Revista Locação 91

25 foto: teksomolika/freepik A PANDEMIA CRIARÁ NOVOS HÁBITOS QUE IMPACTAM O MERCADO AUTOMOTIVO NOVA OPERAÇÃO Além de garantir operações que já aconteciam antes da pandemia, é importante que as loca- doras estejam atentas aos novos serviços do mercado. A assinatura de veículos, por exemplo, é uma alternativa hoje oferecida por diversas empresas, com serviços de revisão, seguro e impostos já inclusos. Ainda que algumas loca- doras já ofereçam o serviço, ainda é um nicho a ser explorado. “A locadora tem uma vantagem estratégica no negócio de assinatura porque já tem um trabalho de logística muito forte. As empresas do setor já administram frotas, então é mais simples do que para uma empresa que não tem essa experiên- cia”, afirma Bacellar. Uma atuação efetiva após a pandemia, no en- tanto, não dependerá só de mecanismos de com- pra, venda, locação ou assinatura. As empresas vão precisar se enquadrar em um novo critério: o de segurança sanitária. O líder da KPMG defende que as empresas que não tomarem providências rápidas nesse sentido podem acabar ficando para trás. “A empresa tem que demonstrar para o cliente que ela se importa. O consumidor vai exigir isso. Nós, enquanto con- sumidores, assumimos o indicador de segurança sanitária como primordial na nossa decisão de compra”, ressalta. Na verdade, continua ele, a relação com o consumidor vai mudar de maneira completa. Segundo Bacellar, além da segurança sanitá- ria, entre os pilares desse relacionamento de- vem estar, necessariamente, o fortalecimento da estratégia digital e uma boa estratégia de marca. “A gente tem que acompanhar com lupa o que vai acontecer na cabeça do consumidor bra- sileiro nos próximos meses, que serão extrema- mente decisivos para o desenho da estratégia de qualquer negócio”, comenta o líder. “Quem tiver primeiro a noção do que é valor de consu- mo para o novo consumidor, vai sair na frente dos concorrentes”, completa.

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