ALUMÍNIO BRASILEIRO - soluções para uma vida sustentável

ALUMÍNIO BRASILEIRO SOLUÇÕES PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL 20 A NOVA ABAL Por se tratar de um segmento industrial imprescindível para a economia brasileira e provedor de soluções para um futuro de baixas emissões de gases de efeito es- tufa, a retomada da competitividade da cadeia é fundamental para a recuperação da produção primária, manutenção dos investimentos do setor de transformação e, por conseguinte, a manutenção de empregos e riquezas para o Brasil. Para contribuir a esta retomada, o Conselho Diretor da ABAL investiu em um planejamento estratégico de longo prazo para a cadeia brasileira do alumínio, de modo a fortalecer a competitividade e estimular a inovação das empresas. O recurso utilizado nesse planejamento foi a elaboração de um roadmap estraté- gico, que valoriza o relacionamento e o compartilhamento de conhecimento dos stakeholders , e foi conduzida pelo Observatório da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e apoiada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Ser- viços (MDIC) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) . O projeto está em fase de conclusão e considerou as mudanças e tendências da economia, da tecnologia e da sociedade em âmbito global, nacional e local, em um horizonte até 2030, de modo a antecipar os impactos para a cadeia do alumí- nio no Brasil, buscando identificar e construir, de forma coletiva, caminhos/rotas estratégicas e uma agenda de ações convergentes orientadas para a inovação e o desenvolvimento sustentável de cada elo da cadeia. O resultado será a publicação de um documento que consolida os resultados e planos, que orientará as prioridades da ABAL e será disponibilizado para as em- presas associadas, governos e outros stakeholders relevantes. O processo de construção do roadmap contribuirá para:  Fortalecer e aumentar a competitividade da cadeia produtiva do alu- mínio no Brasil;  Identificar e setorizar as estratégias de inovação e desenvolvimento sustentável, em uma perspectiva de longo prazo, para os diferentes elos da cadeia;  Criar ambientes que atraiam e retenham empresas e investimentos;  Identificar novos produtos, tecnologias e serviços. Os trabalhos contaram com estudos e levantamentos, utilizados em quatro painéis com especialistas, focados em elos específicos da cadeia do alumínio no Brasil, con- forme segue: 2017 09/mai Painel 1 Indústria de mineração e transformação primária (bauxita, alumina e alumínio primário) 11/mai Painel 2 Reciclagem (sucata e alumínio secundário) 30/mai Painel 3 Indústria de semimanufaturados (extrudados, laminados, fios e cabos, fundidos, forjados e pó de alumínio) 07/jun Painel 4 Aplicações dos produtos de alumínio

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