usuário, a responsabilidade do gestor, os níveis de aprovação e, principalmente, o tipo de serviço que está sendo oferecido”, afirmou o consultor em gestão de fro- tas Marco Ramos. “Existe mercado para todas as locadoras, sejam elas pequenas, médias ou grandes. O que vai determinar o sucesso é que as locadoras entendam efetivamente como ampliar o seu espaço no mercado corporativo. Para isso, é necessário ter uma comunicação muito bem alinhada”, alertou Vic- tor Coelho, coordenador de frotas da JLL. A tecnologia esteve no centro das atenções ao longo da tarde. “Todas as tecnologias que já utilizávamos no modelo de locação particular 1 3 2
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