Revista Locação 91
24 Setor O NOVO CORONAVÍRUS trouxe à indústria au- tomobilística brasileira números de retração que há muito tempo não eram observados. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em maio, a produção de veículos registrou queda de 84,4% na compara- ção com o mesmo mês de 2019. De um lado, a paralisação das atividades nas montadoras por conta do isolamento social. Do outro, concessionárias fechadas e clientes rece- osos, resultando em pátios cheios de veículos no- vos, à espera de um comprador. Junto a esse ce- nário, a Anfavea projeta uma redução na compra de automóveis pelas locadoras, importante canal de escoamento da produção nacional de veículos. IDADE MÉDIA DA FROTA Com menor oferta das montadoras, menor aquisi- ção de veículos e a queda na demanda por locação durante a pandemia, a ABLA projeta um aumento na idade média da frota de locadoras. O tempo médio durante o qual as locadoras permanecem com os veículos em suas frotas deve Locação e o setor automotivo passam por grande transformação NOVOS CRITÉRIOS TRAZIDOS PELA PANDEMIA, COMO A SEGURANÇA SANITÁRIA, AFETAM INDÚSTRIA E CONSUMIDOR aumentar de 14,9 meses (registrado ao final de 2019), para 18 a 20 meses no fim de 2020, segun- do projeções da associação. Esse aumento na idade da frota pode ser im- pactado positivamente pela alta no preço dos seminovos. Um estudo divulgado em maio pela Kelley Blue Book Brasil, empresa que monitora a flutuação dos preços de automóveis, observou a alta do valor de mercado de automóveis e utilitá- rios seminovos com até dois anos de uso. O movimento pode ser explicado pela desis- tência de boa parte dos consumidores em ad- quirir modelos novos, que demandam um maior orçamento. “Antes da pandemia, a idade média da frota era menor porque era interpretado que o consumidor dava preferência para um veículo novo, com baixa quilometragem. Mas, mesmo que o consumidor pós-covid deixe de dar importân- cia a isso, ele não vai aceitar andar com um carro com mais quilômetros rodados. As locadoras vão poder oferecer um produto com esse perfil”, diz Ricardo Bacellar, líder do setor automotivo da consultoria KPMG.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=