ALUMÍNIO BRASILEIRO - soluções para uma vida sustentável

ALUMÍNIO BRASILEIRO SOLUÇÕES PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL 12 DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA INDÚSTRIA DE ALUMÍNIO NO BRASIL Desafios e oportunidades da indústria de alumínio no Brasil 2.1. Dificuldades de crescimento da demanda no curto prazo Apesar do Brasil reunir as vantagens competitivas fundamentais – bauxita de ótima qualidade e energia limpa e renovável – para a produção de alumínio e ala- vancar o desenvolvimento de uma cadeia transformadora diversificada e de alto valor agregado, o País tem perdido sua competitividade. A razão principal para isso é o aumento do custo de energia, em função de fatores macroeconômicos, aumento de encargos e falta de uma política de longo prazo para o setor. A indústria segue o cenário de recessão no qual o País vive desde 2015, quando os principais indicadores apresentaram redução, agravados pela crise política que se instaurou desde então. Pelo terceiro ano consecutivo, a demanda interna por produtos transformados de alumínio recuou e encerrou o ano de 2016 com um consumo de 1.205 mil to- neladas contra 1.512 mil tonetadas em 2013. Da mesma forma, a produção de transformados de alumínio passou de 1.451 mil toneladas para 1.212 em 2016. Entretanto, com relação ao início da cadeia produtiva, houve desempenho positivo com recordes de produção de bauxita e alumina, chegando a incrementos de 5,9% e 4,2%, no mesmo período. As exportações desses produtos também foram re- cordes e responsáveis por manter positivo o saldo da balança comercial do setor. Com aumento de demanda por produtos transformados e fechamento de capa- cidade de produção de alumínio primário, o Brasil passou a ser importador do metal, o que compromete a competitividade da cadeia como um todo. Sem indícios de mudança nesse cenário, o País continuará sendo um importador líquido de alumínio primário até que as condições de rentabilidade justificarem a retomada da capacidade ociosa existente. 2.2. Energia e bauxita: fatores chave na correlação de forças no contexto global Historicamente, a disponibilidade de matérias primas e energia tem favorecido os investimentos em instalação de capacidade de produção de alumínio nas regi- ões com condições competitivas desses fatores. Bauxita Apesar da disponibilidade de bauxita suficiente em termos geológicos, o de- safio para a indústria de alumínio passou a ser o acesso em termos econô- micos e comerciais. Cada vez mais, os fatores críticos de sucesso tendem 2

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